Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

O Que é Transformação Digital — Como Escolher as Ferramentas?

O Que é Transformação Digital — Como Escolher as Ferramentas?

Entender o que é transformação digital e como ela influencia no trabalho atual das organizações é um dever de qualquer gestor.

Abrangente, o conceito não afeta somente as organizações em si, mas também toda a entrega de valor para o cliente e, consequentemente, a sociedade de consumo em sua totalidade. Muitos consideram, inclusive, que saber lidar com as mudanças nesse cenário é essencial para que a empresa permaneça viva no mercado. Veja mais detalhes neste artigo!

O que é transformação digital?

O primeiro detalhe a se considerar sobre o que é transformação digital é que, ao contrário do que parece, ele não é algo a ser feito no futuro, e sim um conjunto de mudanças que precisa ser pensado agora!

Em resumo, a transformação digital no contexto empresarial, diz respeito ao uso das tecnologias para ampliar os resultados e melhorar, como um todo, o desempenho da entrega de valor e da produtividade.. A ideia é atingir novos níveis em termos de eficiência operacional, além de uma maior visibilidade e controle dos processos organizacionais.

Embora a definição dê a ideia de que toda empresa já passou por essa fase, não é bem assim. O conjunto de mudanças imposto pela era digital tem como principal ponto o fato de que a tecnologia, diferente de como era vista antes, passa de um auxílio em certos processos para uma base estratégica na empresa e nas operações realizadas por ela.

Como a transformação digital funciona na empresa?

Além de saber o que é transformação digital, é necessário também entender como ela está presente em sua empresa e, em curto prazo, quais serão as mudanças mais evidentes em todos os níveis operacionais, sempre lembrando que o primeiro passo deve ser a alteração do mindset e a difusão de uma cultura organizacional focada nas novas diretrizes:

Otimização de Processos

Implementar tecnologias para gerenciar com mais eficiência e de maneira automatizada os seus processos, como o BPM, é algo que impacta totalmente o cotidiano da empresa e pode gerar alterações significativas na organização do trabalho, visando mais êxito nas entregas.

A ideia é eliminar gargalos entre setores e facilitar o acesso aos dados, permitindo que a empresa trabalhe de maneira mais integrada e automatizada, facilitando a tomada de decisão.

Foco no cliente e expansão do negócio.

Com a transformação digital, as organizações ficam mais preparadas para lidar com a chamada “Era do Cliente”, em que o consumidor assume o papel principal. Principalmente se levarmos em conta a implementação de metodologias ágeis, que priorizam o cliente como parte efetiva do processo de desenvolvimento.

Com essa proximidade, é possível obter dados sobre comportamento e preferências para expandir as atividades da empresa, aumentando o escopo e oferecendo mais serviços por meio de sistemas digitais.

Além disso, uma plataforma de automação de processos pode aumentar a eficiência operacional e reduzir a burocracia e o tempo de resposta no atendimento aos clientes. Dessa forma, é possível oferecer melhores experiências com a agilidade, versatilidade e praticidade que o consumidor espera na era digital.

Gostou de saber mais sobre o que é transformação digital? Confira outros artigos sobre o assunto no blog da Lecom!

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

11/08/2023

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!