Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Qual é a diferença entre BPM e BPMN? Entenda definições e vantagens

Qual é a diferença entre BPM e BPMN? Entenda definições e vantagens

Algumas abordagens de gestão organizacional precisam estar na ponta da língua de executivos, e o BPM e BPMN são duas delas! Mas quais são os conceitos por trás dessas duas siglas e qual é a diferença entre BPM e BPMN?

Primeiramente, é importante fixar quais são suas semelhanças. Ambas estão relacionadas a um método de padronização e otimização da gestão de processos de uma empresa.

Não é por acaso, então, que essas duas abordagens estão tão em voga. Afinal, esse aprimoramento da gestão de processos ao nível empresarial é fundamental em tempos de transformação digital e concorrência tão acirrada entre as empresas.

Afinal, todos querem eliminar erros e gargalos ao máximo para maximizar seus resultados e se destacar frente aos principais concorrentes. 

E, segundo a RCGT, as empresas mais avançadas em tecnologia e maturidade digital obtêm resultados comerciais 62% melhores do que seus concorrentes.

Então que tal entender melhor os conceitos, a diferença entre BPM E BPMN e as principais vantagens de implementar essas duas metodologias por meio de uma ferramenta tecnológica no seu negócio?

Leia até o fim para tirar todas as suas dúvidas! 

O que é BPM?

BPM em inglês significa Business Process Management, e em português “Gerenciamento ou Gestão de Processos de Negócio”. É um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação.

Seu foco é a otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio. 

Uma empresa que adota essa disciplina consegue agregar em sua gestão aspectos antagônicos, porém fundamentais como: flexibilidade e controle. 

A flexibilidade é obtida pelo entendimento das atividades que fazem parte do negócio de ponta a ponta e assim, gera a visão e promove a agilidade para mudar o que for preciso.

O controle e o monitoramento, por sua vez, permitem entender instantaneamente os impactos gerados em toda a cadeia de valor por cada mudança.

Assim, é possível ter a informação dos impactos, manter a assertividade das tomadas de ação em atividades ineficientes, e gerir todos os seus desdobramentos, tais como: custos, tempo etc.

O que é BPMN?

Vamos começar a esclarecer a diferença entre BPM e BPMN te explicando agora o que é BPMN. Confira!

BPMN significa em inglês Business Process Modeling Notation, e em português “Notação de Modelagem de Processos de Negócios”. 

Consiste em um conjunto de símbolos utilizados no desenho de processos, visando padronizar e facilitar o entendimento. 

Essa é uma etapa importante da automação, pois é nela que os processos são descobertos e desenhados.

O objetivo dessa sigla é gerar uma série de imagens gráficas com métricas e insights que facilitem a compreensão dos processos de uma forma visual e simples. 

Portanto, menos que uma disciplina, o BPMN destaca-se mais como uma linguagem gráfica onde estão descritas modelagem dos processos de forma visual e compartilhada entre a organização. 

Qual é a diferença entre BPM e BPMN?

E então, agora ficou clara a diferença entre BPM e BPMN? Enquanto a primeira é um conceito bem mais amplo de gestão, a segunda é uma linguagem de imagens gráficas que auxilia na padronização de processos.

O BPM é uma metodologia que leva em consideração todo o escopo de gestão, desde o planejamento, passando pela implementação até o monitoramento do desempenho. 

Por sua vez, o BPMN é apenas um instrumento de representação desses processos para facilitar a compreensão das partes envolvidas nesse gerenciamento

Dessa forma, podemos dizer que a BPMN é um elemento da BPM, uma vez que ela é utilizada como recursos para apresentar gráficos, modelagem de processos, métricas de desempenho, etc.

Saiba um pouco mais sobre a diferença entre BPM e BPMN, assim como do BPMS, no Webinar feito por Kelly Sganderla, Consultora de Processos pela iProcess, com 16 anos de experiência na área de gestão de processos de negócios.

<iframe width=”830″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/gPtVDjHsJEU” title=”RPA, BPM, BPMS e BPMN: o guia definitivo | Webinar” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” referrerpolicy=”strict-origin-when-cross-origin” allowfullscreen></iframe>

Como implementar o BPM e o BPMN no seu negócio?

Para entender como implementar o BPM e o BPMN no seu negócio, você precisa levar em conta outra sigla importante desse contexto: o BPMS. Um software BPMS é a ferramenta que vai te ajudar a avançar em:

  • melhoria contínua;
  • transformação de processos de negócios;
  • mudança de comportamento e comprometimento das pessoas (usuários, atores de processos, envolvidos). 

Vamos nos aprofundar mais adiante!

O que é um software BPMS?

BPMS significa em inglês Business Process Management Suites/System, e em português ‘Suítes/Sistemas de Gestão de Processos de Negócio’. São as ferramentas de software que suportam e agrupam as tecnologias responsáveis pela automação e execução dos processos por meio digital.

Elas atuam diretamente no controle e monitoramento das atividades que compõem os processos de uma organização, fornecendo indicadores de desempenho para ações de melhoria contínua.

É muito comum, mas não mandatório, que empresas que adotam a disciplina BPM transformem seus processos analógicos em digitais, suportados então por um software BPMS.

Com a evolução do mercado, as ferramentas de BPMS passaram a se chamar iBPMS (Intelligent Business Process Management Suites) e, atualmente, são classificadas como ferramentas de DPA (Digital Process Automation – Automação de Processos Digitais).

O conceito DPA está dentro de um contexto maior de automação chamado Intelligent Automation ou Automação Inteligente, que abrange vários contextos de automação, como a robótica, por exemplo. 

Por que implementar um software BMPS no seu negócio?

  • aumento de produtividade
  • redução de burocracia; 
  • melhoria na rentabilidade; 
  • redução de defeitos e desperdícios; 
  • satisfação e fidelização de clientes.

Se você quer tudo isso para o seu negócio, você precisa conhecer a ferramenta de gestão de processos da Lecom! Com nosso software BPMS você consegue otimizar rotinas do seu negócio e fazer toda a gestão dos processos.

Além disso, você conta com integração com sistemas legados, fácil implementação, mapeamento e automação de processos, garantindo maior produtividade e a exploração de todos os benefícios que uma ferramenta BPMS pode oferecer.

Saiba mais sobre como a Lecom e o BPM podem ajudar a sua empresa e eleve o patamar do fluxo de trabalho da sua empresa!

Picture of Fabrício Augusto Dias

Fabrício Augusto Dias

Diretor de Produto e Tecnologia

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!