Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

O Que é Gestão de Performance?

saiba o que é gestão de performance

Compreender o que é gestão de performance e como aplicá-la é algo fundamental para melhorar a produtividade da sua empresa.

Muitas vezes, esse conceito é confundido com a avaliação de performance. Mas, na verdade, a gestão de performance ou desempenho é uma estratégia mais ampla, porque vai além de medir a equipe. Saiba mais neste artigo!

Entenda de vez o que é gestão de performance

A gestão de performance é uma metodologia empresarial que visa melhorar as entregas da equipe. Na prática, essa estratégia representa um processo contínuo e mobiliza várias pessoas.

Você pode ganhar ainda mais com a sua utilização ao apostar em um RH estratégico, que também procura trabalhar pela performance da equipe, diferentemente do setor de recursos humanos comum.

A avaliação de desempenho é apenas uma etapa da gestão de performance. Se apenas essa análise for aplicada, o processo ficará incompleto, pois os dados não são usados de maneira tática e eficiente.

Confira quais são as fases principais da gestão de desempenho:

  • planejamento: momento em que o gestor alinha com toda a equipe as expectativas e o que deverá ser entregue. Se os profissionais não souberem exatamente aonde devem chegar, não conseguirão fazer o que se espera deles;
  • acompanhamento: inclui todo o tempo de execução das tarefas. Nessa fase também é necessário que haja processos para direcionar todos ao mesmo objetivo;
  • avaliação: análise objetiva do que foi entregue com relação ao que foi alinhado. importante que a avaliação seja feita dentro de uma frequência determinada, para garantir a constância e mais chances de otimizar os processos de melhoria contínua;
  • ações de melhoria: com o auxílio da avaliação de performance, é possível observar o que pode ser melhorado no processo. Por isso, essa é a última etapa da gestão de desempenho.

Vantagens da gestão de performance

A gestão de performance garante inúmeras vantagens para as organizações. A principal delas diz respeito ao aproveitamento do capital humano. Por meio dessa metodologia, os profissionais podem ser mais produtivos e aproveitar mais as oportunidades de obter melhorias para seu trabalho.

Como consequência, a rotatividade também diminui, pois a empresa pode aprimorar as habilidades da equipe que já possui. Além disso, com o direcionamento claro e o reconhecimento das metas e objetivos, os profissionais se sentem mais motivados para trabalhar. A entrega de valor também tende a ser melhor — um conjunto de fatores positivos que reflete diretamente na saúde financeira da empresa.

Os negócios que possuem gestão de performance conseguem aproveitar melhor a expertise e se adaptar ao mercado. Para auxiliar nos procedimentos relacionados a isso isso, muitas estão promovendo a transformação digital e investindo na integração de sistemas, otimizando o gerenciamento de seus processos por meio do BPM, por exemplo.

O BPM é uma metodologia voltada para a padronização de processos. Por meio dele, é possível ter total clareza e controle das ações a serem executadas. Consequentemente, o BPM também ajuda na melhoria contínua.

Quer saber mais sobre gestão de performance? Continue acompanhando o Blog da Lecom e as dicas que damos para a sua empresa!

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

25/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!