Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

GOL, solução à medida para o Grupo Votorantim

No Lecom em Ação de hoje vamos falar da Solução de Gestão Online (GOL), um projeto criado em conjunto com a VCP, que atualmente faz parte do Grupo Votorantim. Esta solução foi estruturado para atender empresas focadas em gestão da qualidade, onde o nível gerencial tem acesso rápido e preciso a informações sobre os indicadores da empresa, bem como ao histórico e a evolução dos dados, auxiliando na tomada de decisões.

Através do GOL, é possível acompanhar continuamente os planos de ação (PDCA), a fim de verificar as causas de determinada irregularidade para definir como e em que período corrigir os desvios e anomalias. Mesmo com as transformações internas e a aquisição de novas empresas por parte do Grupo Votorantim, essa solução permaneceu ativa, por ser estável, aderente e flexível às necessidades do mercado, e em busca de um processo cada vez mais assertivo, as equipes da Votorantim Metais e Votorantim Siderurgia participaram de treinamento assistido nos meses de março e agosto de 2010.

A capacitação foi realizada em duas modalidades: – Na Votorantim Metais, as atividades foram realizadas em Minas Gerais, separadamente nas unidades de 3 Marias, entre 9 e 11 de março, e Juiz de Fora, entre 17 e 19 de março. – Na Votorantim Siderurgia, todos os facilitadores foram reunidos em São Paulo entre os dias 3 e 5 de agosto. Entre os participantes, estavam colaboradores das unidades do Brasil, da Colômbia e da Argentina. Nas duas situações, a modalidade de treinamento assistido foi adotada para que houvesse uma troca de informações, já que as empresas detêm as informações sobre o dia-a-dia de trabalho e a Lecom possui o know-how sobre o GOL. Todo esse processo é realizado com os facilitadores da Votorantim, ou seja, com os gestores que fazem parte do sistema de qualidade da empresa, para que estes colaboradores repliquem o conhecimento aos outros membros da equipe.

Equipe envolvida

Para o desenvolvimento do GOL e a realização dos treinamentos, a Lecom conta com o diretor de operações Tiago Amôr, com a coordenadora Marli Lima, responsável por coordenar o projeto desde o surgimento da ferramenta em 2004, com os colaboradores Marcos Oliveira e Daniel Negrisoli, desenvolvedores do GOL, e com o analista Bruno Rodrigues, que auxilia nos processos e se envolve com os treinamentos. De acordo com Bruno, as experiências de treinamento foram “intensas, desafiadoras e agregaram muito conhecimento, pois houve contato com um grande número de executivos com vasta experiência, além da responsabilidade de lidar com dados referentes à produção”.

Benefícios adquiridos com a implantação do GOL

Para realizar o controle de qualidade, a gestão dos indicadores era feita através de diversas planilhas. Para isso, os responsáveis pelos setores recebiam dados diretamente das fábricas, e agrupavam essas informações para repassar à gestão corporativa. Com a utilização do GOL, os diretores não precisam solicitar a preparação e o envio dos elementos necessários, já que dados diversos como metas e gráficos são prontamente disponibilizados no sistema. Além desta facilidade, o ideal é que o GOL seja utilizado para definir metas anuais, funcionalidade que será adotada pela Votorantim a partir de 2011.

Resultados

Após o treinamento realizado na Votorantim Siderurgia, a Lecom aplicou uma pesquisa de satisfação, e foi avaliada de forma muito positiva em diversos aspectos como domínio da ferramenta, comunicação com o cliente, transmissão de conhecimento sobre a ferramenta, e condução das atividades.

Ainda neste ano, duas outras fases estão sendo finalizadas a fim de melhorar a vivência dos colaboradores com o sistema. Além disso, a Lecom prepara um sistema de tradução para inglês e espanhol para o GOL, que pretende ampliar ainda mais seu alcance no futuro. Este é mais um exemplo do tipo de solução personalizada que a equipe Lecom está preparada para desenvolver.

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!