Simplificação de Processos Organizacionais — Como Aplicar?

A simplificação de processos organizacionais é o caminho para quem está em busca de manter o máximo da eficiência de um negócio em longo prazo. Quanto mais complexo é um processo, mais ele demanda custos e burocracias desnecessárias.

Ao longo deste artigo você aprenderá métodos para tornar esses processos mais simples, otimizando o tempo, reduzindo custos, elevando a produtividade e, é claro, melhorando os resultados obtidos. Interessado? Continue lendo este artigo e aprenda!

Por que simplificar processos?

Um processo nada mais é do que um conjunto de práticas que nos ajuda a sair do ponto A para chegar ao ponto B. A simplificação disso é, basicamente, como deixar esse caminho mais curto.

Se o caminho está mais curto, quem precisa trabalhar em cima dele pode fazer isso com muito mais eficiência. Desta forma, os resultados também são alcançados de forma mais ágil e as metas alcançadas mais facilmente..

Como realizar a simplificação de processos organizacionais?

Agora que você já entende o que é e qual a importância da simplificação de processos organizacionais, chegou a hora de conhecer três maneiras, complementares entre si, de fazer isso. Veja:

1. Automação de processos

Nós vivemos em uma era de verdadeira transformação digital, e uma das maneiras mais assertivas de fazer com seus processos sejam simplificados é por meio da automação. Isso significa tornar processos analógicos em digitais e utilizar a tecnologia para aprimorar o controle, a eficiência e o fluxo de trabalho, além de tornar tarefas manuais em automáticas.

2. Padronização de processos recorrentes

Inúmeras organizações utilizam práticas diferentes para um mesmo processo recorrente. A padronização, nesse caso, é a solução para simplificar as atividades.

3. Integração entre sistemas

A utilização de sistemas e softwares é muito difundida nas empresas, mas se não forem integrados entre si, acaba gerando mais mão de obra para os colaboradores, o que pode se tornar um gargalo na eficiência operacional. Com uma boa integração, é possível, além de otimizar o tempo, evitar falhas humanas.

Vale lembrar que a simplificação de processos organizacionais pode ser aplicada a qualquer processo, desde os menores até os mais rotineiros. É preciso, também, ficar atento a possíveis reincidências. Deve-se estar sempre olhando para os processos atuais, evitando que se tornem complexos demais com o passar do tempo.

Interessou-se por esse conteúdo? Aqui no blog da Lecom há novos artigos postados todas as semanas para que você aprenda cada dia mais! Confira as novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.