Mindset Ágil: foco em entregas de valor contínuo

Mindset Ágil - Blog Lecom

Compartilhe

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A popularidade do Método Ágil tem crescido aceleradamente nos últimos anos. Atualmente o Ágil é almejado por todos e os debates sobre este tema são cada vez mais frequentes. Mas você realmente sabe como adquirir um Mindset Ágil?

Mindset está relacionado à mentalidade, significa “configuração mental”. Portanto, um Mindset Ágil configura a organização a focar em entregas e experimentações constantes. Proporciona um conhecimento ambiental por meio do contato contínuo, permite olhar o todo e trabalhar em partes, avaliando o que realmente é importante para direcionar os recursos aos itens que realmente são relevantes, melhorando a lucratividade do projeto.

Existem fatores fundamentais para adquirir um Mindset Ágil. Entre eles está o aculturamento Ágil, pois o alinhamento de expectativas, interação e trabalho em equipe são fatores essenciais deste método. No Ágil, acima da discussão de contrato está a experimentação e aprendizagem constante.

Outro ponto primordial para configurar a organização para o Método Ágil é evitar esperar elementos característicos do método tradicional no ágil. Manter uma polarização ou contrapontos entre os dois métodos durante a execução impede que haja o engajamento necessário a aprendizagem  constante.

Veja mais sobre os fatores fundamentais para adquirir um Mindset Ágil com o Tiago Amôr no Lecom Talk:

 

Mindset Ágil

 

Entenda o Mindset Ágil

Primeiramente é importante ressaltar algumas diferenças entre o método tradicional e o ágil.

No método tradicional é adotada a prática de sequências de fases, ou seja, para iniciar a próxima é necessário terminar a anterior. Desta maneira, a cada problema que surge no processo, aumenta-se a complexibilidade do seu uso. Outra característica desse método é que, geralmente, o cliente e o usuário final participam apenas do início do processo. Portanto, não têm a possibilidade de testar e  aprimorar o escopo. No ágil, o processo é dividido em ciclos curtos e simultâneos que permite que cada fase seja experimentada, corrigida e aprimorada com menos complexibilidade e possibilita a interação do cliente e usuário final em cada parte do projeto.

Com o Mindset Ágil, a organização estará devidamente configurada à exercer este engajamento e aprendizado constante. Veja a seguir suas principais características.

Melhoria contínua

A cada sucesso, erro ou fracasso, o intuito é sempre aprender. A equipe deve ser estimulada e habilitada ao aprendizado constante, buscando sempre o crescimento individual e do grupo.

Saber onde quer chegar

Para disparar uma flecha certeira é necessário ter um alvo à vista, da mesma forma, para que a equipe se organize e seja assertiva, é necessário que tenham claras suas metas e objetivos.

Organização e foco são primordiais para manter os processos em curso com eficiência e entregabilidade.

Aprender com as adversidades

O desenvolvimento em ciclos curtos característico do Método Ágil, possibilitam que os erros sejam revertidos em aprendizagem e utilizados como meio de aperfeiçoar o processo. Quanto mais cedo se erra, mais cedo o time irá aprender. Por isso é necessário compreender que as falhas são oportunidades no Mindset Ágil.

Adaptabilidade

Saber lidar com resultados que precisam ser corrigidos é um fator importante do Mindset Ágil. A adaptabilidade da equipe às constantes mudanças e necessidade de aprimoramento contínuo deve ser fomentada.

Então, o Mindset Ágil é uma configuração mental para adaptabilidade e aprendizado constante, com foco em entregas contínuas e organizadas. Para um organização adquiri-lo, estas características precisam ser fomentadas em toda a equipe, além de se estabelecer uma compreensão dos conceitos e particularidades da metodologia ágil, possibilitando uma aculturação sobre ele.

E agora, está pronto para adquirir o Mindset Ágil? Deixe sua opinião nos comentários!

Para acompanhar todos as nossas dicas do Lecom Talk,
inscreva-se em nosso canal do YouTube.

Marketing Lecom

Marketing Lecom

A Era Digital não alcança somente startups e empresas altamente inovadoras, é preciso mudar o paradigma de como unidades de negócio e tecnologia desenvolvem e entregam processos digitais e resultados na organização. Quer saber como tornar o seu negócio relevante no universo digital ? Chama no chat!

Conteúdos relacionados

Sobre Nós

Líderes em Automação Inteligente de Processos.

Visite nosso site!

Artigos BPM

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Assine nossa news

Cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações