Foco em User Experience para melhores resultados

User Experience (UX) ou a Experiência de usuário, você sabe o que significa? Por que é tão importante levar esse ponto em consideração antes de qualquer criação? O User Experience é a arte de colocar o usuário no centro do projeto. Entender quais são suas reais necessidades, seus anseios e satisfação com os objetivos do produto final.

Mas por que hoje é tão importante pensar em User Experience, ou seja, no usuário?

No nosso dia a dia, muitas vezes, não paramos para observar que o caminho já trilhado, definido, pavimentado, não é o melhor, o mais prático ou o mais interessante para o usuário.

E da mesma forma acontece com sistemas, softwares e aplicativos.

Pensando no cliente interno, a maioria das empresas ainda comete falhas nesse processo, ou seja, ainda falta atenção e cuidado com a experiência deste cliente “dentro de casa”.

São desafios técnicos e organizacionais, onde a empresa deve olhar de forma estratégica, tanto para seu funcionário quanto para o seu consumidor digital. É necessário acompanhar a evolução tecnológica provocada pela Transformação Digital para atender de forma satisfatória às expectativas de sua equipe e de seus clientes. Não adianta ter um sistema que causa uma experiência negativa e sua equipe lidar com grandes experiências em suas horas vagas com o Tumblr, por exemplo. Aprimorar a experiência do usuário é um grande diferencial para a produtividade e criatividade, é um tema que deve permear a empresa como um todo.

Por isso, a experiência do usuário se tornou um tema tão recorrente, (por diversas razões), entre elas:

Data

Vivemos na era da informação, possuímos fontes e acesso a dados que nunca foram gerados com tamanha rapidez. Já sabemos como as pessoas gostam de ser atendidas e “recebidas” nas plataformas digitais. E mais, sabemos que quanto mais reconhecidas e valorizadas, mais engajamento é gerado com determinado software ou app. Existem centenas de dados e pesquisas que comprovam esse movimento. A conceituada Mckinsey publicou recentemente report interessante sobre o tema.

+ tempo para quem desenvolve

Pensar em User Experience não impacta somente em quem irá utilizar o software (usuário). Mas, pelo contrário, muitas vezes “poupa” o precioso tempo de quem passa horas desenvolvendo e programando.

“Você pode construir o melhor sistema de TI do mundo, mas se esse sistema inibe a produtividade do usuário, é um fracasso. A experiência do usuário deve estar no centro de tudo o que fazemos” – Mark Lockwood, Diretor, Gartner Research.

A hora do lean

Pensar em sistemas mais simples e enxutos é pensar em eficiência, uma vez que os custos e o tempo de uma equipe de desenvolvimento podem ser menores. Além disso, uma ferramenta que gera boa experiência do usuário será mais assertiva, gerando menos ocorrências de suporte, resultando em mais economia após a etapa de produção.

Momento Presente

Quarto mandamento: não ficarás vislumbrando coisas do futuro, a experiência do usuário é agora! É muito provável que seus concorrentes já estejam pensando nisso, o que pode colocar o seu produto em desvantagem. Focar em User Experience não é uma tendência vazia, existem diversas pesquisas, artigos e livros publicados sobre o assunto. Tudo é uma questão de mindset, implemente essa ideia nos seus processos.

Para a Gerente de Projetos da Lecom, Talita Carolina, para um projeto iniciar de forma coerente e com foco no usuário, é importante ter a visão geral do negócio do cliente, entender suas demandas e atividades, buscando envolver o maior número de pessoas no processo. Além de facilitar a fase de implantação, minimiza erros e o usuário já começa a enxergar a transformação digital no dia a dia dele, diminuindo a resistência. “Quando o usuário se sente envolvido ele cria experiencia até antes de utilizar nossa plataforma”, explica Talita.

Um grande mix: produto + usuário

“O pensamento de design exige um trabalho de empatia constante. Fazemos algo que não serve de propósito para nós como desenvolvedores. Não é nossa percepção da plataforma ditando como as pessoas irão usá-la, mas sim a realidade delas moldando nossas decisões. Quando levamos em consideração suas necessidades, comportamentos e limitações, nosso trabalho se torna mais assertivo para ser implementado. Com metodologias, ferramentas, testes e conversas constantes, geramos aprendizado sobre qual a experiência que os usuários gostariam de ter e consequentemente atualizamos para uma plataforma mais otimizada para a realidade de cada uma dessas pessoas” – explica Helder Oliveira Ferreira, Web Designer na Lecom Tecnologia.

Experiência melhor, resultados melhores

Independente da sua necessidade e negócio, se a sua ferramenta engaja melhor o seu usuário, ela vai performar mais e melhor. O Lecom BPM te empodera a transformar processos analógicos em verdadeiras experiências digitais.

A plataforma permite realizar a gestão dos processos com excelência, tornando possível o acompanhamento e monitoramento de fluxos com mobilidade, agilidade, segurança e autonomia. Quer saber mais? Acesse www.lecom.com.br e faça o nosso tour guiado!

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