Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

O novo, mas não tão novo profissional de TI

Negócio digital está transformando indústrias e organizações de formas inesperadas, introduzindo novos modelos de negócios e tecnologias. As organizações devem adotar uma abordagem de aprendizagem iterativa para negócios digitais.

A arquitetura corporativa deve evoluir para apoiar os negócios digitais, incorporando novos modelos e abordagens, tornando-se mais focada em apoiar a inovação e o desenvolvimento de novas competências no seio da equipe de arquitetura corporativa.

Negócio Digital tem lugar no ecossistema de negócios de pessoas, coisas e outras organizações. À medida que a organização está incorporada neste ecossistema de negócios, uma “arquitetura ecossistema” é vital para a capacidade de entregar negócios digitais.

Embora o negócio digital esteja evoluindo, muitas empresas não definiram as suas expectativas em relação à liderança digital. Com isso, surgiu a cerca de 6 anos, o CDO – Chief Digital Officer ou Chief Data Officer, em português “Diretor Digital”. No Brasil, o título começou a ser usado em meados de 2012.

O Diretor Digital é um técnico de informática, porém com habilidades de comunicação, capacidade de valorizar a diversidade, antecipar tendências e, principalmente, cruzar informações e analisar os dados de consumidores com o promissor Big Data.

O CDO precisa ser alguém que não tenha apenas perspicácias digitais, mas também é um responsável geral experiente, que pode operar dentro de uma empresa em grande escala e influenciar de forma eficaz toda a organização. Este é um tipo relativamente novo de líder e aquele que é difícil de encontrar, atrair e reter. CDOs serão os executivos com a experiência operacional, habilidades de gestão, mentalidade e visão estratégica para conduzir negócios em um futuro cada vez mais tecnológico.

Na Europa, o número de pedidos de pesquisa para esse papel tem aumentado em quase um terço nos últimos 24 meses. Os Estados Unidos tem visto o mesmo crescimento em metade desse tempo.

Algumas características para reconhecer um potencial CDO:

Diplomacia: saber negociar com todos os stakeholders para alinhar as necessidades e possibilidades tecnológicas da empresa;

Senso de urgência: é preciso flexibilidade para alterar pontos de vista rapidamente, de acordo com as demandas da situação;

Falar a língua do futuro: alinhar as inovações, geralmente encabeçadas pelas novas gerações, à bagagem acumulada ao longo dos anos, por gerações anteriores;

Capacidade de comunicação interna: reflexo da necessidade de se comunicar com todas as áreas da empresa, influenciando e se deixando influenciar.

Os CDOs irão responder aos desafios e oportunidades de negócios digitais de maneiras diferentes com base em sua indústria, posição competitiva, capacidades, pessoal e muitos outros fatores. Aqueles que demonstrarem capacidade para gerir a mudança e transformar seus negócios certamente irá liderar o caminho para a ascensão para o CEO Digital.

 

[tweet]Aqueles que demonstrarem capacidade para gerir a mudança e transformar seus negócios certamente irá liderar o caminho para a ascensão para o CEO Digital[/tweet]

 

Fontes:
https://www.gartner.com
http://epocanegocios.globo.com/
http://uol.com.br
http://vocesa.uol.com.br/
http://www.russellreynolds.com/

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

23/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!