Tecnologia do Futuro — Como Ela Está Mudando o Mundo?

Pare por alguns segundos e tente imaginar o mundo daqui a dez anos. Como você acha que será a tecnologia do futuro? Quais serão os benefícios e as mudanças?

Embora seja difícil responder a estas perguntas, o Fórum Econômico Mundial listou alguns dos principais avanços tecnológicos previstos para acontecer até o final da próxima década (2030). Os especialistas se basearam nos estudos que já estão em andamento em laboratórios, universidades e grandes empresas do ramo.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra!

Como a tecnologia do futuro pode mudar o mundo?

Antes de darmos alguns exemplos das transformações positivas que nos aguardam nos próximos anos , é importante ter em mente que toda a tecnologia do futuro terá um poder de influência gigantesco em nossas vidas.

Isso porque teremos que nos adaptar aos novos moldes e aprender a lidar com o universo digital cada vez mais presente no cotidiano. Trabalho, hobbies, afazeres corriqueiros, medicina e até mesmo simples óculos de leitura ou roupas serão parte da revolução.

No trabalho, por exemplo, os processos tendem a ser ainda mais práticos e automatizados, eliminando de vez a perda de tempo em questões organizacionais ou que não necessitam, de fato, da intervenção humana. Tudo o que você precisa estará em sua frente, bastando, para isso, poucos cliques.

A tecnologia do futuro causará uma verdadeira reviravolta na rotina pessoal e profissional. Para facilitar a compreensão, veja alguns exemplos citados no Fórum Econômico Mundial.

Inteligência artificial

Este é um caminho que já está começando a tomar forma e, caso siga na mesma intensidade, será uma forte realidade nos próximos dez anos. A inteligência artificial se tornará uma tendência em todas as áreas de atuação, onde os insights proporcionados pelo sistema serão de extrema importância e influência nas tomadas de decisão dos negócios de grande porte.

Aumento no uso da internet

A estimativa dos especialistas é que em 2024, cerca de 80% da população mundial tenha acesso à internet, o que significa que, aproximadamente 6 bilhões de pessoas terão representatividade digital dentro de suas vidas. Para se ter uma ideia, hoje este número está na casa dos 47%.

Transformação de itens comuns

Conforme citamos no início do artigo, mesmo os óculos de leitura e as roupas estão sujeitos às otimizações da tecnologia do futuro. A previsão é que ao menos 10% dos óculos estejam conectados à internet em 2023, com o objetivo de gerar experiência de realidade virtual e aumentada, além de “rastreamento visual”, que possibilitará virar a página sem usar as mãos.

Em relação às roupas, os estudiosos do assunto acreditam que 10% da população mundial fará uso de roupas inteligentes. Elas virão com um chip acoplado e servirão para transmitir os mais diversos tipos de informação por meio da internet. Assim, você poderá acessá-las pelo celular.

Gostou de saber mais sobre a tecnologia do futuro? Que tal começar uma revolução digital na sua empresa agora mesmo? Conheça a Plataforma Lecom e transforme processos analógicos em verdadeiras experiências digitais. Dessa forma, os seus colaboradores terão muito mais autonomia, produtividade e inteligência no controle de projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.