Projeto é processo e vice-versa?

Por Raphael Albino, Colunista do Blog Lecom

Usualmente, ao iniciar a primeira aula sobre gerenciamento de projetos, o docente costuma logo de cara conceituar a diferença entre processo e projeto. Em tempos onde existe uma miscelânea de conceitos e vários “gurus-videntes-geradores-de-abobrinha” espalhados por aí, gostaria de trazer neste texto uma visão simplificada e objetiva diferenciando duas importantes estratégias nas quais as organizações se deparam em seu dia-a-dia: processo e projeto.

Podemos enxergar as organizações como uma instituição repleta de processos que são executados continuamente para que sua operação não pare, isto é, a organização necessita de tarefas e etapas, o mais otimizadas possíveis, para opere de forma sustentável (fica aqui a dica para a leitura do excelente post disponível neste Blog sobre a relação entre gestão de processos e sustentabilidade). No entanto, além do pensamento de melhoria continuada, se torna relevante um olhar para novas necessidades, mudanças internas/externas e incertezas nas quais as organizações são diariamente confrontadas e, é neste ponto que se torna importante a gestão de projetos.

Afinal, o que são projetos e quais as diferenças entre processos e projetos?

Segundo o PMI, projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A ABNT diz que projeto é um processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.

Segundo as definições apresentadas acima, é possível destacar algumas características essenciais que giram em torno dos projetos como, a temporariedade, singularidade e a progressividade.

Tanto projetos quanto processos são realizados pelas organizações para atingir um conjunto de objetivos. As principais diferenças referem-se ao fato de que os projetos são únicos e temporários, enquanto os processos são contínuos e repetitivos.

Embora existam diferenças, ambos são realizados por pessoas, obedecem a restrições de recursos e são planejados, executados e controlados.

O quadro abaixo ilustra as principais diferenças entre projetos e processos.

PROJETO

PROCESSO

Temporário. Contínuo – o processo se repete continuamente.
Produz um único produto ou serviço (exclusivo). Produz o mesmo produto ou serviço repetidamente.
Recursos dedicados ao projeto. Recursos dedicados à operação.

Gostaria de fechar este texto trazendo uma metáfora que costumo compartilhar com os alunos do curso de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos do SENAC Bauru.

Se pensarmos que o corpo humano é uma grande fábrica geradora de energia que nos mantém ativos para encarar o dia-a-dia, chegamos a conclusão de que são necessárias várias atividades que nos auxiliem no alcance deste objetivo. Ações como comer, beber, higienizar-se e repousar, são processos essenciais que executamos rotineiramente, que produzem o mesmo produto/serviço e que suportam nossa “operação diária”. Agora, quando vem chegando o verão, sempre surge em nossas mentes, seja por conta dos estímulos midiáticos ou mesmo por conta daquela barriguinha saliente, o tal “Projeto Verão”, isto é, em decorrência de algum evento (aquele toque sutil da esposa-namorada-parceira), percebemos a necessidade de uma mudança (ficar em forma), com um fim bem definido (em muitos casos acaba antes mesmo da segunda semana de atividades físicas), com um resultado único (afinal queremos enxugar todas as calorias adquiridas no ano o mais breve possível) e com recursos dedicados (temos que despender tempo, dinheiro e atenção com as atividades da academia). Sendo assim, interagimos em nossas vidas com aquelas atividades rotineiras e contínuas (processos) e com novas ideias, propósitos e sonhos (projetos).

Interessou-se pelo assunto? Não deixe de interagir com as seguinte referências:

E aí, o que achou? Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *