Processo digital: uma relação fundamental para transformação

A transformação digital tem sido protagonista em nosso contexto atual de negócios. Nos dias de hoje, as organizações têm desfrutado de várias melhorias em seus processos, cujo mérito pertence à tecnologia digital. Entretanto, o sucesso desta transição não está na utilização de tecnologias revolucionárias, mas sim na maneira como se implementa um processo digital.

É importante ressaltar que, compreender o aspecto cultural e comportamental é mais importante do que a modernidade da tecnologia. Portanto, a transformação digital consiste na tecnologia voltada à melhorar a vida dos seres humanos.

Processos e a transformação digital

O tema processo digital ganhou um aumento na popularidade no ambiente de negócios após a acessão do BPM. Esta disciplina gerencial que foca integrar os elementos dos processos, influenciou a visão dos CEOs a adotar uma gestão horizontal dos negócios.

Esta visão horizontal na gestão fez com que os setores da organização passassem a ser analisados de maneira qualitativa. O foco passou a ser na performance dos processos em relação à qualidade e consistência do resultado. Além disso, os setores passaram a ser vistos como partes de um todo, portanto, o conceito de integração de processos passou a ser muito valorizado.

Neste contexto, a transformação digital possui a finalidade de organizar, padronizar, controlar e otimizar os processos, além de proporcionar uma integração com o mínimo de riscos ou falhas.

Mas será que a transformação digital simultânea em todos os setores de uma organização seria eficaz?

Ao longo tempo, foi percebido que implementar processos digitais de maneira gradativa é muito mais eficaz do que tentar transformar a organização toda simultaneamente.

Isso acontece porque além da tecnologia, é necessário que os processos digitais sejam absorvidos pela cultura organizacional. Por este fato, implementar processos digitais em um setor de cada vez, testá-los e ver na prática seus resultados se mostrou muito mais eficiente.

Desta forma, a transformação digital acontece de maneira orgânica, pois as pessoas envolvidas irão entender de maneira prática e gradativa cada ferramenta implementada.

Principais buzzwords da transformação digital

Há quatro termos muito presentes no contexto da transformação digital, são eles:

  • Inteligência Artificial
  • Internet of Things
  • Analytics 
  • Robotic Process Automation (RPA)

O propósito destas ferramentas digitais está em melhorar a vida dos seres humanos. No ambiente de negócios, proporcionam diversas vantagens e otimizações de processos.

Entenda cada uma destas buzzwords e como elas se contextualizam no processo de transformação digital:   

Inteligência Artificial

Trata-se de algoritmos que simulam a inteligência humana. Estes algoritmos capazes de aprender por meio de experiências e indicar soluções com base nestes aprendizados, assim como a inteligência humana.

Internet of Things (IoT)

Consiste na conexão de dispositivos móveis que resulta em grande inteligência. Esta conexão possibilita uma comunicação rápida e trocas de informações estratégicas.

Na internet das coisas, a tecnologia proporciona uma grande praticidade ao cotidiano das pessoas. Os processo de compra e relações de negócios também desfrutam desta praticidade.

Analytics

No ambiente digital, a mensuração de dados se torna muito mais fácil. Portanto, é possível compreender comportamentos por meio de análise de histórico. Desta forma, a tomada de decisões será mais assertiva, diminuindo os riscos e perdas de cada ação.

Robotic Process Automation (RPA)

O RPA é nada menos do que tecnologias que simulam trabalhos humanos de baixa complexidade analítica em processos repetitivos. Softwares robôs operam o sistema como um usuário e executam as tarefas baseadas em regras, liberando a equipe para focar em tarefas que realmente exijam cognição humana.  

Apesar de cada um destes elementos possuírem funções distintas, todos eles possuem um fundamento em comum: o insumo básico para configurar seu funcionamento é o comportamento humano no processo digital.

A maneira como os seres humanos realizam os processos no ambiente digital será a base para o funcionamento das ferramentas digitais.

Os processos digitais serão os elementos que irão coordenar as ferramentas de transformação digital. E o comportamento humano será a base que definirá os processos.

Processos digitais como alicerce da transformação digital

Entender como os processos digitais são essenciais para estabelecer uma transformação digital em uma organização é um passo decisivo para implementar novas tecnologias em seus negócios.

Portanto, se você busca transformar processos analógicos em digitais, confira o webinar do Diego Mesquita, disponível em nosso canal no Youtube. Nele é apresentada a relação de alicerce entre processos digitais e transformação digital. Além de como isto influencia na sua proposição de valor no mercado.

Como a Lecom se insere neste contexto?

As tecnologias utilizam o comportamento humano nos processos digitais como base em suas configurações. Portanto, implementar processo digital é uma premissa para a transformação digital.

Entretanto, a implementação de processos digitais vai muito além de adquirir tecnologias. A maneira como se implementa as tecnologias precisa ser orgânica e conciliada com um mudança de mindset. É neste ponto que as soluções da Lecom se encaixam. Utilizando o método ágil, a Lecom entrega processos digitais de maneira orgânica.

Método ágil é exatamente o processo dividido em fases e com experimentação constante. Desta maneira, acontece a interação de todos os envolvidos no processo, tornando a transformação digital parte da cultura organizacional.

Preparado para a transformação e a revolução digital?

O que achou do conteúdo? Comente abaixo! E não se esqueça de acompanhar nossas redes sociais e nosso canal no Youtube.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.