Processo Ágil: aprenda com os erros e ganhe mais eficiência!

A Metodologia Ágil de processos tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. Empresas de diversos segmentos estão buscando esta filosofia para se adaptar às novas exigências do mercado. Por meio de um processo ágil, é possível otimizar a entrega de valor ao cliente e potencializar a eficiências dos projetos.

A possibilidade de experimentação contínua em um processo ágil, viabiliza a melhoria contínua do projeto, resultando em entregas mais assertivas e com menos custo. Isso porque as correções e melhorias poderão ser realizadas continuamente, e não apenas ao final.  Em cada fase, é possível identificar pontos a serem otimizados, funcionalidades desnecessárias e erros prejudiciais à qualidade do produto. Além disso, a constante experimentação permite a adequação do projeto às mudanças de opinião e percepção do cliente.

Na metodologia ágil, existem 4 valores fundamentais:

  1. A Interação entre indivíduos está acima de processos e ferramentas;
  2. O software em funcionamento é mais relevante do que uma documentação abrangente;
  3. Colaborar com o cliente é mais importante do que a negociação de contrato;
  4. Adaptabilidade para mudanças e não apenas seguir o plano.

Saiba tudo sobre BPM

Assine nossa lista para receber grátis as atualizações do blog e acompanhar as novidades da transformação digital no Mundo!

Como aprender com os erros em um processo Ágil?

A cada etapa de um processo ágil, a equipe deve se reunir para compartilhar reflexões e idéias que contribuam para o seu  aprimoramento. Os ciclos curtos característicos do processo ágil, possibilita que erros sejam revertidos em aprendizado. Assim, cada falha se torna uma oportunidade de melhoria  para aperfeiçoar o processo.

Confira a explicação de Roberto Mancuzo, Gerente de Projetos na Lecom, sobre como é possível aprender com os erros em nosso primeiro #DicaÁgil:

O #DicaÀgil é uma nova sessão de conteúdos que irá trazer novidade sobre BPM e algumas dicas sobre Metodologia Ágil.

O que você achou da nossa primeira #DicaÁgil? Conte para nós nos comentários! Fique ligado em nossas redes sociais para acompanhar as próximas novidades 😉

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.