Transformação de processos: solucione desafios da era digital!

Nos dias de hoje, as inovações tecnológicas e as soluções digitais impulsionam mudanças em todos os aspectos de nossas vidas. A todo momento surgem novas empresas digitais, startups  inovadoras e propostas que transformam as formas de fazer negócio. Mas como as empresas tradicionais se adaptam neste contexto? O tema transformação digital se tornou muito relevante nos últimos anos. Porém, existe uma questão decisiva neste cenário, como é possível ser digital se seus processos são analógicos? Em uma organização que busca se adaptar à era digital, os desafios gerados por processos analógicos são diversos. Nesse ponto, a transformação de processos pode se tornar a chave para o sucesso.

Na era digital, inovar é necessário, mas antes disso é preciso romper com o passado analógico.

Entenda os principais desafios que processos analógicos podem causar à um negócio.

Dificuldade de controle e organização das atividades

Processos analógicos geram uma grande quantidade de arquivos, documentos e informações, espalhados em papéis, planilhas e emails. Assim, surge uma grande dificuldade em acompanhar, organizar e controlar o que acontece nos processos. Além disso, dificultam o aprimoramento de atividades e otimização de tempo e de recursos.

Se apropriar de novas tecnologias

Os  dados digitais sobre o funcionamento de uma empresa são o input das tecnologias que revolucionam o mercado, como Analytics, IoT, RPA.  Mas processos analógicos não geram dados digitais. Então, como é possível inovar sem a peça-chave para se apropriar das novas tecnologias?

Acompanhar os requisitos do mercado

Os impactos da transformação digital configura um mercado cada vez mais competitivo e exigente quanto à agilidade e adaptabilidade. A capacidade de inovação é um ponto muito relevante para atender às expectativas do consumidor na era digital. Nesse contexto, a complexidade e burocracia, características dos processos analógicos, atuam como um grande empecilho para a empresa se destacar no mercado.

Saiba tudo sobre BPM

Assine nossa lista para receber grátis as atualizações do blog e acompanhar as novidades da transformação digital no Mundo!

Entenda como a transformação de processos pode te apoiar na solução destes desafios!

Transformar processos analógicos em digitais viabiliza a obtenção dos dados necessários para o input das novas tecnologias. Quando a empresa funciona no contexto digital, as informações sobre seus processos são sistematizadas e organizadas de forma que podem ser transformadas em informações organizadas e integradas, viabilizando a transformação digital do negócio. Assim, é possível alcançar níveis de autonomia, produtividade e inteligência, gerando os controles necessários para otimizar os resultados do negócio.

Veja o que nosso Diretor de Operações, Tiago Amôr, diz sobre as vantagens da transformação de processos e qual a melhor maneira de implementar a transformação digital em um negócio. Confira na íntegra nosso webinar, Processo Analógico X Processo Digital!  

Metodologia de desenvolvimento ágil

O fantasma do processo analógico ainda assombra seu negócio? Conte para nós nos comentários!

E acompanhe a Lecom nas redes sociais  😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.