Método Ágil como Entrega de Valor, com Diego Mesquita

Conversamos com o especialista Diego Mesquita, Head de Alianças e Parcerias Estratégicas na Lecom Tecnologia, sobre a onda de agilidade no mercado.

O Ágil está em alta e todos querem usar o método ágil, seja como empresa ou como profissional. Ouvimos muitas vezes sobre o ágil e rápido serem a mesma coisa, você já teve essa dúvida?

No ambiente corporativo, podemos dizer que tem mais a ver com rápida e constante entrega de valor. É muito além de ser só rápido. 

“Até coisas ruins podem ser feitas rápidas, ágil não é sinônimo de rápido”, diz Diego.

Ao usar o termo Ágil, já começamos a falar de metodologia e métodos para essa entrega. Veja o que Diego Mesquita fala sobre a entrega de valor com o método ágil:

O que é Método Ágil?

Ágil é uma filosofia, ou seja, um conjunto de princípios que prega a entrega de valor contínua, o conhecimento antecipado do futuro e foco no cliente. Um dos itens do próprio Manifesto Ágil nos mostra o quanto é preciso priorizar o indivíduo além de documentações. Para a organização tem que ser uma crença que faça sentido no método de trabalho, pois isso vai ser o apoio na aplicação do método ágil.

Tem que fazer sentindo para que seja aplicado, que seja entendido o momento e as barreiras que existem para fazer isso decolar, por isso é importante ter significado e autonomia! Mostrar o impacto das pessoas e qual é papel delas no todo.

Saiba tudo sobre BPM

Assine nossa lista para receber grátis as atualizações do blog e acompanhar as novidades da transformação digital no Mundo!

Em resumo, falamos de começar com o planejamento. E a boa notícia é que podemos alterar o caminho a todo o momento em que for necessário. Afinal, como propagado no Manifesto Ágil: “Responder à mudanças, mais que seguir um plano ”. O planejamento, portanto, não é imutável, mas sim uma forma de se preparar e analisar as possibilidades.

Gostou das dicas? Para acompanhar todos as nossas dicas do Lecom Talk inscreva-se em nosso canal do YouTube.

 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.