Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Por que investir em BPM se a empresa ja possui ERP?

por que investir em BPM

Não é novidade que as soluções BPM e ERP caminham de mãos dadas no dia a dia das organizações. Dentro de um projeto de implantação de um ERP, o tema BPM será recorrente e vice-versa. E por que investir em BPM?

Para os CIOs, o papel de ambas as tecnologias está bastante clara. Porém, por outro lado, para os CFOs e CEOs, é comum surgir a dúvida:

“Se nós já temos um sistema de informação (por exemplo, um ERP) que gerencia todos os processos da companhia, por que investir em BPM?”.

Então, por que investir em BPM se a empresa já possui ERP?

Veja abaixo algumas características de cada solução de negócio:

BPM – Business Process Management
Gestão por Processos de Negócios

Responsável pelo alinhamento estratégico, entendimento e diagnóstico de processos, o BPM identifica a proposição de melhorias, otimiza a qualidade e a entrega de produtos e serviços. Além do monitoramento de trabalho com base em indicadores de desempenho.

Uma empresa que adota BPM, aceita um modelo de gestão. É uma disciplina de gestão que demanda comprometimento e continuidade de trabalho.

A gestão de processos não é um projeto, é uma estratégia organizacional!

E o que seria ERP? 

ERP – Enterprise Resource Planning
Sistema de Gestão Empresarial Integrado

ERP nada mais é do que uma tecnologia a serviço do trabalho onde a organização adquire, customiza e instala. Esse sistema serve dentre outras coisas, como um repositório dinâmico de dados e transações funcionais específicas para controle de:

  • Finanças
  • Contabilidade
  • Recursos humanos
  • Vendas
  • Pagamentos, etc.

Integrar pessoas e sistemas numa visão de processos é o que a tecnologia BPM tem como objetivo primordial, constituindo um passo fundamental para alcançar a visibilidade do negócio, permitindo maior agilidade e dinâmica aos negócios atuais.

BPM engloba mudança de cultura, comportamento, orientação ao cliente, redução de desperdício, gestão por indicadores, alinhamento estratégico, modelagem dinâmica e documentação de processos através da notação BPMN. Além de monitoramento em tempo real dos trabalhos, reutilização da tecnologia e agilidade na tomada de decisão.

Adotar BPM como modelo de gestão, é como ter uma carteira de habilitação, você não compra, se capacita e conquista. Se não praticar, a habilidade não se desenvolve e então a capacidade se perde.

BPM é um conhecimento estruturado e um direcionador de ações em nível estratégico, tático e operacional. Não apenas complementa o ERP, mas como já dito, promove a integração de pessoas e sistemas, com total visibilidade do negócio.

BPM: ferramenta ideal?

Através da sua concepção orientada a processos e por sua facilidade de implementação e integração, o BPM é considerado a melhor ferramenta para otimizar o ERP. Além disso, ele pode ser adotado como alternativa ao ERP, principalmente nas áreas de negócio, onde exigem uma alta flexibilidade das tecnologias implantadas.

A agilidade do negócio e o consequente retorno no investimento podem ser identificados através da redução no tempo e custo das atividades. Dessa forma, os processos são potencializados através da convergência entre as duas tecnologias (BPM/ERP). Uma se concentra nas transações e consolidação de toda a natureza de dados (ERP) e a outra se concentra na orquestração dos processos (BPM), com tecnologias ágeis e voltadas ao usuário de negócio – que toma decisões e reflete as mesmas na lógica de sua rotina organizacional.

FONTE: Gart Capote – BPM, ERP, Negócios, Processos, Requisitos e Sistemas 

por que investir em BPM

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

19/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!