O Que é Transformação Digital — Como Escolher as Ferramentas?

Entender o que é transformação digital e como ela influencia no trabalho atual das organizações é um dever de qualquer gestor.

Abrangente, o conceito não afeta somente as organizações em si, mas também toda a entrega de valor para o cliente e, consequentemente, a sociedade de consumo em sua totalidade. Muitos consideram, inclusive, que saber lidar com as mudanças nesse cenário é essencial para que a empresa permaneça viva no mercado. Veja mais detalhes neste artigo!

O que é transformação digital?

O primeiro detalhe a se considerar sobre o que é transformação digital é que, ao contrário do que parece, ele não é algo a ser feito no futuro, e sim um conjunto de mudanças que precisa ser pensado agora!

Em resumo, a transformação digital no contexto empresarial, diz respeito ao uso das tecnologias para ampliar os resultados e melhorar, como um todo, o desempenho da entrega de valor e da produtividade.. A ideia é atingir novos níveis em termos de eficiência operacional, além de uma maior visibilidade e controle dos processos organizacionais.

Embora a definição dê a ideia de que toda empresa já passou por essa fase, não é bem assim. O conjunto de mudanças imposto pela era digital tem como principal ponto o fato de que a tecnologia, diferente de como era vista antes, passa de um auxílio em certos processos para uma base estratégica na empresa e nas operações realizadas por ela.

Como a transformação digital funciona na empresa?

Além de saber o que é transformação digital, é necessário também entender como ela está presente em sua empresa e, em curto prazo, quais serão as mudanças mais evidentes em todos os níveis operacionais, sempre lembrando que o primeiro passo deve ser a alteração do mindset e a difusão de uma cultura organizacional focada nas novas diretrizes:

Otimização de Processos

Implementar tecnologias para gerenciar com mais eficiência e de maneira automatizada os seus processos, como o BPM, é algo que impacta totalmente o cotidiano da empresa e pode gerar alterações significativas na organização do trabalho, visando mais êxito nas entregas.

A ideia é eliminar gargalos entre setores e facilitar o acesso aos dados, permitindo que a empresa trabalhe de maneira mais integrada e automatizada, facilitando a tomada de decisão.

Foco no cliente e expansão do negócio.

Com a transformação digital, as organizações ficam mais preparadas para lidar com a chamada “Era do Cliente”, em que o consumidor assume o papel principal. Principalmente se levarmos em conta a implementação de metodologias ágeis, que priorizam o cliente como parte efetiva do processo de desenvolvimento.

Com essa proximidade, é possível obter dados sobre comportamento e preferências para expandir as atividades da empresa, aumentando o escopo e oferecendo mais serviços por meio de sistemas digitais.

Além disso, uma plataforma de automação de processos pode aumentar a eficiência operacional e reduzir a burocracia e o tempo de resposta no atendimento aos clientes. Dessa forma, é possível oferecer melhores experiências com a agilidade, versatilidade e praticidade que o consumidor espera na era digital.

Gostou de saber mais sobre o que é transformação digital? Confira outros artigos sobre o assunto no blog da Lecom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.