Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

O que é API e como aplicar através da transformação digital?

O que é API e como essa aplicação pode influenciar na Era Digital? Essa dúvida também te pega? Sabemos que a transformação digital está impulsionando negócios nos mais variados setores, por meio da implementação de soluções digitais em toda a cadeia produtiva, desde a produção, distribuição até pós-venda.

A adoção de APIs é fundamental nessa jornada para ganhar agilidade, economizando tempo e aumentando a produtividade. Mas suas estratégias devem estar voltadas ao poder de inovação das APIs e direcionadas aos objetivos de negócio.

Mas o que é API?

Para quem ainda não está familiarizado com a sigla e não sabe o que é API, a abreviação vem do inglês “Application Programming Interface”, que na livre tradução significa “Interface de Programação de Aplicativos”. É um conjunto de rotinas e padrões que otimiza as interações entre softwares distintos.

Uma de suas características interessantes é o fato de oferecer uma interface de comunicação de rápido acesso padronizado. Possibilitando pegar os dados que estão no sistema interno de uma empresa e disponibilizando-os para o mundo externo, de forma segura, gerenciável e escalável.

Acelerando a transformação digital com API

Na nova economia, em que as mudanças ocorrem de forma exponencial, as APIs representam recurso fundamental. Afinal, é preciso ser ágil, hábil e inovador para atingir metas estabelecidas. Além de estar pronto para enfrentar a concorrência, garantir a sobrevivência no mercado, atrair e reter o cliente digital, proporcionar excelente experiência ao usuário e desenvolver produtos e serviços disruptivos da noite para o dia.

As APIs podem ser peças-chave em variadas estratégias de negócio. Habilitam o acesso ao legado de forma rápida, permitindo o uso de sistemas existentes que levariam muito tempo para serem reconstruídos e modernizados com aplicação de novas tecnologias. Assim, expor o legado por meio delas é o caminho mais ágil para se transformar digitalmente.

Elas são uma ótima estratégia para criar ofertas de serviços inovadores e explorar mercados desconhecidos. Temos trabalhado aqui na Lecom com solução especializada, ajudando empresas a exporem suas APIs, tornando-as ágeis e facilitando o caminho para a transformação digital.

Para um atendimento de alta personalização, contamos com uma área de especialistas com experiência e conhecimento na aplicação de novas tecnologias. Esse diferencial proporciona aos nossos clientes a melhor proposta de valor para as suas necessidades de evolução e competitividade.

Um mundo de possibilidades – Exemplos de APIs

As APIs estão inovando modelos de negócios em diferentes setores como:

  • Transporte
  • Turismo
  • E-commerce
  • Mercado financeiro
  • Entretenimento

Ramos que mudaram suas atividades, muitas vezes de maneira imprevisível.

Elas permitem que plataformas conversem entre si e troquem dados, oferecendo funcionalidades adicionais aos usuários. Um bom exemplo é quando ao se cadastrar em algum site, há uma opção para utilizar seus dados que já existem no Facebook.

Se você quiser poupar tempo não preenchendo todas as informações de cadastro, basta clicar no botão “entrar com a conta do Facebook” e automaticamente será criado um perfil em outra plataforma. Isso é uma API. É uma plataforma se comunicando com outra, trocando informações e prestando uma melhor experiência aos usuários.

O Google Maps é um exemplo notório, que disponibiliza seus mapas por meios de APIs para outras plataformas. O aplicativo Uber de mobilidade urbana usa APIs do Google para dispor da localização dos carros aos seus usuários. Dessa forma, foca e potencializa sua principal atividade: disponibilidade de transporte de maneira ágil e rápida aos passageiros

Outro exemplo é o site Expedia, agente de viagens online, que possui uma API aberta para o consumo dos seus dados e cobra por isso. Qualquer indivíduo (ou empresa) usa o Expedia para fornecer seus próprios serviços, permitindo criação da sua própria plataforma.

Nessa ebulição, apresentamos aos nossos clientes as APIs como aceleradoras de inúmeras possibilidades em suas jornadas de transformação digital. Muitos deles já desfrutam desse universo, revolucionaram seus modelos de negócio e estão em linha com as exigências da nova economia.

E você, está preparado para revolucionar o seu negócio com a transformação digital e as API’s?

Picture of Eder Rosseto

Eder Rosseto

É PMP, atua como Gerente de Projetos e Serviços Especialistas no time Lecom e fundador da Startup Zeon Solutions

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!