Método ágil de entrega: o fim da divergência entre escopo e entrega

Alinhar as expectativas entre usuários e profissionais de tecnologia da informação é um clássico desafio nos processos de entrega de software. Entretanto, com o método ágil de entrega, é possível atender expectativas do usuário e ainda permitir que hajam melhorias no escopo.

Um escopo longo e detalhado, muitas vezes não consegue ser eficiente em fazer o profissional de TI compreender o que o cliente espera. Desta forma, o método tradicional de tentar entregar um produto definitivo com base em um escopo extenso, torna o processo de entrega demorado e pouco assertivo.

Como funciona o método ágil de entrega

O método ágil de entrega utiliza diversas ferramentas. As principais são entregas em fases, experimentação e produto mínimo viável (MVP). Estes procedimentos minimizam as chances de existir divergências entre o escopo e a entrega.

Confira o Lecom Talk com Erich Silva, Gestor de Operações na Lecom, que explica como utilizar o método ágil de entrega para  melhorar a assertividade em relação ao escopo.  

Mindset Ágil

Principais propriedades do método ágil de entrega

Entregar valor continuamente é um princípio primordial do método ágil de entrega. Com isto, não é necessário esperar muito tempo até experimentar uma primeira versão do produto, ou seja, um MVP. Ao realizar o teste em uma versão mais simples, é possível reavaliar o escopo inicial e buscar sua melhoria continuamente.

A cada ciclo, o produto será aperfeiçoado e as correções serão feitas com maior facilidade. Pois as falhas serão identificadas previamente. No método ágil de entrega, os riscos são mapeados com antecedência, fazendo com que a entrega final aconteça com precisão.

Desta  forma, o processo se torna menos custoso. Pois, serão evitados gastos com recursos desnecessários e correções complicadas ao final da entrega. Além disso, o método ágil de entrega possibilita uma integração entre os envolvidos no projeto e alinha todas as expectativas para obtenção da melhor versão do produto.

Método ágil e suas integrações

A entrega ágil de valor prioriza o indivíduo em relação à documentos, pois vai além de uma discussão de contrato. Trata-se do engajamento entre profissional, cliente e usuário na busca pelo produto ideal.

Essa integração deve ser acompanhada por uma configuração organizacional. Em que a entrega e experimentação constante é um elemento cultural, bem como trabalho em equipe e melhoria contínua. Esta configuração é o que chamamos de mindset ágil, que consiste na mentalidade de uma empresa moldada aos valores do método ágil.

Então, método ágil de entrega se trata da divisão do projeto em ciclos e da entrega contínua por meio de protótipos e MVPs. Sua finalidade de alinhar as expectativas entre cliente e profissional e chegar ao produto final com assertividade e eficiência.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Acompanhe o Lecom Talk e se inscreva em nosso canal no Youtube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.