Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Quais são as principais estratégias de Gestão de APIs?

A API (Interface de Programação em Aplicativos) consiste em um conjunto de padrões que se interligam a outros sistemas, funcionando paralelamente. Para obter as vantagens disso, assim como a segurança, é necessário ter uma gestão de API.

O gerenciamento ajuda no controle e na automatização dos processos das interfaces, o que possibilita planejar e integrar todo o sistema, para que se possa criar uma experiência fluente de uso e totalmente transparente para o usuário final.

O que são estratégias de gestão de API e por que são importantes

A API (Interface de Programação em Aplicativos, em português) é cada vez mais utilizada. Pode-se citar, como exemplo, os sites que permitem o acesso pelo Facebook e as lojas virtuais que direcionam compradores para operadoras de crédito.

Por meio da gestão de API, é possível conferir a segurança, analisar relatórios de desempenho, reparar falhas e muito mais. Portanto, vale a pena conhecer as principais estratégias para realizar uma boa gestão de suas APIs..

Principais formas de gerir API

Diversos recursos podem ser aplicados para controlar a interface de programação em aplicativos.

Uma delas diz respeito ao monitoramento. Todas as APIs precisam ser verificadas frequentemente através de seus monitoramentos e testes automatizados para analisar sua disponibilidade e sua tolerância a falhas. Essa prática previnem falhas ou indisponibilidade que possam vir a prejudicar o sistema e o negócio como um todo se for uma API de missão crítica, como por exemplo.

Para garantir a segurança e integridade do usuário, é importante aplicar ações de controle de acesso, filtragem por IP, escopo de dados de retorno, além do monitoramento. Outro aspecto relevante é o nível de integração, afinal, esse é um dos benefícios das interfaces.

Para escolher qual é a melhor estratégia para gestão de API em um negócio, vale a pena considerar:

  • solução escalável: por não ser possível prever os momentos de alta demanda, é fundamental dispor de uma gestão que possa crescer rapidamente e diminuir conforme o uso;
  • política de privacidade: se o sistema precisar hospedar informações, a política de privacidade deve estar alinhada às normas do negócio e da localidade;
  • mecanismos de segurança: a ferramenta de gestão também precisa dispor de meios de proteção (tokenização, criptografia, duplo fator de autenticação, etc.);
  • recursos de monitoramento: é importante saber quais funcionalidades a gestão pode oferecer.

As APIs podem trazer muitas vantagens para seu negócios, pois permitem automatizar fluxos de trabalho. Porém, para obter o máximo dos benefícios para o usuário e, consequentemente para a empresa, é preciso ter uma boa gestão desse conjunto de padrões.

Gostou de entender como funciona e pensar nas estratégias de gestão de API? Confira mais artigos no blog da Lecom!

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

11/08/2023

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!