Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

O movimento dos protagonistas das transformações

Você vai concordar comigo: movimentar-se de forma inovadora, “deslizando” como se não houvesse dificuldade e conforme o Michael Jackson quando fazia o seu famoso passo “Moonwalk” parece fácil, mas é bastante complexo. 

Não estou falando (só) de dança. 

A consultoria Mckinsey usou exatamente essa metáfora em um estudo publicado em 2021 sobre transformação digital. 

O que os estudiosos queriam destacar remetendo ao “Moonwalk”?

A improbabilidade de, sem esforço aparente e como em um “estalar de dedos”, conseguir substituir rotinas manuais, analógicas e improdutivas por processos digitalizados. 

E mais: a importância de, ao invés de acreditar cegamente em milagres fora da curva que ocorram em um passe de mágica, manter o foco diário na busca por aprendizados e mudanças.

De acordo com esse pensamento, então, a inovação e a fluidez dependem da constância, e é isso que os protagonistas das transformações valorizam, na minha percepção.

Inspirado por algumas experiências e pelas jornadas que construímos junto aos clientes, compartilho três insights que podem contribuir para isso. 

A dança do Michael Jackson, utilizada como metáfora nesse artigo, estava ligada à capacidade do artista de deslizar os pés para trás. 

Aqui, “dar passos para trás” significa que antes de definir quais opções tecnológicas são interessantes para implantar, é fundamental mobilizar recursos para compreender a fundo as rotinas do negócio – como as pessoas trabalham, qual é o papel de cada uma em determinada demanda, como as informações tramitam entre elas e entre as áreas, o que é preciso ocorrer para que uma solicitação seja atendida, e por aí vai. 

Esse entendimento das rotinas do trabalho é feito com o que chamamos de Mapeamento dos processos, e os protagonistas de uma mudança precisam estar engajados nessa etapa.

Justamente por isso, temos Parceiros de Negócios da Lecom que oferecem serviços de consultoria para a escuta ativa das pessoas da empresa sobre o que elas fazem no dia a dia de trabalho, como fazem cada atividade, por que se organizam dessa forma e o que pode ser otimizado na passagem de uma tarefa para a outra. 

O reconhecimento é condição essencial na jornada de qualquer pessoa, seja ela um artista como Michael Jackson ou alguém como nós. 

Todo mundo precisa se sentir valorizado e ter noção e visibilidade sobre a diferença que faz e o impacto que promove. 

Sabendo disso, protagonistas identificam como aproveitar os pontos fortes de cada profissional em atividades que geram maior bem-estar no trabalho.

Nesse contexto, a nossa tecnologia de Automação Inteligente de Processos existe justamente para permitir que as rotinas repetitivas e operacionais que precisam ser executadas com eficiência ocorram de forma automatizada, ao invés de tomar o tempo e a energia das pessoas com o que é criativo, único, estratégico, inovador. 

Você até pode alcançar um resultado meteórico por determinada razão, mas manter uma posição de destaque é outra coisa.

A sustentação depende de consciência,  consistência e equilíbrio. 

Para protagonizar mudanças sustentáveis, preocupe-se com o registro, a sistematização e o compartilhamento das informações e conhecimentos para além do que está na cabeça e nas conversas das pessoas. Por isso, por exemplo, nós possibilitamos a Gestão Eletrônica de Documentos na nossa plataforma de Automação Inteligente de Processos.

Outra sugestão: defina e monitore Indicadores no seu dia a dia para saber como o trabalho está indo, o que precisa ser melhorado e o que está trazendo mais resultados. Nosso módulo de Análise na plataforma também pode te ajudar com isso 😉

Acredito que o sucesso é formado por passos pequenos e constantes, e que na vida o caminho e a companhia importam tanto quanto a chegada e/ou a foto de um “final feliz”. 

É esse “sentido de transformação” – aproveitando o slogan da Lecom – que eu defendo e pratico, e que pra mim constrói protagonismo, evolução e histórias incríveis. 

Nos anos 2000, entrei na Lecom como estagiário e fui avançando, encontrando dificuldades, assumindo desafios, melhorando, criando relacionamentos, conquistando cargos de liderança na área de Operações… De estagiário a sócio relevante, hoje sou responsável pela Gestão de Negócios como Vice-Presidente de Vendas. 

Foi a dedicação a cada segundo que me permitiu comemorar, junto com uma equipe sensacional, uma série de resultados como:

-A liderança no mercado brasileiro de Automação de Processos digitais;

-Multiplicar por 9 o crescimento da empresa;

-Receber 7 prêmios globais por nossos cases junto à WfMC, maior iniciativa de Gestão de Processos (BPM)

-Planejar e executar inúmeros BPMDAYS no Brasil todo, um deles, inclusive, foi um dos maiores eventos mundiais da área

-Atender mais de 250 clientes como BMW, Honda, Localiza, Melitta, Bradesco e Comgás;

-Viabilizar mais de 1 bilhão de economia digitalizando e automatizando serviços em mais de 40 órgãos federais do país no projeto GOV.BR. 

Também me tornei maratonista e sub 3 horas – grande paixão além do trabalho e da família, seguindo para isso a mesma postura de valorizar a constância. 

Então, me considero protagonista não porque me vejo como alguém totalmente fora da curva que conquista as coisas em um “passe de mágica” sem esforço, mas sim porque cultivo a Resiliência e muita disciplina, como acredito que precisamos para a transformação em qualquer negócio. 

Ou seja, busco o aprendizado contínuo para lidar com situações adversas, mantendo um esforço recorrente que aos poucos vai sendo recompensado e torna o movimento mais fluido e contagiante. 

E você, como tem sido protagonista nos ambientes em que atua? 

Vamos pensar sobre isso e crescer juntos! 

Picture of Tiago Amor

Tiago Amor

VP of Sales - Lecom Tecnologia

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

25/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!