Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Impactos da tecnologia na Gestão de mudanças no Agronegócio

Você já deve ter ouvido falar que o Brasil é o celeiro do mundo, principalmente se você tem mais de 40 anos.

Essa frase foi dita pelo ex-presidente Getúlio Vargas na metade do último século para exaltar as capacidades agrícolas do nosso país. 

De acordo com a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), o Brasil tem um território de aproximadamente 850 mil hectares, sendo que 10% são de áreas produtivas.

Esse número varia muito conforme o levantamento de alguns institutos independentes, mas de qualquer forma, trata-se de uma extensão bem maior  do que a de muitos países.

Esse total de área plantada cresceu 3,3% no período de 2022/2023, e a previsão de aumento de safra para 2023 será de 298 mil toneladas, o que representa um aumento de 13,3% no período.

Ou seja, o crescimento da safra é superior ao crescimento da área produtiva, e isso se dá por conta de um motivo especial: o aumento da eficiência em todo o processo produtivo.

O ciclo de produção é muito extenso, envolvendo preparação do solo, adubação, aplicação de defensivos agrícolas, métodos de irrigação, colheita e assim por diante, até chegar a empresas de processamento de alimentos, e finalmente à casa do consumidor final.

Antes disso, não podemos esquecer as grandes empresas de melhoramento genético e as cooperativas agrícolas, que são a força e união de diversas empresas de todos os portes e fortalecem milhares de pequenos agricultores.

Se fosse para citar tudo o que está envolvido na cadeia produtiva, ficaríamos horas descrevendo, correndo o risco de esquecer muita coisa, afinal de contas, como diz uma campanha que ficou bastante conhecida há uns anos, “Agro é tudo”.

A mesma campanha também destaca um protagonista importante nesse contexto: a tecnologia. 

Ela contribui para que a eficiência do Agronegócio seja cada vez maior e melhor, e diversos recursos estão disponíveis, como: tecnologia de precisão, IOT, 5G, Big data, Business Intelligence, plataformas de automação, sistemas de acompanhamento das condições climáticas, entre outros. 

Porém, não podemos esquecer que conforme o Agronegócio vai se profissionalizando e alcançando altos níveis de produtividade, aumenta cada vez mais a atenção necessária aos processos.

A gestão dos processos de negócios é a célula fundamental, pois ajuda a evitar desperdício de tempo, retrabalho, facilita a integração com outras tecnologias, possibilita rastreabilidade, aproxima a equipe de dentro da porteira com a estrutura de fora da porteira. 

A junção dos smartphones e tablets com as tecnologias 3G/4G/5G facilita que qualquer tipo de processo aconteça em qualquer lugar, coletando informações em equipamentos e imediatamente disponibilizando os insumos estratégicos para que o processo caminhe da melhor forma possível.

E isso é só o começo.

As informações precisam estar disponíveis para que as áreas operacionais, estratégicas e táticas possam recebê-las, analisá-las e agir, fazer os desvios de rota o mais rápido possível quando necessário. 

A transformação digital impacta diretamente no agronegócio, fazendo com que atividades manuais, mecânicas, e até mesmo empíricas sejam convertidas em dados essenciais e estejam disponíveis para a tomada de decisões de forma muito mais assertiva.

Conte com a gente para aproveitar esse movimento!

Picture of Ari Belone

Ari Belone

Co-Founder & Head de Vendas & AgroNegócios - Neobiz

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

25/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!