Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Processo digital: uma relação fundamental para transformação

A transformação digital tem sido protagonista em nosso contexto atual de negócios. Nos dias de hoje, as organizações têm desfrutado de várias melhorias em seus processos, cujo mérito pertence à tecnologia digital. Entretanto, o sucesso desta transição não está na utilização de tecnologias revolucionárias, mas sim na maneira como se implementa um processo digital.

É importante ressaltar que, compreender o aspecto cultural e comportamental é mais importante do que a modernidade da tecnologia. Portanto, a transformação digital consiste na tecnologia voltada à melhorar a vida dos seres humanos.

Processos e a transformação digital

O tema processo digital ganhou um aumento na popularidade no ambiente de negócios após a acessão do BPM. Esta disciplina gerencial que foca integrar os elementos dos processos, influenciou a visão dos CEOs a adotar uma gestão horizontal dos negócios.

Esta visão horizontal na gestão fez com que os setores da organização passassem a ser analisados de maneira qualitativa. O foco passou a ser na performance dos processos em relação à qualidade e consistência do resultado. Além disso, os setores passaram a ser vistos como partes de um todo, portanto, o conceito de integração de processos passou a ser muito valorizado.

Neste contexto, a transformação digital possui a finalidade de organizar, padronizar, controlar e otimizar os processos, além de proporcionar uma integração com o mínimo de riscos ou falhas.

Mas será que a transformação digital simultânea em todos os setores de uma organização seria eficaz?

Ao longo tempo, foi percebido que implementar processos digitais de maneira gradativa é muito mais eficaz do que tentar transformar a organização toda simultaneamente.

Isso acontece porque além da tecnologia, é necessário que os processos digitais sejam absorvidos pela cultura organizacional. Por este fato, implementar processos digitais em um setor de cada vez, testá-los e ver na prática seus resultados se mostrou muito mais eficiente.

Desta forma, a transformação digital acontece de maneira orgânica, pois as pessoas envolvidas irão entender de maneira prática e gradativa cada ferramenta implementada.

Principais buzzwords da transformação digital

Há quatro termos muito presentes no contexto da transformação digital, são eles:

  • Inteligência Artificial
  • Internet of Things
  • Analytics 
  • Robotic Process Automation (RPA)

O propósito destas ferramentas digitais está em melhorar a vida dos seres humanos. No ambiente de negócios, proporcionam diversas vantagens e otimizações de processos.

Entenda cada uma destas buzzwords e como elas se contextualizam no processo de transformação digital:   

Inteligência Artificial

Trata-se de algoritmos que simulam a inteligência humana. Estes algoritmos capazes de aprender por meio de experiências e indicar soluções com base nestes aprendizados, assim como a inteligência humana.

Internet of Things (IoT)

Consiste na conexão de dispositivos móveis que resulta em grande inteligência. Esta conexão possibilita uma comunicação rápida e trocas de informações estratégicas.

Na internet das coisas, a tecnologia proporciona uma grande praticidade ao cotidiano das pessoas. Os processo de compra e relações de negócios também desfrutam desta praticidade.

Analytics

No ambiente digital, a mensuração de dados se torna muito mais fácil. Portanto, é possível compreender comportamentos por meio de análise de histórico. Desta forma, a tomada de decisões será mais assertiva, diminuindo os riscos e perdas de cada ação.

Robotic Process Automation (RPA)

O RPA é nada menos do que tecnologias que simulam trabalhos humanos de baixa complexidade analítica em processos repetitivos. Softwares robôs operam o sistema como um usuário e executam as tarefas baseadas em regras, liberando a equipe para focar em tarefas que realmente exijam cognição humana.  

Apesar de cada um destes elementos possuírem funções distintas, todos eles possuem um fundamento em comum: o insumo básico para configurar seu funcionamento é o comportamento humano no processo digital.

A maneira como os seres humanos realizam os processos no ambiente digital será a base para o funcionamento das ferramentas digitais.

Os processos digitais serão os elementos que irão coordenar as ferramentas de transformação digital. E o comportamento humano será a base que definirá os processos.

Processos digitais como alicerce da transformação digital

Entender como os processos digitais são essenciais para estabelecer uma transformação digital em uma organização é um passo decisivo para implementar novas tecnologias em seus negócios.

Portanto, se você busca transformar processos analógicos em digitais, confira o webinar do Diego Mesquita, disponível em nosso canal no Youtube. Nele é apresentada a relação de alicerce entre processos digitais e transformação digital. Além de como isto influencia na sua proposição de valor no mercado.

Como a Lecom se insere neste contexto?

As tecnologias utilizam o comportamento humano nos processos digitais como base em suas configurações. Portanto, implementar processo digital é uma premissa para a transformação digital.

Entretanto, a implementação de processos digitais vai muito além de adquirir tecnologias. A maneira como se implementa as tecnologias precisa ser orgânica e conciliada com um mudança de mindset. É neste ponto que as soluções da Lecom se encaixam. Utilizando o método ágil, a Lecom entrega processos digitais de maneira orgânica.

Método ágil é exatamente o processo dividido em fases e com experimentação constante. Desta maneira, acontece a interação de todos os envolvidos no processo, tornando a transformação digital parte da cultura organizacional.

Preparado para a transformação e a revolução digital?

O que achou do conteúdo? Comente abaixo! E não se esqueça de acompanhar nossas redes sociais e nosso canal no Youtube.  

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

11/08/2023

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!