Tendências para o Web Design em 2013

O Web Design é uma das áreas de interesse aqui no Blog da Lecom. Semanalmente, trazemos exemplos de boas práticas e inovação de todas as partes do mundo, juntamente com dicas, apresentações, vídeos e muito mais para todos os que trabalham com o desenvolvimento de sites. É uma atividade extremamente dinâmica, em que a necessidade de estar permanentemente atualizado é crucial. Por isso, da mesma forma como fizemos em 2011, vamos hoje falar de algumas tendências que marcarão o ano que vem.

Design Responsivo

Provavelmente a expressão mais comentada nos principais sites e foruns ligados ao web design. Nós falamos de Design Responsivo ao longo de 2012, e tudo indica que em 2013 ele será ainda mais importante, à medida que os mercados de tablets e smartphones também forem crescendo.

Tudo é maior

Uma tendência interessante, também motivada pela ascensão dos tablets e smartphones como pontos de acessoà Internet. Assistiremos a um aumento generalizado das dimensões de elementos como ícones e botões, pensando na navegabilidade em dispositivos móveis.

Infografia e Interatividade

A presença de elementos como mapas, gráficos e diagramas será mais comum, associados à dinâmica interativa que é natural na  navegação moderna pela Internet. Certas páginas  por exemplo, poderão ser  transformadas em infográficos interativos, algo que já começamos a ver em 2012. O uso de infográficos, por outro lado, vem se firmando como uma das principais ações de Marketing de conteúdo, o que irá continuar acontecendo nos próximos anos.

Abram alas para o espaço branco

Seguindo uma linha mais minimalista, mas sem ser ‘simplista’, são muitos os experts que defendem o uso sem medos do espaço branco. Facilidade de leitura sem sobrecarregar o internauta, equilíbrio e harmonia no design, organização, são várias as vantagens em optar por um design mais leve em que a cor branca predomina.   Claro que outras tendências como o uso de imagens grandes, o aumento da presença da tipografia e o ‘eterno’ duelo entre Flash e HTML5 continuarão a marcar o ano de 2013, entre outras que abordamos o ano passado. E para você, quais são as principais tendências que marcarão o Web Design no ano que vem? Deixe a sua opinião nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.