Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Negócios na era digital – Descubra 7 requisitos do mercado atual

O mercado tem sido fortemente impactado pelo avanço acelerado das novas tecnologias. A transformação digital chega a todos os tipos de organizações.

Por isso, é importante estar atento às transformações do mercado, assim como às novas exigências que podem ser decisivas para o sucesso dos negócios na era digital.

O que é era digital?

A era digital se refere a um período que se consolidou ao final do século XX, e é caracterizada pela otimização dos fluxos informacionais à nível mundial. Nos dias de hoje vivenciamos uma grande transição que transforma cada pessoa, no seu comportamento, na sua forma de pensar, dialogar, trabalhar e consumir. Estas mudanças são reflexos da transformação digital e causam  impactos relevantes no mercado.

Descubra 7 requisitos primordiais para ter  sucesso nos negócios na era digital!

Os avanços tecnológicos se destacam por seu alto poder de otimizar os negócios. Você vive esse contexto de constante transformação? Se sim, sabe que surgem vários desafios, até mesmo às organizações mais tradicionais.

Confira a seguir os 7 requisitos primordiais para ter sucesso nos negócios na era digital:

1.Esteja à frente do seu cliente

Graças aos dispositivos móveis, o consumidor tem acesso a informação na palma da mão. Além disso, por meio das redes sociais, pode expressar suas opiniões e contar suas experiências, alcançando milhares de pessoas em poucas horas.

Além disso, o dia a dia do consumidor moderno é repleto de tecnologias para facilitar sua vida, otimizar seu tempo e recursos. Proporcionando ainda mais conforto ao seu cotidiano.

Esses fatores resultam em um perfil específico de cliente,  que, diferente do consumidor tradicional, quer tudo agora, com o máximo de qualidade e espera ser surpreendido a cada nova aquisição. Dificilmente uma organização que não se adapta a esse padrão de expectativas do consumidor na era digital irá sobreviver às concorrências no mercado  atual.

2. Mais do que qualidade, entregue valor

Como foi dito no tópico anterior, o cliente de hoje não será conquistado com nada que não seja de máxima qualidade. Entregar produtos ou serviços com excelência deixou de ser um diferencial e se tornou um requisito básico. Portanto, as entregas precisam agregar o máximo de valor  para garantir a satisfação do cliente.

3. Adaptabilidade

Quando falamos de era digital, uma das principais palavras que vem à nossa cabeça é: transformação, não é mesmo? Neste contexto em que tudo muda constantemente e que o novo se torna obsoleto de uma hora para outra, a habilidade de se adaptar se torna uma necessidade.

O avanço acelerado das tecnologias geram diversas transformações na sociedade e o mercado acompanha esse processo. Portanto, se adaptar é a única forma de atravessar as revoluções do mundo contemporâneo com equilíbrio.

4. Agilidade

Segundo o presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab,

Neste novo mundo, não é o peixe grande que come o pequeno, é o peixe rápido que come o lento

Na era digital, a agilidade é uma necessidade primordial, pois, sem ela até mesmo a menor concorrência se torna uma grande ameaça. A todo momento surgem novos negócios e startups apresentando novas soluções que, com o advento das tecnologias, alcançam um grande número de pessoas em pouco tempo, e crescem de forma exponencial. Neste cenário, é preciso ser rápido para sair na frente da concorrência e não ser “engolido” no mercado.

5. Capacidade de inovação

O constante surgimento de novas tecnologias configura um cenário onde tudo se torna ultrapassado em um período extremamente curto.

Para garantir a satisfação do cliente, é necessário estar conectado às suas necessidades, mas elas são cada vez mais voláteis. Com isso, a busca constante pelo ideal se tornou uma forte tendência.  Portanto, a capacidade de inovação é uma grande aliada na busca pelo sucesso nos negócios na era digital.

6. Melhoria contínua

Na era digital, o mercado se tornou muito mais competitivo. Por isso, o conceito de melhorias contínua tem se tornado cada vez mais relevante. Buscar o aperfeiçoamento constante de produtos, serviços e processos é uma chave para manter entregas de valor com eficiência.

É necessário manter o olhar atento para dentro da organização, buscando sempre a melhor performance.  

7. Processos digitais

Existem muitas empresas que não conseguem romper com o passado analógico e por isso, não conseguem se apropriar de novas tecnologias. Isso acontece porque os dados necessários para implementar inovações tecnológicas em uma organização precisam de uma base, os processos digitais.

Processos analógicos não geram dados digitais, portanto, criam uma grande lacuna entre a organização e a transformação digital. A forma como a organização funciona precisa ser digital para que ela possa ser protagonista no mercado.

Confira o que o explorador da transformação digital, Leandro Jesus, diz sobre os desafios de desbravar o  oceano desconhecido que se tornou o mercado na era digital:

O que achou do nosso conteúdo? Deixe um comentário! E não se esqueça de acompanhar a Lecom nas redes sociais 😉

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

11/08/2023

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!