Qual a Importância da Tecnologia no Gerenciamento de Processos?

Todos já reconhecem a importância da tecnologia em diversos aspectos da vida cotidiana, e não poderia ser diferente no gerenciamento de processos. Por meio de soluções digitais, as empresas têm acesso a diversas informações que podem ajudá-las a acompanhar todas as etapas do trabalho e otimizá-las.

As vantagens são tão relevantes que diversos setores empresariais estão mudando a forma de trabalhar. A tecnologia pode ser aplicada, por exemplo, para os fluxos de solicitação de pagamento no departamento financeiro e de admissão nos Recursos Humanos.

Entenda melhor esse assunto!

A Importância da tecnologia para a visão geral dos projetos

A importância da tecnologia é tão grande para processos gerenciais que existem diversos tipos de plataformas próprias para isso. Esses sistemas permitem o controle total das operações, o que antes nem era imaginado.

Pode-se dizer que agora, com a implementação dessas ferramentas é que o gerenciamento pode ser feito de maneira efetiva, e isso está diretamente ligado ao fato de que essas tecnologias permitem a coleta de importantes indicadores. Como bem observou William Deming, estatístico e palestrante:

“O que não pode ser medido não pode ser gerenciado”.

Acompanhando on-line

Os gestores não precisam mais se preocupar quando se ausentam do escritório. Eles podem acompanhar todos os processos de maneira on-line até pelo celular.

Independentemente de estarem em outra cidade ou país, o gerenciamento é facilitado e pode ser feito em tempo real. Ou seja, os profissionais podem observar as etapas do trabalho no momento em que elas ocorrem e até delegar novos processos e atividades.

Informações seguras

Como nas plataformas de gestão as informações são organizadas e ficam disponíveis em um só lugar, estão muito mais protegidas. Em organizações que utilizam formulários físicos, por exemplo, é possível fazer a troca pela automatização.

Nesse tipo de situação, tanto as tarefas quanto as informações podem ser facilmente rastreáveis e nada é perdido. Todas as fases do trabalho são documentadas e podem ser analisadas e revistas sempre que necessário.

Otimização de tempo

Sabe aquele ditado de que tempo é dinheiro? A importância da tecnologia atinge esse ponto, e as ferramentas chegaram para provar que essa máxima está certa.

Ao facilitar o gerenciamento de processos, as plataformas diminuem o tempo gasto em tarefas menores, permitindo que os gestores se concentrem no que realmente importa e ampliem as entregas — e consequentemente a lucratividade — das empresas.

Os próprios colaboradores saem ganhando. Como eles também podem acompanhar tudo o que acontece, eles conseguem melhorar a produtividade e fazer as entregas no prazo, além de ter suas atividades facilitadas pelas funcionalidades das tecnologias. Não só é possível entregar mais, mas com melhor valor agregado.

Quer saber mais sobre o que a tecnologia pode fazer pela sua empresa? Continue acompanhando os conteúdos no Blog da Lecom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.