Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Os desafios da revolução digital para empresas tradicionais

revolução digital - Blog Lecom BPM

Toda empresa será de tecnologia no futuro. Essa afirmação é de Satya Nadella, presidente-executivo da Microsoft e veio para deixar todo mundo no alerta, que a revolução digital já começou!

É fácil observar quando analisamos casos como NetShoes, Amazon, Uber, Airbnb ou várias outras empresas “nascidas” na era digital. Já para empresas tradicionais ou da velha economia o desafio é gigantesco por diversos fatores, desde culturais, regulatórios, financeiros e principalmente tecnológico onde vou me focar.

Se os orçamentos das empresas para de TI crescem praticamente todos os anos, onde está a dificuldade ?
Quais são os problemas que impedem uma empresa de ser ágil digitalmente ?

Talvez o gráfico abaixo possa explicar um pouco, pois o Gartner traz uma pesquisa que mostra que em média as organizações gastam 80% dos seus orçamentos para basicamente manter os sistemas legados atuais, veja o gráfico:

gartner_tiago_amor

Detalhando um pouco mais, hoje as empresas precisam se preocupar com os seguintes detalhes dos seus sistemas legados:

  • Infraestrutura: Como manter, melhorar a infraestrutura atual para dar conta das necessidades dos sistemas.
  • Segurança: Como evitar invasões, ataques ou seja proteger os seus sistemas e dados.
  • Performance: Como evoluir e melhorar a utilização dos legados em termos de aplicação, integração, redundâncias e uso.
  • Evolução: Como a aplicação pode acompanhar os requisitos de mercado, governo, experiência do cliente, do usuário, acompanhar versões de banco, SO, browsers, etc.
  • Integração: Mudanças em regras de negócio podem impactar em outros módulos e sistemas.

Esses itens são os TOP 5 que o Gartner aponta dentro dos 80% dos custos de TI somente para manter os sistemas que as empresas já possuem.

Você deve estar se perguntando, como uma empresa pode buscar uma evolução rápida, contínua, iterativa e segura com os outros 20% ?

É claro que não existe uma única forma, mas, podemos direcionar algumas tendências como:

  • Abordagem ágil: Como já abordei em outro artigo (BPM ágil), o manifesto ágil ganha força em todas as áreas das organizações que precisam mudar rápido. Pensar grande, começar pequeno, testar rápido, aprender e evoluir continuamente. Parar de tentar adivinhar o futuro e todos os requisitos e começar a planejar iterações rápidas que leve a algum lugar mais rápido.Exemplos: Prototipar ao invés de documentar tudo. Fazer poucos requisitos fundamentais ao invés de tentar adivinhar tudo que o usuário precisa e depois ter que reescrever tudo. Enfim, incorporar o manifesto ágil que prega a entrega do software funcionando acima de documentações extensas, iterações entre equipe acima de processos e ferramentas rígidas, colaboração com o cliente acima de negociação de contratos e escopos travados e resposta a mudanças acima de um plano detalhado e incerto.Adotar uma plataforma de automação, com toda certeza uma plataforma trará benefícios imensos como:
  • Flexibilidade na modelagem: Um fluxo de trabalho muda continuamente e/ou o sistema muda com ele ou o usuário abandona o sistema/parte dele. Com uma plataforma com foco em agilidade, a mudança é rápida, flexível e muitas vezes as organizações nem dependem do fornecedor para executa-la.
  • Zero infra: Por que se preocupar com infra, banco, backup, servidores, redes de uma nova aplicação sendo que existem aplicações que já trazem isso como solução. Adotar o SaaS é uma grande alternativa para minimizar essas preocupações e gastos.
  • Componentes prontos: Para que se preocupar com coisas básicas como construção de formulários, integrações e funções que precisam ser executadas em diversos browsers, cenários de TI ? Uma plataforma traz esses benefícios e se preocupa com isso.
  • Adotar uma ideia realista: Basicamente é pensar na organização de forma simples e objetiva. O mercado está cheio de fornecedores, consultores e ideias geradas por formadores de opinião que podem complicar e não simplificar. Já ouviu aquela frase que “são as perguntas que movem o mundo?”. Qual o seu momento ou seja, o momento da sua organização? Quais são os itens básicos que precisa?

 

Quando se trata de TI, temos inúmeros softwares que são completos e complexos. [tweet] Você de fato utiliza 100% do que o Microsoft Excel traz de funções? [/tweet]

E o software de e-mail (Outlook, Mail, etc)? Enfim, adotar uma ideia realista significa entender o que de fato está crítico, ou seja, é trocar o ERP ou complementá-lo com fluxos e formulários para gerar interação, rastreabilidade e principalmente comunicação entre as pessoas, processos e sistemas?

É gerar um novo sistema engessado ou facilitar o fluxo de trabalho? É ter um software melhor de documentação, modelagem e simulação ou atacar os gargalos de produtividade e colaboração?

Enfim, as perguntas e dúvidas são muitas e os cuidados são necessários para que esses 20% de investimento não virem novos legados  engessados e comprometa mais ainda os orçamentos das organizações. Para isso o equilíbrio entre os 3 pontos apontados acima são de muita relevância pois segundo Charles Darwin:

[tweet] “Não é a espécie mais forte que sobrevive ou a mais inteligente, mas a que melhor se adapta à mudança”. [/tweet]

 

Tiago Amor

Tiago Amor

VP of Sales - Lecom Tecnologia

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

11/08/2023

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!