Processo de transformação digital: descubra como aplicar!

Estamos atravessando uma era de grandes transformações impulsionadas pela onda de avanços tecnológicos que nos atingiu nos últimos anos. As tecnologias estão se tornando um bem de consumo extremamente relevante, e isso impacta significativamente nossa sociedade e consequentemente, a forma de se fazer negócios. Mas como as organizações que não nasceram digitais se adaptam a este contexto? Iniciar um processo de transformação digital é um grande desafio para as organizações  tradicionais. Isso acontece porque processos analógicos mantém as empresas presas ao passado e para soltar as amarras, é necessário transformar seus processos em digitais.

Entenda como se apropriar de novas tecnologias no processo de transformação digital

A revolução digital configura um cenário onde estar no mundo digital e se apropriar de tecnologias é um premissa básica para ser bem sucedido. Atualmente temos diversas soluções disponíveis como:

  • Inteligência Artificial: são algoritmos com capacidade de aprendizagem por meio de experiências que servem como base para aprontar soluções, de forma semelhante a inteligência humana, porém com muito mais assertividade e eficiência;
  • Analytics: possibilita a análise e cruzamento de uma grande quantidade de dados para potencializar e minimizar riscos em processos de tomada de decisões;
  • Internet of Things (IoT): consiste na conexão de dispositivos e objetos para gerar uma grande inteligência que possibilita trocas de informações estratégicas;
  • Robotic Process Automation (RPA): permitem a robotização de atividades baseadas em etapas, para que a equipe direcione seus esforços para atividades que realmente necessitam de cognição humana.

Estas são ferramentas que empoderam organizações à desbravar o oceano de transformações que se tornou o mercado. Porém, é importante ressaltar que a base para o funcionamento destas soluções tecnológicas são dados digitais sobre o funcionamento organização. Portanto, se seus processos não são digitais, a empresa não consegue acompanhar a transação digital exigida pelo mercado atual. 

Em resumo, processos digitais são a base para a transformação digital, pois fornecem os dados necessários para se apropriar das novas tecnologias e sair na frente nessa corrida rumo ao sucesso na era digital. Assim, para iniciar o processo de transformação digital,  processos analógicos devem ser transformados em digitais.

Mas como estão seus processos? Você está pronto para iniciar um processo de transformação digital?

Descubra como obter processos digitais de forma ágil!

Tiago Amôr é Diretor de Processos e Produtos da Lecom, professor, palestrante e acima de tudo, um grande entusiasta da transformação digital. No dia 29/08, fizemos uma transmissão ao vivo na qual o Tiago falou da relação primordial dos processos digitais no processo de transformação digital. Também explicou como o mercado se configura frente à terceira grande onda de invenções.

Quer entender como obter processos digitais de forma ágil e se empoderar para a transformação digital? Assista ao nosso Webinar “Processo analógico X Processo Digital” na integra!

Confira a seguir o que o Tiago Amôr compartilhou conosco sobre os desafios das empresas tradicionais no processo de transformação digital e como os processos digitais são primordiais para o sucesso nessa transição:

“O “novo” pode ser inimigo do ótimo!

Se você é uma startup, que tem todos seus processos digitais, em algoritmos pode parar por aqui, e um grande abraço meu (do Amor) 😉

Mas se você é uma empresa, que tem sistemas legados, verba limitada!!! Continue lendo que com certeza irá se identificar com o assunto.

Eu particularmente adoro estudar a transformação digital, e as tendências tecnológicas. Como um “nerd” nato que nasceu predestinado a trabalhar na área e apaixonado pelo que faz, estudo constantemente as novidades de IA, Blockchain, Indústria 4.0, etc. Dou palestras e aulas sobre isso, leio livros, e estudo muito!

Mas no papel de Diretor de uma empresa que faz transformação digital e vê a dificuldade de 100% das empresas que conheço (isso mesmo, 100%) de grandes banco à grandes indústrias e players do mercado consultoria, serviços, etc, sou obrigado a dizer que MUITO do que está se falando em transformação digital não passa de discursos e buzzwords para vender “mais do mesmo”.

É isso mesmo, a indústria de software utiliza muitas vezes de “novas roupagens” para gerar um novo discurso mas no fundo não geram o valor necessário.

É muito romântico hoje falar de drones, do spotify que matou as gravadoras, que o Uber é o maior “taxista do mundo” sem ter frota, Facebook maior mídia digital sem imprimir nada e tudo isso… são fatos, mas não se aplicam na grande maioria das empresas “tradicionais”.

Saiba tudo sobre BPM

Assine nossa lista para receber grátis as atualizações do blog e acompanhar as novidades da transformação digital no Mundo!

Como as empresas tradicionais podem se adaptar à era digital?

Eu acho sim que essas indústrias precisam se reinventar e transformar. Mas como fazer isso se 80 a 90% do bugdet anual está comprometido com manutenção do ERP, sistemas legados monolíticos, suporte, alterações exigidas pela matriz ou por legislação e políticas internas de atender “áreas e compras estratégicas”?  Como inovar nesse cenário de total “prisão” com o passado e iniciar o processo de transformação digital ?

CIO’s, tenho certeza que quase todos vocês se identificaram com essa conversa. Mas sinto em dizer que não tenho uma solução. Aliás, creio que ninguém terá alguma receita de bolo.

O que eu posso dizer com total convicção é que urgentemente você precisa se tornar digital. Na minha visão e experiência em mais de 5000 projetos de automação de processos e serviços, ser digital é a base para muito de toda transformação que poderá ter que fazer nos próximos anos.  E o mais importante disso, precisa ser algo ágil, flexível (para aceitar mudanças) e principalmente com custo reduzido.

Você precisa entregar software 6X mais rápido no mínimo que qualquer desenvolvimento tradicional e ter 100% de autonomia para poder fazer as suas automações, manutenções ou contratar pessoas para isso sem ficar preso ao fornecedor.

Processos digitais são alicerce para a transformação digital!

Ser digital significa em muito ter os processos e serviços digitais. Será deles e não do e-mail, planilhas e processos analógicos espalhados que você vai conseguir extrair dados, insights. Parece óbvio, mas é fato, não tem como extrair dados de processos analógicos. Não tem como melhorar significativamente algo que não está automatizado ou digital que pode ser medido. Como aplicar IA no processo e ter predições se parte do processo não é digital?

É por isso que na minha visão essa é uma base fundamental. Não acredito que projetos de P&D em transformação digital devam parar. Muito pelo contrário. Acredito que no mínimo automatizar processos passa ser prioridade pois é base para toda digitalização de qualquer negócio.” – (Tiago Amôr).

Gostou do nosso conteúdo? Se tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários, estamos à disposição para ajudá-lo! E não se esqueça de compartilhar com seus amigos!

Nos acompanhe também nas redes sociais e fique por dentro das nossa novidades. Inscreva-se em nosso canal do Youtube!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.