Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Por que falar sobre transformação de negócios agora?

Vivemos um momento de profundas transformações na sociedade. Estamos cada vez mais informados e conectados. Com isso, nos tornamos mais conscientes e capazes de realizar nossas próprias escolhas. Muitos de nós, movidos por aspirações e valores superiores, passam a repensar o significado do trabalho em suas vidas, assim como a reconhecer as restrições e limites das atividades econômicas usuais.
Esse cenário traz riscos e oportunidades para as empresas, que precisarão se reinventar para sobreviver no longo prazo frente às crescentes demandas de clientes, colaboradores, sociedade e meio ambiente.
Os seguintes fatores direcionam a transformação nos negócios:
  1. Significado do Trabalho para as Pessoas: é crescente o número de pessoas que busca promover impactos significativos na sociedade com sua atuação profissional. Para elas, trabalhar apenas por um emprego e remuneração não faz mais sentido. Vida pessoal e profissional se misturam e o trabalho passa a ser fonte de realização e felicidade.
  2. Protagonismo dos Clientes: com um acesso sem precedentes a informações e conhecimento, clientes passam a definir como e quando acessam produtos e serviços, bem como quanto aceitam pagar por estes. Estão, portanto, mais exigentes, demandando experiências personalizadas e obrigando as organizações a rever suas estruturas rígidas e tradicionais. O poder das escolhas muda o jogo em favor dos clientes em diversos setores da economia.
  3. Revolução Digital:tecnologias estão sendo crescentemente aplicadas em diversos aspectos da vida humana e viabilizarão o surgimento de novos negócios e extinção de outros, no que já é considerado uma terceira revolução industrial. Inteligência artificial, nanotecnologia, impressão 3D, bioimpressão, drones etc. estarão disponíveis a custos cada vez mais acessíveis e possibilitarão massiva digitalização, desmaterialização e desmonetização, dentre outros.
  4. Demandas Sociais e Ambientais: já está claro que o crescimento econômico não pode ser infinito num mundo de recursos finitos. Restrições sociais e ambientais cada vez mais impõem limites a inúmeros negócios tradicionais. Precisaremos pensar alternativas para a desigualdade social e massivo desemprego iminente, por exemplo, bem como para a escassez de recursos naturais. O que é ameaça para uns torna-se oportunidade para outros.
Esses direcionadores, em maior ou menor escala, já estão impactando todo tipo de atividade econômica hoje – e o farão cada vez mais, de forma exponencial.
Isso impõe às empresas a necessidade de repensar seu PROPÓSITO, buscando uma atuação mais consciente de seu papel no mundo, hoje e no futuro.
As organizações que sobreviverão a esse momento de profundas transformações na sociedade serão aquelas que enxergarem e se mobilizarem logo frente a tudo isso. A hora é agora. A Transformação de Negócios é necessária e iminente, mas depende do engajamento efetivo de líderes e gestores empresariais.

 

demonstrativo horizontal

Leandro Jesus

Leandro Jesus

Business Transformation

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

16/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!