Metodologia Agile – O que é e como aplicar?

Cada vez mais organizações buscam pela metodologia Agile, mas porque este tema é tão relevante no mundo dos negócios? A crescente popularidade desta metodologia acontece pela sua afinidade com o cenário atual, que é configurado pela transformação digital. Estamos vivendo uma série de transformações impulsionadas pelo acelerado avanço das tecnologias.

No contexto atual, as práticas de gestão de projetos precisam se adequar às novas exigências do mercado, que estão cada vez mais relacionadas à entregar valor ao cliente de forma otimizada, transparente e colaborativa. Neste ponto, a Agile (Ágil) é uma excelente solução para eliminar gaps nos projetos e potencializar as entregas. Assim, viabiliza uma otimização dos processos e maior satisfação do cliente.

Mas afinal, o que é metodologia Agile?

Para entender a Agile, primeiramente é importante ressaltar que ela se trata de uma filosofia que serve como base para as metodologias como XP, Kanban e Scrum. O manifesto Ágil declara 4 valores e 12 princípios pra desenvolvimento ágil de softwares. Entenda a seguir a filosofia Agile e conheça as principais metodologias ágeis para implementar em sua empresa.

Como surgiu o manifesto Ágil?

O manifesto Ágil surgiu em fevereiro de 2001 no estado norte-americano de Utah. Sua história começou na primavera do ano 2000 em Oregon, quando um grupo de líderes da comunidade do Extreme Programming se juntou para debater as relações entre o XP e os Lightweinght Methods (Métodos Leves) que eram os métodos de desenvolvimento de software em ascensão na época. Os Lightweinght Methods apresentavam uma oposição aos escopos extensos e documentação exageradas de regulamentações, iam na contramão do burocrático modelo cascata dos métodos clássicos. Apesar de concluírem que o método XP era melhor enquanto método específico, concordaram que havia um gap entre o XP e os lightweinght Methods.

Robert Cecil Martin, conhecido como Tio Bob, que esteve presente na reunião de Oregon, decidiu organizar um nova reunião com pessoas com um interesse em comum: os métodos leves. Então, em 2001, aconteceu uma reunião no Resort de Inverno e Verão Snowbird localizado nas montanhas nevadas de Utah. Neste evento, os 17 participantes iniciaram a propagação do paradigma de desenvolvimento ágil de softwares.

Os consensos sobre aspectos importantes em desenvolvimento de software foram documentados, e serviram como ferramenta de expressividade dos novos métodos de desenvolvimento de software e desencadearia o manifesto ágil. Durante o processo, concluíram que lightweinght Methods não era mais uma opção, pois não expressava a proposta corretamente. Então, após avaliar diversas possibilidades, definiram “Agile” como a palavra que nomearia esta nova abordagem.  

O manifesto Ágil passou a ser um grito de guerra, não apenas para aquelas 17 pessoas, mas também para a indústria de software. Isto porque expressa claramente os princípios e valores do ágil.

Quais são os valores do Ágil?

Os 4 valores que fundamentam o manifesto Ágil são:

  • Mais interações entre indivíduos do que processo e ferramentas;
  • Mais software em funcionamento do que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente acima da negociação de contrato;
  • Adaptabilidade é mais importante do que seguir um plano.

Conheça os 12 princípios do Ágil

  • Priorizar a satisfação do cliente por meio de entregas contínuas de valor;
  • Ser receptivo à mudanças de requisitos em qualquer etapa do processo;
  • Fazer entregas frequentes, com o menor intervalo de tempo possível;
  • Trabalho em conjunto dos desenvolvedores de software e pessoas de negócios em todo o projeto;
  • Oferecer  o ambiente e suporte necessários á pessoas, além de confiar nelas para  executar as tarefas;
  • Manter uma comunicação pessoal, e que transmita as informações necessárias à equipe de desenvolvimento, é o método mais eficiente;
  • A medida primária de progresso é o software funcionando;
  • As pessoas envolvidas no processo devem ser capazes de manter um rítimo constante indefinidamente. Pois processos ágeis promovem um desenvolvimento sustentável;
  • Manter uma atenção constante à excelência técnica e de design aumenta a agilidade.
  • Cortar o máximo de esforços que não agregam valor ao produto, a simplicidade é essencial;
  • Times auto-organizáveis desenvolvem as melhores arquiteturas e designs;
  • Regularmente, a equipe reflete sobre como aumentar sua eficiência e eficácia para aprimorar seu comportamento.

Saiba tudo sobre BPM

Assine nossa lista para receber grátis as atualizações do blog e acompanhar as novidades da transformação digital no Mundo!

Veja como aplicar a filosofia Ágil na sua organização, com as dicas de Diego Mesquita, Diretor de Parcerias e Alianças da Lecom, assista o Lecom Talk:

Assista todas as edições do Lecom Talk em nosso canal do Youtube:

Metodologia Ágil

O que é Extreme Programming – XP?

A metodologia de desenvolvimento de software Extreme Programming, também chamada de XP, possui o foco em equipes de projetos com agilidade e alta qualidade.

Seu principais valores são:

  • Simplicidade,
  • Comunicação e feedback,
  • Assiduidade nas entregas e
  • Satisfação do cliente.

Mas é importante ressaltar que, devido seu dinamismo, esta metodologia pode ser aplicada em projetos de diversos portes.

Na XP o software é desenvolvido por meio de um ciclo semanal de processos. Assim, uma vez por semana acontece uma reunião dos desenvolvedores com o cliente a fim de priorizarem um conjunto pequeno de funcionalidades que deverão ser implementadas e testadas na semana vigente. Após este período que é chamado de interação, o cliente fará uma análise do que está sendo produzido até o momento. Com base nesta análise haverá uma nova reunião para estabelecer novas prioridades.

Esta reunião é chamada de Jogo do Planejamento, ela oferece a oportunidade ao cliente de explanar as funcionalidades. Dessa forma, o cliente irá definir as histórias do processos, que são em orientações acerca das funcionalidades, geralmente em pequenos cartões que são chamadas de histórias; e também de indicar quais são as prioridades. A metodologia Extreme Programming foca em fatores técnicos ligados à otimização de processos.

Metodologia Agile
Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/

Entenda o que é Kanban:

Esta metodologia Agile possibilita a visualização do fluxo de trabalho pela equipe por meio de um quadro de atividades. Além disso, a metodologia Kanban permite que haja uma limitação do trabalho em progresso, de forma que para iniciar uma tarefa nova, será necessário finalizar a anterior.

Outros benefícios da Kanban são: a possibilidade de medir o tempo de cada etapa; de deixar as regras de progressão muito claras; e também facilita a identificação de gargalos na operação, de forma que possam ser solucionados rapidamente. Assim, a utilização da metodologia Agile Kanban otimiza os processos de entrega.

Metodologia Agile
Fonte: https://targetteal.com/

Como funciona a Metodologia Agile Scrum

O Scrum se trata de um framework, para organizar e gerenciar trabalhos complexos como desenvolvimento de software. Portanto, o Framework Scrum é um conjunto de valores, práticas e princípios, que serve de base para adição de práticas de engenharia e gestão particulares e relevantes à empresa. Desta forma, é possível obter uma versão do Scrum personalizada à realidade da organização.

Então, para utilizar a metodologia Agile Scrum, é necessário ter uma equipe auto organizada e com autonomia para executar as tarefas, e também fazer avaliações constantes para manter o projeto em melhoria contínua.

Na Scrum, os requisitos são organizados em uma lista, chamada de Backlog, na qual o fator de priorização é o valor que agregam ao negócio. As reuniões de planejamento geralmente são quinzenais, nestes encontros, chamados de Sprints, a equipe irá definir os próximos passos para executar os requisitos do Becklog. Além de se reunir quinzenalmente, a equipe deverá conversar diariamente por aproximadamente 15 minutos sobre o andamento do projeto, e também planejar as tarefas do dia, este bate papo diário recebe o nome de Daily Scrum.  Também deverá haver uma pessoa responsável por facilitar as reuniões e o bom andamento do projeto, que é chamada de Scrum Master.

Ao término do período de 15 dias, um produto potencialmente entregável deverá ser apresentado ao Product Owner (PO), que é a pessoa responsável por avaliar as entregas segundo a perspectiva do cliente. Os apontamentos do PO serão acatados e executados pela equipe reiniciando o ciclo.  

Metodologia Agile

Metodologia Ágil Lecom

Nossa abordagem é voltada à otimização do aprendizado, portanto, trabalhamos com entregas em etapas e contínua experimentação. Para assim, obtermos mais insights durante os Sprints e chegarmos à um resultado final que supere as expectativas. Confira como é a metodologia Ágil Lecom:

Metodologia Ágil

Na Ágil Lecom, a entrega de um mínimo produto viável (MVB) é feita com um curto intervalo de tempo, e a espera pela experimentação dessa versão mais simples é muito breve, assim, é possível avaliar o escopo inicial e ajustá-lo de acordo com as constatações apuradas nos testes, e também, atender às mudanças na perspectiva do cliente. Dessa forma, as mudanças necessárias serão feitas com mais facilidade e com menos impacto na lucratividade do projeto.

Metodologia Agile é um tema cada vez mais relevante para organizações que buscam colocar em prática a transformação digital. Isto porque proporciona a possibilidade de se obter mais flexibilidade, agilidade e satisfação do cliente. Esses são fatores essenciais para ter sucesso nos negócios na Era Digital. Visto que, com a transformação digital, o mercado exige cada vez mais, transparência, participação, e comprometimento entre as áreas.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e siga a Lecom nas redes sociais! Aproveite e inscreva-se em nosso canal do Youtube e acompanhe nossa atualizações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.