Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Por que a Modelagem de Processos é importante para os negócios?

modelagem de processo - Blog Lecom BPM

O gerenciamento de processos de negócios, ou simplesmente BPM (Business Process Management), é uma filosofia de administração bastante difundida no contexto organizacional e sua proposta é a de otimizar recursos e possibilitar resultados positivos para as empresas através da gestão detalhada dos processos.

No contexto do Business Process Management está inserida a Modelagem de Processos, a atividade que permite identificar os fatores envolvidos nos processos, bem como suas responsabilidades. Em outras palavras, através da Modelagem de Processos é possível promover melhorias nos processos de negócios, visualizando etapas atrasadas, gargalos e atividades que não agregam valor ao negócio.

André Farina, arquiteto de soluções Lecom comenta sobre a notação BPMN, a mais utilizada na Modelagem de Processos:  “A notação BPMN (business process model notation), que atualmente encontra-se na versão 2.0, é mantida pela OMG, uma organização sem fins lucrativos que sustenta uma série de padrões usados no setor industrial. O propósito de BPMN é facilitar a criação de um diagrama que ilustra o funcionamento de um determinado processo de negócio. Esse diagrama deve ser de fácil entendimento tanto por pessoas técnicas como por não técnicas.”

Em seu artigo sobre como modelar processos corporativos, Farina demonstra como a filosofia BPM vem auxiliando empresas a alcançarem patamares de Excelência Operacional. Neste aspecto, as ferramentas de Modelagem de Processos assumem vital importância pois permitem facilitar sua gestão, como aponta Farina: “Essas ferramentas desempenham um importante papel dentro da filosofia BPM, uma vez que proporcionam um modo fácil de mapear os processos de negócio por meio da criação de diagramas. Uma vez mapeado, os processos podem ser mais bem entendidos, compartilhados, revisados, redefinidos e até mesmo monitorados.”

A Lecom também possui uma ferramenta intuitiva e simples de usar na Modelagem de Processos. Conheça o Modeler do ATOS BPM clicando aqui!

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

06/03/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!