Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Afinal, o Big Data impacta no meu negócio?

Megadados ou Grandes Dados em português é o conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais em grande volume, variedade e velocidade. O termo Big Data surgiu por volta de 2005 com o Google. O fato é que a partir da última década houve uma crescente de dados exponencial, no popular, uma “explosão” de dados que preocupam os especialistas pela falta de espaço.
Pense no volume e na variedade de dados que você produz e guarda no seu dia a dia, já é bastante não é? Agora pense nos bancos, operadoras de telefonia, serviços de busca on-line, sites de e-commerce, redes varejistas, redes sociais, Google, enfim, são grandes volumes de informações.
De acordo com a IBM, em 2008 foram produzidos cerca de 2,5 quintilhões de bytes todos os dias e surpreendentemente 90% dos dados no mundo foram criados nos últimos dois anos (com isso, podemos imaginar quanto terá aumentado ao final de 2015 ou 2016) decorrente a adesão das grandes empresas à Internet, como exemplo as redes sociais, dados dos GPS, dispositivos embutidos e móveis, etc. Incrível não é?
Para exemplificar os avanços que essas tecnologias proporcionam, pense em uma rede de fast food que controla em tempo real seu fluxo de mercadorias e cruza os dados dos GPS dos caminhões dos seus fornecedores. Ou então, uma empresa que tira fotos de satélites e vende aos seus clientes informações em tempo real sobre a disponibilidade de vagas de estacionamento livres em uma cidade em uma determinada hora. Ou ainda, a gigante Google, que oferece a hospitais e universidades espaço na nuvem para armazenar genomas (são 25 dólares por ano para guardar um genoma). Mas apenas armazenar esses dados não basta! O desafio é saber encontrá-los, analisá-los e aproveitá-los em um tempo otimizado e gerar resultados importantes – sem desperdícios. Pois bem… É nesse ponto que o conceito de Big Data entra em cena.
De acordo com uma pesquisa da EMC realizada com empresas, houve um aumento de 400% no desperdício de dados. Um sinal claro de que elas continuam despreparadas para lidar com a grande produção de dados. Está percebendo como o Big Data pode e poderá impactar no seu negócio?
O conceito contribui não apenas com o cotidiano de empresas, mas também de governos e demais instituições de diversos setores. Se uma companhia souber como utilizar os dados que possui, poderá otimizar seu portfólio de produtos, criar novas estratégias de marketing, minimizar gastos, otimizar a produção e o tempo, superar um concorrente, enfim… A velocidade de análise e a disponibilização dos dados permitem tomadas de decisões e melhoria de muitos outros aspectos relacionados ao negócio.
Para facilitar o entendimento do conceito, considere os aspectos dos cincos ‘Vs’ – volume, velocidade, variedade, veracidade e valor:
Volume: enormes quantidades de dados;
Velocidade: o tratamento dos dados (armazenar, encontrar, analisar, distribuir, aproveitar, alterar, eliminar…) deve ser feito em tempo hábil, muitas vezes em tempo real;
Variedade: há diversidade de informações, dados estruturados e não estruturados, é preciso saber combiná-los;
Veracidade: é necessário que haja processos que garantam o máximo possível, a consistência dos dados, não pode haver a chance de manipularmos dados não confiáveis;
Valor: os dados precisam ser consistentes, nenhuma instituição toma decisões e investe se não houver expectativa de retorno.
Antes de você correr para o Google e digitar “solução para o Big Data”, é importante você saber que sim, de fato a tecnologia analisa enormes quantidades de dados e obtêm informações/dados/números relevantes que não seriam possíveis de outra forma, entretanto… As informações não possuem valor sem alguém que as gerenciem, que tenha objetivos e metas, que trace um plano
Podemos concluir que o Big Data pode ser tão importante para os negócios e sociedade, quanto a Internet se tornou. Mais dados podem levar a realização de análises mais precisas, e essas, podem levar a tomada de decisões mais confiantes e consequentemente uma maior eficiência operacional, redução de custos e riscos.

banner_demonstrativo horizontal

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

29/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!