GOL, solução à medida para o Grupo Votorantim

No Lecom em Ação de hoje vamos falar da Solução de Gestão Online (GOL), um projeto criado em conjunto com a VCP, que atualmente faz parte do Grupo Votorantim. Esta solução foi estruturado para atender empresas focadas em gestão da qualidade, onde o nível gerencial tem acesso rápido e preciso a informações sobre os indicadores da empresa, bem como ao histórico e a evolução dos dados, auxiliando na tomada de decisões.

Através do GOL, é possível acompanhar continuamente os planos de ação (PDCA), a fim de verificar as causas de determinada irregularidade para definir como e em que período corrigir os desvios e anomalias. Mesmo com as transformações internas e a aquisição de novas empresas por parte do Grupo Votorantim, essa solução permaneceu ativa, por ser estável, aderente e flexível às necessidades do mercado, e em busca de um processo cada vez mais assertivo, as equipes da Votorantim Metais e Votorantim Siderurgia participaram de treinamento assistido nos meses de março e agosto de 2010.

A capacitação foi realizada em duas modalidades: – Na Votorantim Metais, as atividades foram realizadas em Minas Gerais, separadamente nas unidades de 3 Marias, entre 9 e 11 de março, e Juiz de Fora, entre 17 e 19 de março. – Na Votorantim Siderurgia, todos os facilitadores foram reunidos em São Paulo entre os dias 3 e 5 de agosto. Entre os participantes, estavam colaboradores das unidades do Brasil, da Colômbia e da Argentina. Nas duas situações, a modalidade de treinamento assistido foi adotada para que houvesse uma troca de informações, já que as empresas detêm as informações sobre o dia-a-dia de trabalho e a Lecom possui o know-how sobre o GOL. Todo esse processo é realizado com os facilitadores da Votorantim, ou seja, com os gestores que fazem parte do sistema de qualidade da empresa, para que estes colaboradores repliquem o conhecimento aos outros membros da equipe.

Equipe envolvida

Para o desenvolvimento do GOL e a realização dos treinamentos, a Lecom conta com o diretor de operações Tiago Amôr, com a coordenadora Marli Lima, responsável por coordenar o projeto desde o surgimento da ferramenta em 2004, com os colaboradores Marcos Oliveira e Daniel Negrisoli, desenvolvedores do GOL, e com o analista Bruno Rodrigues, que auxilia nos processos e se envolve com os treinamentos. De acordo com Bruno, as experiências de treinamento foram “intensas, desafiadoras e agregaram muito conhecimento, pois houve contato com um grande número de executivos com vasta experiência, além da responsabilidade de lidar com dados referentes à produção”.

Benefícios adquiridos com a implantação do GOL

Para realizar o controle de qualidade, a gestão dos indicadores era feita através de diversas planilhas. Para isso, os responsáveis pelos setores recebiam dados diretamente das fábricas, e agrupavam essas informações para repassar à gestão corporativa. Com a utilização do GOL, os diretores não precisam solicitar a preparação e o envio dos elementos necessários, já que dados diversos como metas e gráficos são prontamente disponibilizados no sistema. Além desta facilidade, o ideal é que o GOL seja utilizado para definir metas anuais, funcionalidade que será adotada pela Votorantim a partir de 2011.

Resultados

Após o treinamento realizado na Votorantim Siderurgia, a Lecom aplicou uma pesquisa de satisfação, e foi avaliada de forma muito positiva em diversos aspectos como domínio da ferramenta, comunicação com o cliente, transmissão de conhecimento sobre a ferramenta, e condução das atividades.

Ainda neste ano, duas outras fases estão sendo finalizadas a fim de melhorar a vivência dos colaboradores com o sistema. Além disso, a Lecom prepara um sistema de tradução para inglês e espanhol para o GOL, que pretende ampliar ainda mais seu alcance no futuro. Este é mais um exemplo do tipo de solução personalizada que a equipe Lecom está preparada para desenvolver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.