Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Simplificação de Processos Organizacionais — Como Aplicar?

Simplificação de Processos Organizacionais — Como Aplicar?

A simplificação de processos organizacionais é o caminho para quem está em busca de manter o máximo da eficiência de um negócio em longo prazo. Quanto mais complexo é um processo, mais ele demanda custos e burocracias desnecessárias.

Ao longo deste artigo você aprenderá métodos para tornar esses processos mais simples, otimizando o tempo, reduzindo custos, elevando a produtividade e, é claro, melhorando os resultados obtidos. Interessado? Continue lendo este artigo e aprenda!

Por que simplificar processos?

Um processo nada mais é do que um conjunto de práticas que nos ajuda a sair do ponto A para chegar ao ponto B. A simplificação disso é, basicamente, como deixar esse caminho mais curto.

Se o caminho está mais curto, quem precisa trabalhar em cima dele pode fazer isso com muito mais eficiência. Desta forma, os resultados também são alcançados de forma mais ágil e as metas alcançadas mais facilmente..

Como realizar a simplificação de processos organizacionais?

Agora que você já entende o que é e qual a importância da simplificação de processos organizacionais, chegou a hora de conhecer três maneiras, complementares entre si, de fazer isso. Veja:

1. Automação de processos

Nós vivemos em uma era de verdadeira transformação digital, e uma das maneiras mais assertivas de fazer com seus processos sejam simplificados é por meio da automação. Isso significa tornar processos analógicos em digitais e utilizar a tecnologia para aprimorar o controle, a eficiência e o fluxo de trabalho, além de tornar tarefas manuais em automáticas.

2. Padronização de processos recorrentes

Inúmeras organizações utilizam práticas diferentes para um mesmo processo recorrente. A padronização, nesse caso, é a solução para simplificar as atividades.

3. Integração entre sistemas

A utilização de sistemas e softwares é muito difundida nas empresas, mas se não forem integrados entre si, acaba gerando mais mão de obra para os colaboradores, o que pode se tornar um gargalo na eficiência operacional. Com uma boa integração, é possível, além de otimizar o tempo, evitar falhas humanas.

Vale lembrar que a simplificação de processos organizacionais pode ser aplicada a qualquer processo, desde os menores até os mais rotineiros. É preciso, também, ficar atento a possíveis reincidências. Deve-se estar sempre olhando para os processos atuais, evitando que se tornem complexos demais com o passar do tempo.

Interessou-se por esse conteúdo? Aqui no blog da Lecom há novos artigos postados todas as semanas para que você aprenda cada dia mais! Confira as novidades.

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

11/08/2023

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!