Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Descubra os benefícios da transformação digital na Administração Pública

O avanço das tecnologias tem proporcionado grandes transformações, não apenas no cotidiano das pessoas, mas também no dia a dia das organizações, inclusive as do primeiro setor. Neste contexto, o governo digital é uma grande tendência da Administração Pública, visto que a transformação digital tem apresentado impactos muito positivos ao primeiro setor.

Governo digital consiste em iniciativas que promovem o uso de novas tecnologias para transformar o Estado. Estas iniciativas possibilitam o aumento da capacidade de entregar valor e de lidar com orçamentos cada vez mais restritos.

Os principais objetivos do governo digital são:

  • Melhorar a prestação dos serviços públicos
  • Controle, transparência e engajamento
  • Produtividade e eficiência

Existem áreas essenciais da Administração Pública que enfrentam crescentes desafios como a saúde, educação, infraestrutura, segurança pública. Estamos em época de crise financeira, com isso, os orçamentos são cada vez mais enxutos. Mesmo com a verba reduzida, a população clama constantemente por melhorias nos serviços públicos.

O que é Administração Pública?

A administração pública é composta por um conjunto de regras e processos de negócio, que possuem o propósito de viabilizar a jornada do cidadão no serviço público. Entretanto, existe uma lacuna na economicidade, cuja solução envolve uma otimização nas entregas de serviços.

Quando o crescimento de uma organização pública é maior do que a receita, a capacidade de gerar valor público é reduzida. Por isso, o paradigma atual da administração pública, no qual as melhorias nos serviços acontecem por meio do aumento do número de pessoas e processos. Essa receita não tem funcionado, a demanda só aumenta.

Visto isso, o paradigma do futuro consiste na expansão e melhoria dos serviços públicos por meio da tecnologia, para assim, otimizar os recursos, reduzir os custos e potencializar os processos.

[epico_capture_sc id=”29799″]

A  jornada do serviço público no contexto digital

Em nosso Webinar: Governo Digital, o gestor de projetos da EloGroup, Perseu Menezes, explica temas como:

  • Os paradigmas da administração pública,
  • Os componentes do Governo Digital,
  • A jornada do serviço público e como ela se configura no contexto digital,
  • As soluções para as lacunas na administração pública e como processos digitais podem favorecer a jornada do cidadão nos serviços públicos.

Assista ao Webinar na íntegra e entenda tudo sobre Governo Digital:

Como a tecnologia pode melhorar a prestação na administração pública?

Por meio do Governo Digital é possível otimizar os serviços públicos. Eles possibilitam que o usuário solicite, acompanhe e obtenha uma resposta de forma digital. Além de disponibilizar canais de interação digital, como chatbots, ouvidoria, entre outros. Estes canais digitais possibilitam que o cidadão tire suas dúvidas acerca dos serviços públicos. E mais importante, eles nem precisam se deslocar até o órgão ou fazer uma ligação.

A transformação digital no setor público também possibilita a criação de portais únicos de serviços públicos, ou seja, o cidadão tem acesso à mais de um órgão por meio de um mesmo portal.

Controle, transparência e engajamento no Governo Digital

No contexto digital, a Administração Pública tem a possibilidade de parametrizar regras de negócio, disponibilizar dados públicos e cruzar bases de dados. Com isso, a probabilidade de ocorrer atos discriminatórios ou que não tenham conformidade com as leis diminuem significativamente.

Assim como a parametrização de regras de negócio, no Governo Digital é possível disponibilizar dados públicos sobre orçamento público e processos de compras do Governo. Bem como cruzar bases de dados e informações públicas para verificar se ações de agentes públicos são legais ou não.

Como ter mais produtividade e eficiência na Administração Pública?

As tecnologias possibilitam uma racionalização de gastos, visto que é possível reduzir ou eliminar a utilização de papéis. Também existe a possibilidade de robotizar atividades, por tecnologias como RPA (Robotic Process Automation), para otimizar a alocação de recursos.  Além disso, é possível melhorar os processos de tomada de decisão a partir da análise de dados utilizando ferramentas de Analytics.

A Prefeitura de Santos é um exemplo de como o Governo Digital pode melhorar significativamente a produtividade e eficiência na Administração Pública, pois obtiveram uma economia de mais de 1.5 milhões de reais, apenas com a eliminação de papel nos primeiros 3 anos de projeto.

Confira no vídeo a seguir os principais resultados do Governo Digital na Prefeitura de Santos:

Processos digitais no Setor Público

As soluções de BPMS servem como suporte do ciclo de evoluções dos processos e possibilita uma maior sinergia entre as áreas de negócios e tecnologia da informação. Estas soluções abrangem a representação gráfica do modelo de processos e armazenamento de processo de negócios, bem como a configuração de sistemas para controlar cada etapa e coordenar documentos e informações.

Por meio de processos digitais, a Administração Pública pode entender quais são os caminhos que o processo pode seguir, definindo regras de negócio, executores e responsáveis pela aprovação de cada atividade. Dessa forma, pode otimizar o fluxo de trabalho e melhorar a produtividade.

Outro benefício proporcionado por processos digitais no setor público é a possibilidade de melhorar a experiência do usuário por meio de integrações de sistemas e formulários digitais. Dessa forma, os serviços digitais podem ser acessados com muito mais praticidade, simplificando a jornada do cidadão.

Gostou do nosso artigo? Tem alguma dúvida? É só deixar nos comentários. Não esqueça de compartilhar com seus colegas! 🙂

 

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

11/08/2023

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!