Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Metodologias Ágeis – O que é e como aplicar?

As Metodologias Ágeis ganharam fama dentro do universo de desenvolvimento de software. Mas não é incomum o termo “ágil” ser erroneamente compreendido por muitas organizações pelo seu sinônimo “rápido”.

Mas afinal, o que significa ser ágil em um contexto corporativo?

É fácil encontrar nas redes sociais posts compartilhando informações sobre agilidade. No entanto, a abrangência do tema ficou corporativa. Existe RH ágil, marketing ágil, administração ágil e assim por diante.

Parece evidente que não estão falando em se ter uma área de RH ou marketing mais rápidas, mas sim, mais adaptáveis! Essa deve ser a melhor e a mais correta compreensão do termo agilidade aplicado em um ambiente corporativo.

O que são organizações ágeis?

Uma organização ágil é aquela que consegue responder às mudanças e dinamismo do seu mercado com total adaptabilidade e harmonia. Ou seja, entende seu cliente, seus processos de valor, a importância e o papel das pessoas, mantendo a flexibilidade necessária para reorganizar todo esse ecossistema sempre que necessário.

Afinal, se você realmente entende seu cliente e sabe que seus desafios e necessidades mudam a todo tempo, fruto do contexto da era e economia digital,  sua organização interna deveria, em tese, estar organizada para lidar com esse contexto.

Contudo, ser ágil não é uma coisa que você faz, mas uma coisa que você se torna. Cultura, como quase tudo no meio corporativo, ainda é um ponto chave, e o maior desafio para internalizar uma cultura ágil que permita a adaptabilidade.

Ao se aprofundar no mundo ágil, alguns aspectos soarão inicialmente antagônicos, como por exemplo:

  • Errar não é um problema, mas uma maneira de se entender melhor o acerto;
  • Experimentação com feedback do cliente não é um sinal de fragilidade, mas a maneira mais potente de se atender com assertividade uma expectativa;
  • E vários outros aspectos que demandam uma profunda mudança de modelo mental.

Segundo Santiago Comella, sócio da McKinsey & Company, existem 5 características comuns em empresas que se tornaram bem sucedidas na adoção da filosofia ágil:

  1. Elas sempre têm a clareza do que fazer, por que fazer e quando fazer, no emprego de métodos e soluções ágeis;
  2. Mantêm equipes cross-funcionais capazes de entender o todo e prover soluções além de suas áreas individuais;
  3. Utilizam o modelo incremental de entregas como fonte de aprendizagem por meio das interações e feedbacks contínuos;
  4. Enxergam e valorizam seus times da mesma forma que seus clientes;
  5. Entendem tecnologia como braço de agilidade e entrega de experiências.

A adoção da filosofia ágil é oportunidade para as organizações que entendem que precisam readequar sua operação como um todo, mas não sabem exatamente por onde começar e não acreditam que a metodologia mais hype será a resposta que elas procuram.

Estruturar uma organização e estabelecer seus processos costumava ser um grande evento, contudo, nos dias atuais, reestruturação e redesenho de processos passam a ser contínuos. Assim, ao tornar-se uma organização ágil, a cultura, a competência de mudança e a adaptabilidade certamente farão parte dos ativos desta nova “inconstante” operação.

Veja como aplicar a filosofia Ágil na sua organização, com as dicas de Diego Mesquita, Head of Intelligent Automation, no Lecom Talk:

 

Conheça as Metodologias Ágeis mais utilizadas nas empresas

Extreme Programming – XP

A metodologia de desenvolvimento de software Extreme Programming, também chamada de XP, possui o foco em equipes de projetos com agilidade e alta qualidade.

Seu principais valores são:

  • Simplicidade,
  • Comunicação e feedback,
  • Assiduidade nas entregas e
  • Satisfação do cliente.

Porém, é importante ressaltar que, devido ao seu dinamismo, essa metodologia pode ser aplicada em projetos de diversos portes.

Na XP, o software é desenvolvido por meio de um ciclo semanal de processos. Assim, uma vez por semana acontece uma reunião dos desenvolvedores com o cliente a fim de priorizarem um conjunto pequeno de funcionalidades que deverão ser implementadas e testadas na semana vigente.

Após esse período, que é chamado de interação, o cliente fará uma análise do que está sendo produzido até o momento. Com base nessa análise, haverá uma nova reunião para estabelecer novas prioridades.

Essa reunião é chamada de Jogo do Planejamento. Ela oferece a oportunidade ao cliente de explanar as funcionalidades. Dessa forma, o cliente irá definir as histórias do processos, materializadas em orientações acerca das funcionalidades, geralmente em pequenos cartões. Ele também irá indicar quais são as prioridades.

Assim, a metodologia Extreme Programming foca em fatores técnicos ligados à otimização de processos.

Kanban

Este framework Agile possibilita a visualização do fluxo de trabalho pela equipe por meio de um quadro de atividades. Além disso, o fremework Kanban permite que haja uma limitação do trabalho em progresso, de forma que para iniciar uma tarefa nova, será necessário finalizar a anterior.

Outros benefícios do Kanban são: a possibilidade de medir o tempo de cada etapa; deixar as regras de progressão claras; e facilitar a identificação de gargalos na operação, de forma que possam ser solucionados rapidamente.

Assim, o Kanban otimiza os processos de entrega.

Scrum

O Scrum se trata de um framework para organizar e gerenciar trabalhos complexos, como desenvolvimento de software.

Portanto, o Framework Scrum é um conjunto de valores, práticas e princípios que serve de base para adoção de práticas de engenharia e gestão particulares e relevantes à empresa. Dessa forma, é possível obter uma versão do Scrum personalizada à realidade da organização.

Então, para utilizar o Scrum, é necessário ter uma equipe auto organizada e com autonomia para executar as tarefas, e também fazer avaliações constantes para manter o projeto em melhoria contínua.

No Scrum, os requisitos são organizados em uma lista, chamada de Backlog, na qual o fator de priorização é o valor que cada requisito agrega  ao negócio. As reuniões de planejamento geralmente são quinzenais. Nesses encontros, chamados de Sprints, a equipe irá definir os próximos passos para executar os requisitos do Backlog.

Além de se reunir quinzenalmente, a equipe deverá conversar diariamente por aproximadamente 15 minutos sobre o andamento do projeto, e também planejar as tarefas do dia – esse bate papo diário recebe o nome de Daily Scrum.  Também deverá haver uma pessoa responsável por facilitar as reuniões e o bom andamento do projeto, que é chamada de Scrum Master.

Ao término da sprint, um produto potencialmente entregável deverá ser apresentado ao Product Owner (PO), que é a pessoa responsável por avaliar as entregas segundo a perspectiva do cliente. Os apontamentos do PO serão acatados e executados pela equipe reiniciando o ciclo.  

Metodologia Ágil Lecom

Nossa abordagem é voltada à otimização do aprendizado. Portanto, trabalhamos com entregas em etapas e contínua experimentação. Assim, obtermos mais insights durante os Sprints e chegarmos a um resultado final que supera as expectativas. Confira como é a nossa proposta

Na nossa empresa, a entrega de um mínimo produto viável (MVB) é feita com um curto intervalo de tempo, e a espera pela experimentação dessa versão mais simples é muito breve.

Então, é possível avaliar o escopo inicial e ajustá-lo de acordo com as constatações apuradas nos testes, e também, atender às mudanças na perspectiva do cliente. Dessa forma, as mudanças necessárias são feitas com mais facilidade e com menos impacto na lucratividade do projeto.

Falar sobre metodologias ágeis é um assunto cada vez mais relevante para organizações que buscam colocar em prática a transformação digital. Isso porque proporciona a possibilidade de se obter mais flexibilidade, agilidade e satisfação do cliente.

Esses são fatores essenciais para ter sucesso nos negócios na Era Digital, já que, com a transformação digital, o mercado exige cada vez mais transparência, participação e comprometimento entre as áreas.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e siga a gente nas redes sociais! Aproveite e inscreva-se em nosso canal do Youtube e acompanhe as  atualizações.

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

19/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!