Lecom promove palestra sobre Metodologias e Certificações em Desenvolvimento de Softwares

Aconteceu no dia 30 de julho de 2011, na matriz da Lecom, em Bauru/SP, uma importante palestra sobre as principais Metodologias e Certificações em desenvolvimento de Softwares. Interessada em estar sempre alinhada às mais importantes certificações e metodologias para a atuação no ramo de tecnologia e desenvolvimento de soluções digitais, a Lecom viabilizou a apresentação de três consultores com expertise comprovada para abordarem o assunto. Foram convidados os especialistas Alessandro Almeida, Tiago Machado e Geraldo Micai – já parceiro da Lecom, tendo sido atuante na definição e implementação das metodologias hoje utilizadas pela empresa. Abordando algumas das principais metodologias e conjuntos de boas práticas como CMMI (Capability Maturity Model Integration), MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro), ITIL (Information Technology Infrastructure Library), entre outras, a palestra apresentou o que é cada metodologia, o que é necessário para ter as certificações (treinamentos, adaptações, processos) e como essas melhorias em processos podem auxiliar no cotidiano de uma empresa ligada o ramo de desenvolvimento de softwares (benefícios).

Participaram da palestra os coordenadores de projeto e de áreas da Lecom e também representantes de outras duas empresas do ramo tecnológico, situadas em Bauru, com as quais a Lecom cultiva bom relacionamento. As empresas convidadas, que também demonstraram importante e saudável anseio pela melhoria contínua de seus processos, foram a MSTECH e a Arca Solutions.

Envolver mais empresas da região foi de grande valia para que o evento ganhasse em amplitude, alertando ainda mais para a relevância das especialidades no assunto. A estratégia agregou ao evento que relacionou importantes agentes e também trouxe significativas perspectivas para a evolução qualitativa das práticas de desenvolvimento nas organizações participantes.

Sobre a participação da Arca Solutions no evento, o diretor de operações Daniel Talon comentou:

“Somos uma empresa nova e ainda temos coisas a melhorar em processos como um todo. Ter acesso a conhecimentos específicos junto a consultores especializados acelera nossas etapas de melhoria e, com esse tipo de apoio, podemos efetivamente melhorar nossos processos em um prazo muito menor!”.

Daniel também falou sobre o conteúdo apresentado:

“Ajudou a desmistificar algumas coisas sobre certificações. Pudemos ver e entender mais sobre as possibilidades de flexibilidade e adequação das metodologias à realidade da empresa.”.

Tiago Amôr, Diretor de Operações da Lecom e idealizador do projeto comentou:

“Uma empresa busca certificação ou revisão de metodologias geralmente por três situações: Quando fecha um projeto grande com governo ou empresa privada que exige pré-requisitos, quando o caos está instalado e a empresa realmente demanda mudanças metodológicas, ou quando a empresa busca melhorar sempre e enxerga a certificação como conseqüência de processos bem estruturados e aplicados. É satisfatório notar que envolvemos empresas que, assim como a Lecom, estão na terceira situação: constantemente buscando um nível de referência em processos e metodologias internas para crescerem em qualidade e se destacarem no mercado.”.

O que você achou desse evento? Fique atento às novidades do Lecom em Ação e saiba mais sobre o dia-a-dia de projetos, eventos, parcerias e inovação da Lecom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.