Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Cooperação, tecnologia e geração de valor mútuo: o sentido da transformação digital

Quem quer alcançar algo de maneira rápida costuma trilhar o caminho sozinho, enxerga competição em praticamente tudo que vê e age de forma individualizada, mesmo com todas as oportunidades disponíveis atualmente para interação e conexão. 

Porém, quem quer chegar longe – e se preocupa em beneficiar toda a comunidade, perpetuar recursos, e atuar de maneira consciente e assertiva – acredita na cooperação.

O compromisso desse movimento de impactar positivamente a realidade, mantendo o equilíbrio econômico e social sem deixar ninguém para trás, nos inspira muito e está completamente alinhado com o nosso propósito de protagonizar transformações responsáveis no contexto digital. Aliás, é com esse foco que nos relacionamos, entre diversos setores, com cooperativas de todo o país: fortalecemos a potência transformadora, a conectividade e o bem-estar desse segmento por meio da nossa tecnologia nacional com alcance global. 

Acreditamos, portanto, na geração mútua de valor como caminho para todos os processos do dia a dia.

Sabendo disso, vou compartilhar com você algumas visões que sustentam as ações e os resultados do nosso trabalho e estão em sintonia com os princípios cooperativistas.

A OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) destaca que, para esse movimento, ninguém perde quando todo mundo ganha. Essa é uma afirmação que, mesmo parecendo óbvia, precisa ser a todo momento reforçada e exercitada na realidade social por alguns motivos.   

Em primeiro lugar, há uma tendência na nossa sociedade de achar que o ganho de uma pessoa e/ou de um time está vinculado à perda de quem está do outro lado, como ocorre em jogos clássicos como o futebol. Essa é uma perspectiva equivocada quando encaramos que somos parte de um contexto amplo que, entre condições naturais e invenções humanas, é mantido por relações de interdependência e por infinitas possibilidades de “ganha-ganha”.  

Aliás, na Lecom, por exemplo, oferecemos nossa tecnologia de Automação Inteligente de Processos tanto diretamente, quanto por meio de um ecossistema de parceiros espalhados por todo o Brasil, que realizam serviços de consultoria para revisitar e redesenhar fluxos de trabalho, fortalecer competências e otimizar a jornada de transformação digital. 

Também estimulamos uma série de trocas, compartilhamentos e aprendizados entre os clientes de diferentes portes e segmentos que estão com a gente, realizando eventos, conteúdos e bate-papos.

Nessas oportunidades, os participantes trazem experiências sobre nossa geração de valor na jornada dos cooperados em diferentes pontos, como:

Adesão/Cadastro de novas pessoas à Instituição;

– Potencialização da intercooperação entre os associados e deles com outras iniciativas para o desenvolvimento local; 

Agilidade e facilidade digital nas devolutivas das demandas feitas pelo associado, como solicitação de crédito, apoio diante de dúvidas, negociações e desligamento;

– Otimização no registro e disseminação de informações e decisões realizadas em reuniões e assembleias;

Segurança e rastreabilidade no histórico de documentos e tramitações com cada pessoa cooperada, o que permite personalizar o atendimento e fortalecer a proximidade.

Atuando em sinergia, impulsionamos benefícios de ponta a ponta dos processos, o que aumenta a força, a escala e o poder de desenvolvimento sustentável do movimento cooperativista. 

Assim, amplificamos o acesso, o protagonismo e o resultado positivo para todas as pessoas do ecossistema. 

Seguindo nos pontos a serem reforçados sobre cooperação, é importante dizer que a postura de cooperar vai muito além da atuação solidária e da disponibilização unilateral de apoio para atender necessidades e amenizar problemas pontuais. A solidariedade é, sim, fundamental, mas não é suficiente para a construção de futuros mais inclusivos e justos. 

Outro aspecto a ser lembrado: na vida em comunidade as conquistas individuais dependem das conquistas coletivas e do comprometimento de todos com todos em prol da manutenção da nossa existência. 

O movimento cooperativista entende esse cenário ao defender, todos os dias, o respeito à autonomia, à liberdade, à democracia e à diversidade. Cada pessoa que decide ser cooperada participa dos processos, das decisões e dos resultados enquanto cliente e sócio da instituição, fomentando um ciclo virtuoso, produtivo e sustentável de ações. 

Esse ciclo, reforçado a cada instante, tem como base a capacidade que nós seres humanos temos de nos ajudar de maneira flexível e em grande escala. O historiador Yuval Harari, por exemplo, explica por que o que fazemos nesse sentido é diferente do que é realizado por animais como as formigas e as abelhas: apesar desses animais cooperarem de formas bastante sofisticadas, eles não são capazes de promover ajustes constantes na organização social a partir de acertos, erros e aprendizados. 

Ou seja, a busca por melhoria contínua em meio a desafios, problemas, relações e entendimentos compartilhados é algo único à nossa espécie, e viabiliza diferentes avanços para a vida em conjunto, como inovações, aplicações e recursos tecnológicos. 

Aliás, a aliança sustentável entre cooperação e tecnologia é fundamental para promover transformações efetivas, inclusivas e justas no cenário digital que vivenciamos. Defendemos isso ao trabalhar com o tema de forma dinâmica, enquanto movimento, mudança e trajetória.

Nossa atuação na área de processos nos reforça a todo momento a relevância de encarar o cotidiano em relação à jornada, ao “meio” entre o que é feito e o que é alcançado, mapeando e analisando “onde”, “como” e “quando” as pessoas precisam investir mais tempo, foco e energia no dia a dia de trabalho; afinal, visualizando o caminho, sabemos de que forma direcionar e potencializar o investimento com estratégia, qualidade, organização, e, claro, cooperação. 

Com a nossa Plataforma de Automação Inteligente de Processos, pessoas e equipes de diferentes áreas digitalizam fluxos e podem visualizar em tempo real o que está tramitando, o que está parado em determinado ponto, o que deve ser feito e agilizado, que conhecimentos precisam aplicados em uma tarefa, e quais são os resultados obtidos. 

O Tiago Domingues, Gerente de Planejamento e Controle da nossa cliente Sicoob Coopercredi, reforça que a essa tecnologia permite o registro, a padronização, a organização e a integração das rotinas de trabalho de maneira eficiente, prática e sustentável. Com isso, quem movimenta a operação da cooperativa tem diversos recursos para trabalhar com mais leveza e efetividade na melhoria dos processos, reconhecendo gargalos e ganhos e dando retornos para as solicitações com muito mais agilidade e assertividade.

Perceba, assim, que facilitamos, viabilizamos e aceleramos o fluxo de dados, informações, atividades, solicitações, entregas e conquistas.

Temos uma preocupação genuína com as pessoas e estimulamos a interconexão entre desenvolvimento econômico, social e tecnológico para a geração mútua de valor, princípio em que tanto acreditamos. 

O nosso sentido da transformação envolve simplificar processos com a união de forças humanas e digitais, entregando e integrando resultados reais em prol da qualidade de vida e possibilitando que seres humanos e equipes cuidem, juntos, do que é mais importante, criativo e especial no dia a dia.  

Conheça nossa plataforma agendando uma demonstração gratuita e exclusiva!

Conte com a gente, sempre

Picture of Vimério Dias Tamarozzi

Vimério Dias Tamarozzi

Partner Success

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

25/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!