Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

5 dicas para implementação da Metodologia Ágil

Com a transformação digital, a Metodologia Ágil conquistou corações e mentes de empresas dos mais variados setores da economia nacional. Em um mundo movido pela velocidade premente, essa prática tem acelerado estratégias e entregas, tornando-se até mesmo uma filosofia que normalmente tem início nos departamentos de TI e se estende para as áreas de negócios.

Existem muitas formas de se aplicar a metodologia Ágil, como no desenvolvimento de software, Scrum, Kanban e XP. Cada empresa deve achar a melhor estratégia, pois não há uma receita de bolo. O que existem são princípios a serem seguidos e trabalhados. Este é o grande diferencial da Lecom: entender cada empresa como única, interpretando cada princípio em linha com as particularidades e resultados de cada área.

Para o seu sucesso, vale seguir alguns caminhos. Aqui listo cinco dicas que podem ajudar a obter bons resultados em sua implementação.

5 dicas para implementação da metodologia Ágil

1- Planejamento

Inicie a implementação da metodologia Ágil em etapas ou de uma única vez, mas o importante é que exista um planejamento, com análise do time que irá liderar essa prática e também das expectativas da empresa e seus objetivos de negócio. A boa notícia é que podemos alterar o caminho a todo o momento em que for necessário. Afinal, como propagado no Manifesto Ágil: “Responder a mudanças, mais que seguir um plano ”. O planejamento, portanto, não é imutável, mas sim uma forma de se preparar e analisar as possibilidades. 

2- Alinhamento

Promover alinhamento é muito importante, para que todos entendam o valor e os motivadores da mudança. Toda mudança é complexa, gera insegurança e deve ser tratada com muito cuidado. O alinhamento deve ser integral, desde o time Ágil, a todos os departamentos da empresa para que a implementação da metodologia Agile seja bem-sucedida. Criar as corretas expectativas é fundamental.

3- Aprenda com os erros

Os erros devem ser analisados, em detalhes, mas não podem se transformar em uma caça às bruxas. Eles são insights para aprendizado, e precisam ser tratados de forma a gerar valor. Toda experiência é muito importante para identificar as inadequações e definir novos caminhos. E nunca omita um problema. A cada erro analisado fica mais fácil entender a causa raiz. Achar o momento oportuno para trabalhar o erro tem um alto valor. Dessa forma, não causa constrangimento ao time e o impulsiona para acertar.

4- Treinamento

Realizar treinamentos é fundamental. No momento de transição, um time preparado entenderá o que precisa ser feito e ajudará muito no direcionamento. Estarão conscientizados sobre os processos e da importância da transição. Dessa forma, torna-se mais fácil conseguir o comprometimento do time, que estará pronto para focar nos objetivos. Comece pela base, criando um alicerce. Todos devem ter na ponta da língua os 12 princípios do Manifesto Ágil

5- Um por todos e todos por um!

O espírito de equipe é para mim o principal fator de sucesso na implementação da metodologia Ágil. Devemos criar um ambiente aberto ao diálogo, em que as ideias possam ser tratadas com tranquilidade sem julgamento. O Manifesto Ágil fomenta: “Indivíduos e a interação entre eles, mais que processos e ferramentas”. Um time engajado supera desafios e entrega resultados. As pessoas são o coração de qualquer projeto, elas são responsáveis por fazer a diferença!

Entrega Ágil de Processos Digitais

Continuando nossa conversa sobre a metodologia Ágil, quero compartilhar com você um Webinar nosso que foi palestrado por Diego Mesquita, Head de Soluções Estratégicas na Lecom. O tema abordado por ele foi: “Entrega Ágil de Processos Digitais”. E lá ele discutiu como a Transformação digital está impactando diretamente a vida das pessoas dentro e fora das organizações e principalmente, como a entrega ágil de processos digitais é uma potente saída para entrega de valor contínuo, mantendo o cliente sempre no foco. Assista:

 

A Lecom trabalha com a metodologia ágil através do BPM Ágil, com o foco na gestão por processo ágil e tendo o foco em três pilares fundamentais dessa gestão, que são: velocidade no desenvolvimento de software, produtividade para o trabalhador do conhecimento e inteligência no monitoramento da operação. Você pode saber mais sobre o BPM Ágil em nosso artigo: BPM ÁGIL – Gestão por Processo Ágil.

Fique por dentro das novidades da metodologia ágil e atualidades da Era Digital aqui no Blog Lecom. Leia nossos artigos, compartilhe com os colegas e deixe sua opinião nos comentários.

 

Picture of Eric Lisi

Eric Lisi

Profissional formado em Sistemas da Informação e MBA em Gestão de Pessoas e Gestão da Tecnologia da informação, tendo exercido os papéis de desenvolvedor de software web, analista de requisitos, gerente de projetos e arquiteto de soluções. Arquiteto de Software na Lecom Tecnologia

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

25/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!