Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Quais são as etapas da solução de regras de negócio?

Uma regra de negócio deve fazer parte de um processo, mais precisamente como parte de uma atividade humana ou automática.

Em ambas as atividades a ANÁLISE DO CENÁRIO ATUAL É NECESSÁRIA para que se ENTENDA e DOCUMENTE as regras de negócio da atividade e do respectivo processo, validando por exemplo:

  1. Relevância no processo e agregação de valor ao negócio em si;
  2. Reduzir o gap entre a documentação e a execução  do projeto. Validação do conhecimento explícito com o conhecimento tácito;
  3. Mapeamento do fluxo de execução das regras (entradas, processamento e saídas).
  4. Incidência de execução de cada regra (volumetria, processos correlacionados e tempo de execução

Quais são as etapas da solução de regras de negócio?

 

Em posse destas informações, as regras de negócio precisarão ser revisadas para identificação de gargalos, duplicidade e relevância no processo para que possam ser modeladas, melhorando as regras atuais ou transformando-as em novas regras mais efetivas ao negócio.

PARA A MODELAGEM DAS NOVAS REGRAS DE NEGÓCIO PRECISAMOS OBTER AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

  1. Entrada (informações, dados a serem processados e formato de entrada);
  2. Processamento  (sistemas, bases de dados e quantidade de execuções);
  3. Saída (respostas esperadas, sistemas que acessarão ou consumirão as regras e formato de retorno).

 

COM TODAS ESTAS INFORMAÇÕES ONDE PODEREI GERENCIAR ESTAS REGRAS?

Em um Motor de Regras de Negócio podemos criar as regras de negócio modeladas, integrá-las a base de dados ou a serviços web de diversos sistemas e fornecedores para definição do processamento e definição da resposta do processamento como retorno ao sistema que iniciou a execução da regra de negócio em questão.

No motor de regras de negócio a simulação torna-se um grande diferencial, permitindo que antes da disponibilização das regras de negócio em produção, as mesmas poderão ser analisadas com dados reais.

Um item muito importante que poucos fabricantes e especialistas dão a devida atenção é o desempenho da execução, tanto da regra de negócio, quanto do motor de regras de negócio, sendo que este desempenho deve ser analisado juntamente com as simulações para que no caso de gargalos, os mesmos possam ser tratados em um ambiente controlado e sem afetar a produção do dia a dia.

Após ajustes, definição das regras de negócio e disponibilização em produção, elas precisam ser monitoradas e controladas para verificação contínua de execução, disponibilidade e desempenho.

Um outro fator importante no monitoramento é a identificação de incidências das regras, pois pode haver situações em que uma regra, inicialmente identificada como primordial ao negócio, possui uma execução baixa ou o resultado de retorno é baixo. Neste casos uma nova análise deve ser feita e o ciclo de melhoria contínua, como de processos, deve ser iniciado.

 

Artigo publicado no blog da ASBPM por Rodrigo Cavalcante

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

06/03/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!