Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Série: BPM e suas aplicações, parte I

Business Process Management, ou BPM, ou Gestão de Processos de Negócios. A nomenclatura vai ganhando proporções cada vez maiores e é pauta de muitas reuniões, independente do porte da empresa.  É um assunto discutido há cerca de 20 anos no mundo, porém centralizado a grandes corporações e hoje em dia, começa a ganhar mais espaço no mercado corporativo, inclusive brasileiro. Porém, para a população é muito pouco divulgado. Começamos agora uma série de posts chamado BPM e suas aplicações, não precisa ser da área para entender a temática. BPM (Business Process Management) é o conceito que define ações de gestão por processos. Porém, o que é um processo? Por exemplo, todos os dias você acorda com o despertador, escova os dentes, troca de roupa, come alguma coisa e vai para o trabalho. Esse é um processo diário, agora, imagine se você acordasse sozinho, alguém ou algo escovasse os dentes para você ou eles ficassem limpos sozinhos, trocasse sua roupa com o estalar dos dedos e te levasse para o trabalho? Seria o BPM da vida.

Adequando essa realidade para uma empresa, podemos usar o processo de contratação de uma pessoa para exemplificar: Começa com a necessidade de contratar uma pessoa para determinada função, um pedido é feito para o RH. A vaga é aberta e divulgada, currículos são recebidos, análise dos currículos é feita, escolha dos profissionais que melhor se adaptam para aquele momento, pessoas são convocadas para a entrevista e é realizada pelo RH. O RH leva suas considerações para diretoria, outra entrevista é realizada e possíveis testes e dinâmicas também, outro bate papo com a diretoria. Uma pessoa é escolhida e é comunicada, as outras são comunicadas que não foram escolhidas. (Ufa!) Certo? Tudo isso é feito por email, papeis, telefonemas e algumas informações podem se perder ou ficar incompletas no caminho. O BPM faz toda essa troca de informações com segurança, com exceção do contato pessoal. Simples não? Sim. Esse é um exemplo de processo, porém numa empresa há diversos processos. O BPM faz a automação de todos eles, através de um conceito.

O conceito se torna real através de um BPMS (Business Process Management System), por exemplo. Desde micro a grandes empresas, todas têm processos. E o que isso proporciona? Ganho de tempo, agilidade, histórico de informações, envolvimento das pessoas corretas em cada processo, evita perda de dados e uso de papel. A Lecom possui o seu BPMS, é o ATOS Lecom. Já falamos sobre ele diversas vezes aqui no Blog Lecom, bem como mostramos cases de sucesso de nossos clientes, como a FerrettiGroup e Melitta.

Nos próximos posts, falaremos um pouco mais sobre os diferentes processos existentes e traremos exemplos sobre nossos clientes e como eles utilizam esses processos. Acompanhe!

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

23/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!