Transformação digital: Descubra como utilizar o método perfeito!

Transformação Digital

Compartilhe

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Na transformação digital, as tecnologias são utilizadas para otimizar e potencializar a performance e amplitude dos negócios. Mas, no mercado atual, para se obter retorno sobre os investimento em tecnologia a gestão de negócios precisa ser eficiente e estar com foco na satisfação do cliente.

Fatores internos influenciam a jornada de compra do cliente. Portanto o comportamento e cultura do consumidor devem ser muito bem estudados pela gestão. Com base nestas informações, é importante avaliar e adequar os hábitos da equipe para que os processos fluam com coerência e eficiência. 

Estamos na Era Digital e neste ambiente de transformação contínua e acelerada, adaptabilidade e agilidade são conceitos essenciais para acompanhar o mercado. Com isso,  as empresas tem adotado uma postura menos hierárquica e pouco burocrática. Dessa forma, as equipes são cada vez mais empoderadas e participativas nas decisões e construções de processos.

Foco no cliente

Algumas atitudes podem aumentar significativamente a satisfação dos clientes de uma empresa, alguns exemplos são:

  • Participação e transparência
  • Comprometimento das áreas
  • Novas práticas de gestão

A participação e transparência se trata de envolver o cliente durante o processo de desenvolvimento do produto, ou seja, a execução é dividida em ciclos e o cliente irá testar, e discutir cada fase da entrega. Assim, fica garantido o alinhamento entre a expectativa do cliente e a entrega do produto final.

Além da interação entre equipe e cliente, também é essencial que todas as áreas estejam comprometidas em fazer as melhores entregas e assim garantir a satisfação do cliente. Também é importante que as etapas dos processo estejam muito claras para cada integrante da equipe e que cada uma das áreas esteja ciente do andamento do projeto como um todo.

Neste contexto, as práticas tradicionais de gerenciamento de projetos, nas quais se definia um escopo longo e detalhado e cada ajuste demandava uma grande burocracia, mostraram-se pouco eficazes.

Por este motivo, surge a necessidade de novas práticas, que atendam a flexibilidade e agilidade sem que se perda qualidade. É neste ponto que os métodos ágeis se mostraram uma excelente solução para empresas que desejam acompanhar o mercado na era digital.

Transformação digital na prática!

No Webinar “6 hábitos para a transformação”, Cláudio Barizon, Cofundador e COO da Zehnk nos fala os principais hábitos organizacionais para fazer a transformação digital funcionar. Ele também apresenta exemplos práticos de sucesso como:

  • Resultados diferentes através de mudanças de hábitos
  • Comprometimento das áreas do projeto
  • Integração da equipe com foco nos resultados
  • Os benefícios da transformação digital
  • E os 6 hábitos para a transformação

Confira:

Transformação Digital

O que são métodos ágeis?

Os métodos tradicionais, se caracterizavam pela definição longa e detalhada de um escopo fechado, etapas demoradas, e testes tardios. Desta forma, apresentam problemas como desperdícios e resistência à mudanças, forçando o cliente a decidir todo o projeto logo em seu início.

Diante disto, em 2001, diversos especialistas em desenvolvimento de software se reuniram para buscar soluções para melhorar a maneira de produzir softwares. Dessa maneira, surgiu o manifesto ágil, no qual o foco está nas pessoas e não em contratos. No manifesto ágil, a colaboração com o cliente é mais importante do que o processo contratual.

Confira 6 princípios do Ágil:

  • Satisfação o cliente;
  • Estar aberto à mudanças;
  • Entregas contínuas;
  • Trabalho em equipe;
  • Foco na qualidade;
  • Melhoria contínua.

Os métodos ágeis são ferramentas para organizar e otimizar o desenvolvimento de projetos, os principais são Scrum, Kanban e XP. Entenda cada um deles a seguir.

O que é Scrum?

Na metodologia Scrum, é estabelecida uma lista de requisitos priorizados de acordo com o valor que agregam ao negócio, o backlog. Geralmente, a equipe se reúne quinzenalmente para planejar a execução de itens do backlog, estas reuniões de planejamento tem o nome de sprints. O Scrum Master é a pessoa que irá facilitar os encontros e o andamento do projeto em geral.

Além das reuniões quinzenais, diariamente a equipe deverá se reunir por 15 minutos para conversar sobre o andamento do projeto e programação de tarefas do dia. Ao final do período de 15 dias, será realizada uma apresentação de um produto potencialmente entregável ao PO (Product Owner), que é quem analisa as entregas segundo a perspectiva do cliente. Após esta reunião as melhorias e soluções apontadas são feitas, e a equipe repete o ciclo para avançar no projeto.

Método ágil Scrum
Fonte: http://www.mindmaster.com.br/

Os principais requisitos para utilizar o Scrum de maneira efetiva é avaliação constante com o objetivo de obter uma melhoria contínua, além de uma equipe auto organizada e com autonomia na execução das tarefas.

XP – O que é Extreme Programming?

O método Extreme Programming, o XP, possui várias  semelhanças com o Scrum, como reuniões diárias e reuniões de planejamento com o nome de planning game. Entretanto, o seu diferencial está no foco em fatores técnicos ligados à otimização nos processos de desenvolvimento.

Método ágil XP
Fonte: www.devmedia.com.br

[epico_capture_sc id=”29799″]

Método Kanban 

O que é Kanban? Neste método ágil se utiliza um quadro de atividades, que possibilita que a equipe visualize o fluxo de trabalho, além de limitar o trabalho em progresso. Dessa forma, para iniciar uma nova tarefa é necessário finalizar a anterior.

Por meio do sistema Kanban é possível medir o tempo de passagem de cada etapa e deixar claros quais são as regras para progredir. Também é possível identificar gargalos na operação e solucioná-los rapidamente, otimizando os processo e as entregas.

Método ágil Kamban

Método Ágil Lecom – Contínua Experimentação

Nossa abordagem de contínua experimentação nos permite aprender mais rápido através de entregas em etapas. Dessa maneira, obtemos mais insights durante o processo de sprints, tornando o resultado final muito melhor que o esperado. Veja como fazemos:

Método ágil Lecom

Cada método ágil citado possui particularidades cujas usabilidades irão variar de acordo com o contexto de cada negócio. Mas também, pode-se combiná-las para potencializar os processos e entregas. Os métodos ágeis são ferramentas muito importantes para organizações que buscam colocar em prática a transformação digital. Por eles é possível obter a flexibilidade, agilidade e satisfação do cliente, por meio de entregas contínuas de valor.

Transformação digital e BPM

A disciplina gerencial Business Process Management –  BPM – é direcionada à transformar processos para potencializá-los em cada uma de suas etapas. Sua finalidade é organizar, padronizar, controlar e otimizar os processos, além de proporcionar uma integração com o mínimo de riscos ou falhas.

Desta forma, o BPM é uma ferramenta utilizada para que processos adquiram muito mais agilidade, assertividade e qualidade em todos os seus elementos, mantendo o foco na satisfação do cliente.

Visto que, na transformação digital, processos ágeis, integração e atenção ao cliente são palavras-chave, o BPM exerce um papel fundamental neste contexto. Pois, apenas implementar novas tecnologias não é suficiente. É necessário transformar processos analógicos em digitais, integrá-los e otimizá-los para acompanhar o mercado atual.

 

[ Baixe o E-book Completo ]
BPM e Transformação Digital

 

 

Neste cenário de transformação, é importante estar atento à maneira como se implementar os processos digitais. A transformação digital envolve pessoas, portanto precisa envolver aculturamento.

Em resumo, a transformação digital vai além da tecnologia, seu principal elemento são as pessoas. Organizações que buscam sucesso na Era Digital precisam manter o foco no cliente. O ambiente interativo e participativo é essencial para por em prática a transformação digital. Além disso, processos digitais eficientes e entregas contínua de valor são elementos essenciais para acompanhar o mercado atual.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário aqui pra gente!

Marketing Lecom

Marketing Lecom

A Era Digital não alcança somente startups e empresas altamente inovadoras, é preciso mudar o paradigma de como unidades de negócio e tecnologia desenvolvem e entregam processos digitais e resultados na organização. Quer saber como tornar o seu negócio relevante no universo digital ? Chama no chat!

Conteúdos relacionados

Sobre Nós

Líderes em Automação Inteligente de Processos.

Visite nosso site!

Artigos BPM

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Assine nossa news

Cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações