Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Série: BPM e suas aplicações, parte II

Simplificação de Processos Organizacionais — Como Aplicar?

O que é metodologia? Metodologia baseia-se em procedimentos para adquirir conhecimento ou passos codificados e esquematizados para se atingir determinado objetivo; e tem como finalidade captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis a um processo, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.

Toda empresa tem seus métodos e é cada vez mais necessário automatizá-los. E como isso é possível? Começa agora a segunda parte, de três, da série de posts sobre BPM e suas aplicações. Para se criar um método é necessário ter em mente o objetivo a ser conquistado como, por exemplo, ganho de tempo, aumento do desempenho, redução de pessoas envolvidas, respostas rápidas, entre outros. Essa é a primeira etapa para a automação.

Tendo ciência de onde se quer chegar, o passo seguinte é desenhar como esse objetivo será alcançado. Sim, desenhar mesmo, como um fluxograma, ou seja, detalhar passo a passo, quais são as pessoas envolvidas, tempo de execução de cada etapa, etc. Na primeira parte da série demos o exemplo sobre um processo de contratação em uma empresa, e colocá-lo no “papel” é o desenho ou modelagem de processo. Veja o exemplo abaixo sobre uma modelagem:

Essa é a segunda etapa do processo de automação mas e agora? Respondendo à pergunta feita no início do post, a aplicação da metodologia acontece por meio de um software conhecido como BPMS (Business Process Management System). É onde o desenho deve ser incluído e é quem o colocará em prática. E o que esse software deve ter?

  • Ser aderente aos padrões de BPM;
  • Permitir a modelagem de processos;
  • Permitir a integração com outros sistemas, como um ERP;
  • Monitorar indicadores dos processos (KPI);
  • Promover o gerenciamento eletrônico de documentos (GED).

E as vantagens são muitas, como: visibilidade, padronização, controle, produtividade, satisfação, agilidade, rastreabilidade, entre outros. O ATOS BPM é aderente aos padrões BPM e neste mês lança o seu modelador de processos denominado ATOS Modeler, conheça em primeira mão e saiba que está disponível gratuitamente em nosso site para sua utilização. Use e nos envie seus comentários, acesse ATOS Modeler. Por Soraya Alvares, Marketing & Negócios, e André Farina, coordenador de Produtos & Tecnologia.

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

19/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!