Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Lecom lança programa “Colher”, ação de Imersão em Cultura com a participação de pessoas de toda a empresa

Conversas, gestos, comportamentos, valores, crenças. Esses são apenas alguns exemplos de elementos que compõem a cultura corporativa. A origem da palavra remete à noção de “Cultivo”, o que é muito relevante considerando que a cultura se constrói de forma viva, constante, compartilhada, no processo de semear ideias e cuidar das rotinas do dia a dia.

Entendendo esse contexto, nós desenvolvemos o Programa de Imersão em Cultura “Colher”. O nome é inspirado tanto no universo de cultivo quanto na palavra Lecom, que quando é lida “de trás pra frente” se torna “Comle”, expressão que tem a sonoridade bem parecida com o título do Programa.

A brincadeira com a inversão do nome da nossa empresa surgiu pois, além de muitas vezes vivermos momentos cheios de desafios, em que o mundo parece estar “ao contrário” (já disse Nando Reis em uma de suas músicas), o objetivo essencial da ação sempre foi refletir sobre a cultura de forma botton-up, ou seja, não apenas a partir de definições vindas da liderança, mas sim em um processo transversal, inclusivo e democrático.

O Programa Colher foi desenvolvido e aprimorado durante todo o primeiro semestre de 2021 pela área de Talentos em parceria com Luciane Faria (assessora de Marketing da Lecom) e Tainah Veras (consultora da organização). Foi definido um formato de encontros mensais online entre agosto e dezembro, cada um deles com a duração de 2 horas e meia e a proposta de conteúdos, conversas, momentos de descontração e dinâmicas que têm como foco “pensar quem somos e alcançar quem a gente quer ser”, abordando temas como: consolidação de uma imagem de referência; passado, presente e futuro da empresa; liderança; comunicação. No intervalo entre os encontros, os participantes recebem referências, são estimulados a fazerem reflexões e se surpreendem com algumas experiências.

O Programa foi lançado no início de agosto e todas as pessoas da nossa empresa foram convidadas a participar. Para a inscrição, bastava preencher uma enquete com perguntas como as expectativas para a ação, as expectativas para o crescimento profissional, e os aprendizados desejados; as respostas serviram como uma das bases para direcionar as atividades. O número de inscrições nos surpreendeu de maneira muito positiva – vimos a relevância do assunto para nossa equipe e tivemos um resultado bem heterogêneo em idade; experiência – estagiários, analistas, líderes, membros da diretoria; área de atuação – tecnologia, marketing, comercial, programação, consultoria; perfil e visão.

João Cruz, CEO da Lecom, destaca: “É uma iniciativa incrível para os nossos 26 anos de história: pensar em conjunto, tendo as nossas pessoas na essência das reflexões sobre cultura, faz todo sentido, gera entusiasmo, é algo vivo, real. Além disso, o formato proposto é leve, dinâmico, envolvente, democrático, dando a oportunidade de aprofundar relacionamentos, compartilhar visões distintas e ampliar a conexão”.

Erich Silva, diretor da área de Operações e Talentos e um dos responsáveis pelo Programa Colher, pontua: “Estamos muito felizes em realizar essa proposta. É uma iniciativa feita para as pessoas valorizarem o processo que se constrói no dia a dia, colhendo aprendizados e conexões ao longo de todo o Programa. É assim, passo a passo, que entendo que fortalecemos a sintonia e desenhamos direcionamentos coletivos”.

Hully Rossini

Hully Rossini

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

24/01/2023

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!