Processo Ágil: aprenda com os erros e ganhe mais eficiência!

Como aprender com os erros em um processo ágil

Compartilhe

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A Metodologia Ágil de processos tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. Empresas de diversos segmentos estão buscando esta filosofia para se adaptar às novas exigências do mercado. Por meio de um processo ágil, é possível otimizar a entrega de valor ao cliente e potencializar a eficiências dos projetos.

A possibilidade de experimentação contínua em um processo ágil, viabiliza a melhoria contínua do projeto, resultando em entregas mais assertivas e com menos custo. Isso porque as correções e melhorias poderão ser realizadas continuamente, e não apenas ao final.  Em cada fase, é possível identificar pontos a serem otimizados, funcionalidades desnecessárias e erros prejudiciais à qualidade do produto. Além disso, a constante experimentação permite a adequação do projeto às mudanças de opinião e percepção do cliente.

Na metodologia ágil, existem 4 valores fundamentais:

  1. A Interação entre indivíduos está acima de processos e ferramentas;
  2. O software em funcionamento é mais relevante do que uma documentação abrangente;
  3. Colaborar com o cliente é mais importante do que a negociação de contrato;
  4. Adaptabilidade para mudanças e não apenas seguir o plano.

Como aprender com os erros em um processo Ágil?

A cada etapa de um processo ágil, a equipe deve se reunir para compartilhar reflexões e idéias que contribuam para o seu  aprimoramento. Os ciclos curtos característicos do processo ágil, possibilita que erros sejam revertidos em aprendizado. Assim, cada falha se torna uma oportunidade de melhoria  para aperfeiçoar o processo.

Confira a explicação de Roberto Mancuzo, Gerente de Projetos na Lecom, sobre como é possível aprender com os erros em nosso primeiro #DicaÁgil:

O #DicaÀgil é uma nova sessão de conteúdos que irá trazer novidade sobre BPM e algumas dicas sobre Metodologia Ágil.

O que você achou da nossa primeira #DicaÁgil? Conte para nós nos comentários! Fique ligado em nossas redes sociais para acompanhar as próximas novidades 😉

Marketing Lecom

Marketing Lecom

A Era Digital não alcança somente startups e empresas altamente inovadoras, é preciso mudar o paradigma de como unidades de negócio e tecnologia desenvolvem e entregam processos digitais e resultados na organização. Quer saber como tornar o seu negócio relevante no universo digital ? Chama no chat!

2 respostas para “Processo Ágil: aprenda com os erros e ganhe mais eficiência!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Nos últimos anos, o termo "agilidade" tomou conta do vocabulário de executivos de todos os setores. Isso ocorreu principalmente depois que os métodos ágeis deixaram de ser aplicados apenas em equipes de TI e passaram a fazer parte das rotinas de times de empresas dos mais diversos segmentos.

Sobre Nós

Líderes em Automação Inteligente de Processos.

Visite nosso site!

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Assine nossa news

Cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações