Coordenador Lecom fala sobre falhas na gestão de um projeto digital

Um projeto digital surge como qualquer outro, a partir de uma ideia. A grande questão é como torná-lo viável, agregar valor e atender as necessidades e objetivos dos clientes, lembrando que o cenário está em constante mudança.  E ao contrário de projetos de engenharia, por exemplo, onde as áreas envolvidas são muito bem definidas, os projetos digitais são uma verdadeira luta de egos, entre diretores de arte, designers, programadores e arquitetos de informação, além da incerteza que um novo empreendimento traz.  O que dificulta todo processo.

Pensando nesse cenário, o coordenador de projetos de Comunicação & Design da Lecom, Raphael Albino, criou um artigo no qual cita dicas de melhorias e aponta falhas que devem ser evitadas durante projetos. Veja a matéria veiculada na revista digital PromoInsights! Abaixo, algumas perspectivas retiradas do artigo original:

  1. Fique atento aos detalhes

O gerente de projetos digitais se envolve em várias atividades ao longo do projeto que tiram seu foco dos assuntos importantes. A falta da resposta certa na hora certa poderá gerar retrabalho, portanto: -consulte periodicamente o andamento físico do projeto; -compare planejado x resultado; -converse com a equipe; -faça a mesma pergunta de diferentes formas, para garantir que todos compreenderam corretamente. Construa com a equipe a visão macro do projeto, mas não se desligue dos detalhes.

  1. Não se esqueça do escopo do projeto

Controlar o escopo do projeto é primordial para uma boa gestão, lembrando que ele deve ser bem planejado.  É uma informação obvia, mas vale ressaltar para evitar falta de gestão de mudanças ou baixa importância ao planejamento do escopo.

Três dicas para uma boa gestão:

  1. Ajude o cliente a enxergar sua própria necessidade;
  2. Seja detalhista quanto às entregas do projeto aprovado;
  3. Não se apavore com mudanças, elas existirão. Eduque  a equipe sobre o impacto delas e as prioridades.

Aprender a minimizar os erros é fundamental, para isso existem técnicas para auxiliar uma boa condução do projeto. Outros pontos como: Individualidade da Equipe; Participação do Cliente no Projeto e a Comunicação, você poderá acessar consultando a matéria na íntegra.  Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.