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Serviços digitais no setor público, por que implementar?

“Gestão da informação pública é maior desafio do governo”, diz especialista do Ministério do Desenvolvimento Social

Em pleno cenário da nova economia, as tecnologias digitais se tornaram grandes protagonistas de oportunidades de negócios, desenvolvimento e competitividade. No setor de governo, vão além, proporcionando mais transparência e serviços digitais aos cidadãos, gerando satisfação à sociedade e alívio aos cofres públicos. Os serviços digitais reduzem em até 97% o custo para o governo, de acordo com o Ministério do Planejamento (MP). Mas ainda há muito a ser feito.

Vários projetos e iniciativas-referência refletem o compromisso do setor público brasileiro em usar recursos disruptivos para impulsionar a abertura generalizada e a cultura de engajamento. O objetivo é usar o digital como aliado rumo a um governo moderno com gestão eficiente.

Na avaliação de Nicir Chaves, gestora de Gestão Estratégica e Inovação Institucional do Ministério do Desenvolvimento Social, o Brasil, desde 2003, vem discutindo a questão da inovação e do avanço tecnológico no setor público, mas somente agora as ações estão evoluindo. “A verdade é que começamos muito tarde nessa jornada. Então, agora temos de acelerar essa movimentação para não ficarmos ainda mais distantes”, diz.

Nicir é dona de uma trajetória de grande conhecimento na esfera pública, adquirido por meio da atuação em cargos importantes. São eles: diretora de Gestão da Estratégia e Inovação Institucional do Ministério da Fazenda e assessora de Gestão Estratégica e Inovação Institucional do Ministério da Previdência Social.

Transformação Digital no Setor Público

Fascinada por inovação, a especialista em governo acompanha as evoluções tecnológicas em eventos de tecnologia, como ouvinte ou colaboradora. “Participo anualmente também do evento da AIIM, que acontece nos EUA. É uma organização global, sem fins lucrativos. Com foco no gerenciamento inteligente de informações, que acredita, e eu também, que a transformação digital começa com a gestão inteligente da informação. Essa evolução parte da integração entre pessoas, processos e informações”, defende.

Nicir entende que é importante ter conhecimento não somente sobre o setor, mas também em tecnologia, que viabiliza e permeia ações em todos os setores. Ela possui certificação em Enterprise Content Management (ECM) – uma combinação dinâmica de estratégias, ferramentas e métodos utilizados para:

  • Capturar,
  • Gerenciar,
  • Armazenar,
  • Preservar e fornecer informações de apoio aos processos organizacionais ao longo de todo seu ciclo de vida.

A especialização empresta à sua atuação o entendimento de que uma gestão de documentos eficiente garante sua organização, fluxo e acesso nos canais necessários, base para o gerenciamento adequado das informações públicas. “Sem isso, há gargalos, desorganização, impedindo o sucesso de variadas estratégias e gerando improdutividade, o que é crítico na máquina pública.”

Ela reforça que é necessário ter nas mãos o controle das informações corporativas porque implica em redução de custos, visibilidade, agilidade e alinhamento com a governança existente. “É o maior desafio.”

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Urgência na evolução de serviços digitais no Setor público

A modernização dos serviços hoje está mais presente em relação a consultas, como CNH eletrônica e agenda eletrônica do INSS, por exemplo, na percepção de Nicir. E nesse cenário, ela diz, é muito importante deixar claro que digitalizar é tornar eletrônico documentos, e digital é muito mais complexo, pois envolve procedimentos, gerenciamento, tecnologias disruptivas e empenho para a formação de um ecossistema colaborativo. “Estamos evoluindo, sim, mas temos muito chão a percorrer nesse sentido.”

A especialista cita o exemplo do INSS, que presta atendimento diário a 280 mil pessoas. Cada uma delas gera um processo administrativo. O volume de informações armazenadas produzido nessas ações consome o equivalente a 32 metros quadrados de espaço. “É realmente uma montanha de dados que precisa ser trabalhada de maneira inteligente e gerenciada. E isso ainda não acontece como deveria. Precisamos avançar nisso.”

Há um outro agravante na evolução de gestão e criação de serviços digitais apontado por Nicir que é a complexidade de orquestrar a modernização de processos nos muitos ministérios da administração pública, cada qual com sua própria proposta em relação ao digital. “Por isso, a importância de unificar esse avanço, no modelo de colaboração”, ensina.

“O cidadão não quer saber qual órgão está prestando o serviço, o que importa para ele é o fácil acesso, a agilidade com que ele pode desfrutá-lo, a sua conveniência. Temos de tentar acabar com a Babel tecnológica, que dificulta a gestão. A padronização é a saída”, argumenta.

A executiva completa: “Somente assim vamos conseguir a tão sonhada visibilidade para agilizar as tomadas de decisão e acelerar ações assertivas na administração pública. Com essa unificação e visibilidade, poderemos contar de maneira mais eficiente com o modelo de colaboração entre todos os ministérios na jornada de transformação digital.”

No caminho certo

São muitas as vantagens proporcionadas pelo digital como:

  • Economia de tempo,
  • Simplificação de processos e
  • Um ganho significativo para os cofres públicos.

Dados internacionais mostram que os serviços digitais custam em média 3% do valor do serviço físico. Considerando o momento de crise fiscal que enfrenta o governo, os serviços digitais representam valiosa economia para a sociedade e para o setor.

Nicir aponta que o primeiro passo é a digitalização da papelada e depois partir para tornar processos digitais em analógicos. Nessa trajetória, o Business Process Management (BPM) é o ponto de partida para evoluir a gestão com aprimoramento de processos. Sendo fundamental para pavimentar a trilha rumo à transformação digital, fomentando a criação de serviços, de fato, digitais.

Para 71% dos brasileiros, a principal variável que impacta a sua percepção sobre o governo é a qualidade dos serviços públicos, que hoje somente 32% foram 100% digitalizados. É o que revelou o censo sobre a oferta de Serviços Públicos, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), sob a coordenação do MP e apoio da Casa Civil, que catalogou recentemente 1.740 serviços públicos oferecidos por órgãos e entidades de administração direta e indireta. Portanto, tornar os serviços digitais é o que mais pode agregar valor à sociedade.

Mas nem sempre um decreto resolve tudo. “Um decreto publicado não materializa a ação. Por isso, há muitos decretos para a evolução da inovação no País por meio da tecnologia, no entanto, faltam as ações para viabilizá-los. A sua publicação não é o bastante. Esse é um outro desafio: partir para a prática, um movimento não tão simples”, alerta Nicir.

Tecnologia no setor público

As ações não acontecem na mesma velocidade porque, segundo ela, o setor público tem limite para a aquisição de tecnologia, porque enfrenta um processo moroso de aprovação, sem contar com a preocupação envolvendo custos. “O tempo, especialmente hoje, é crítico, pois a velocidade com que surgem novas tecnologias pode sentenciar projetos. O que vale hoje, amanhã não cabe mais.”

O digital traz oportunidades únicas para aperfeiçoar a transparência, a prestação de contas das ações do governo e seus procedimentos. Toda essa transformação é capaz de reduzir a distância entre cidadãos e setor público. E é nessa luta que Nicir prossegue sem data para terminar. “Já poderia estar aposentada, mas continuarei contribuindo até quando puder”, promete.

Veja nosso case de sucesso na Prefeitura de Santos, setor público que conseguiu digitalizar e transformar seus processos. Além desse case, temos também a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA) – Espírito Santo/ES. A SEAMA conseguiu superar seus desafios de Transformação Digital com entrega ágil de processos digitais. Veja o case completo aqui.

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19/04/2024

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