Série: BPM e suas aplicações, parte II

O que é metodologia? Metodologia baseia-se em procedimentos para adquirir conhecimento ou passos codificados e esquematizados para se atingir determinado objetivo; e tem como finalidade captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis a um processo, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.

Toda empresa tem seus métodos e é cada vez mais necessário automatizá-los. E como isso é possível? Começa agora a segunda parte, de três, da série de posts sobre BPM e suas aplicações. Para se criar um método é necessário ter em mente o objetivo a ser conquistado como, por exemplo, ganho de tempo, aumento do desempenho, redução de pessoas envolvidas, respostas rápidas, entre outros. Essa é a primeira etapa para a automação.

Tendo ciência de onde se quer chegar, o passo seguinte é desenhar como esse objetivo será alcançado. Sim, desenhar mesmo, como um fluxograma, ou seja, detalhar passo a passo, quais são as pessoas envolvidas, tempo de execução de cada etapa, etc. Na primeira parte da série demos o exemplo sobre um processo de contratação em uma empresa, e colocá-lo no “papel” é o desenho ou modelagem de processo. Veja o exemplo abaixo sobre uma modelagem:

Essa é a segunda etapa do processo de automação mas e agora? Respondendo à pergunta feita no início do post, a aplicação da metodologia acontece por meio de um software conhecido como BPMS (Business Process Management System). É onde o desenho deve ser incluído e é quem o colocará em prática. E o que esse software deve ter?

  • Ser aderente aos padrões de BPM;
  • Permitir a modelagem de processos;
  • Permitir a integração com outros sistemas, como um ERP;
  • Monitorar indicadores dos processos (KPI);
  • Promover o gerenciamento eletrônico de documentos (GED).

E as vantagens são muitas, como: visibilidade, padronização, controle, produtividade, satisfação, agilidade, rastreabilidade, entre outros. O ATOS BPM é aderente aos padrões BPM e neste mês lança o seu modelador de processos denominado ATOS Modeler, conheça em primeira mão e saiba que está disponível gratuitamente em nosso site para sua utilização. Use e nos envie seus comentários, acesse ATOS Modeler. Por Soraya Alvares, Marketing & Negócios, e André Farina, coordenador de Produtos & Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.