5 dicas para implementação da metodologia Ágil

Com a transformação digital, a metodologia Ágil conquistou corações e mentes de empresas dos mais variados setores da economia nacional. Em um mundo movido pela velocidade premente, essa prática tem acelerado estratégias e entregas, tornando-se até mesmo uma filosofia que normalmente tem início nos departamentos de TI e se estende para as áreas de negócios.

Existem muitas formas de se aplicar a metodologia Ágil, como no desenvolvimento de software, Scrum, Kanban e XP. Cada empresa deve achar a melhor estratégia, pois não há uma receita de bolo. O que existem são princípios a serem seguidos e trabalhados. Este é o grande diferencial da Lecom: entender cada empresa como única, interpretando cada princípio em linha com as particularidades e resultados de cada área.

Para o seu sucesso, vale seguir alguns caminhos. Aqui listo cinco dicas que podem ajudar a obter bons resultados em sua implementação.

5 dicas para implementação da metodologia Ágil

1- Planejamento

Inicie a implementação da metodologia Ágil em etapas ou de uma única vez, mas o importante é que exista um planejamento, com análise do time que irá liderar essa prática e também das expectativas da empresa e seus objetivos de negócio. A boa notícia é que podemos alterar o caminho a todo o momento em que for necessário. Afinal, como propagado no Manifesto Ágil: “Responder a mudanças, mais que seguir um plano ”. O planejamento, portanto, não é imutável, mas sim uma forma de se preparar e analisar as possibilidades. 

2- Alinhamento

Promover alinhamento é muito importante, para que todos entendam o valor e os motivadores da mudança. Toda mudança é complexa, gera insegurança e deve ser tratada com muito cuidado. O alinhamento deve ser integral, desde o time Ágil, a todos os departamentos da empresa para que a implementação da metodologia Agile seja bem-sucedida. Criar as corretas expectativas é fundamental.

3- Aprenda com os erros

Os erros devem ser analisados, em detalhes, mas não podem se transformar em uma caça às bruxas. Eles são insights para aprendizado, e precisam ser tratados de forma a gerar valor. Toda experiência é muito importante para identificar as inadequações e definir novos caminhos. E nunca omita um problema. A cada erro analisado fica mais fácil entender a causa raiz. Achar o momento oportuno para trabalhar o erro tem um alto valor. Dessa forma, não causa constrangimento ao time e o impulsiona para acertar.

Está gostando do conteúdo?

Assine nossa lista para receber grátis as atualizações do blog e acompanhar de perto as novidades de transformação digital no Mundo!

4- Treinamento

Realizar treinamentos é fundamental. No momento de transição, um time preparado entenderá o que precisa ser feito e ajudará muito no direcionamento. Estarão conscientizados sobre os processos e da importância da transição. Dessa forma, torna-se mais fácil conseguir o comprometimento do time, que estará pronto para focar nos objetivos. Comece pela base, criando um alicerce. Todos devem ter na ponta da língua os 12 princípios do Manifesto Ágil

5- Um por todos e todos por um!

O espírito de equipe é para mim o principal fator de sucesso na implementação da metodologia Ágil. Devemos criar um ambiente aberto ao diálogo, em que as ideias possam ser tratadas com tranquilidade sem julgamento. O Manifesto Ágil fomenta: “Indivíduos e a interação entre eles, mais que processos e ferramentas”. Um time engajado supera desafios e entrega resultados. As pessoas são o coração de qualquer projeto, elas são responsáveis por fazer a diferença!

Metodologia Ágil
Metodologia Ágil utilizada pela Lecom

Entrega Ágil de Processos Digitais

Continuando nossa conversa sobre a metodologia Ágil, quero compartilhar com você um Webinar nosso que foi palestrado por Diego Mesquita, Head de Soluções Estratégicas na Lecom. O tema abordado por ele foi: “Entrega Ágil de Processos Digitais”. E lá ele discutiu como a Transformação digital está impactando diretamente a vida das pessoas dentro e fora das organizações e principalmente, como a entrega ágil de processos digitais é uma potente saída para entrega de valor contínuo, mantendo o cliente sempre no foco. Assista:

 

A Lecom trabalha com a metodologia ágil através do BPM Ágil, com o foco na gestão por processo ágil e tendo o foco em três pilares fundamentais dessa gestão, que são: velocidade no desenvolvimento de software, produtividade para o trabalhador do conhecimento e inteligência no monitoramento da operação. Você pode saber mais sobre o BPM Ágil em nosso artigo: BPM ÁGIL – Gestão por Processo Ágil.

Fique por dentro das novidades da metodologia ágil e atualidades da Era Digital aqui no Blog Lecom. Leia nossos artigos, compartilhe com os colegas e deixe sua opinião nos comentários.

 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *