Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Descubra os Principais Impactos da Tecnologia na Sociedade Atual

Descubra os Principais Impactos da Tecnologia na Sociedade Atual

Você já parou para refletir sobre os principais impactos da tecnologia na sociedade atual?

Essa história tem início no século XVIII,  na Revolução Industrial, que mudou drasticamente o estilo de vida das pessoas. Com a chegada da máquina a vapor, o mundo passou por grandes transformações nos processos produtivos.

Mais tarde, na segunda metade do século XIX, a civilização alcançou um novo patamar tecnológico, com a automatização do trabalho e o desenvolvimento da produção em massa.

Outro período que marcou definitivamente o avanço da tecnologia foi o pós-Segunda Guerra Mundial. Na época, investiu-se muito na alta tecnologia, o que culminou no avanço da robótica, informática, genética e telecomunicações.

Sem dúvidas, esse foi o período que formou as bases para a relação que temos hoje com a tecnologia e que impulsionou a chegada da Indústria 4.0.

Qual é a importância dos impactos da tecnologia na sociedade atual?

Hoje, dependemos da tecnologia para praticamente tudo: seja para fazer um exame médico, viajar ou interagir com nossos amigos.

Mas para além da esfera pessoal, os grandes impactos da tecnologia na sociedade atual estão atrelados ao mercado corporativo.

No universo empresarial, o avanço da tecnologia possibilitou uma extrema simplificação na gestão corporativa, trazendo visibilidade das informações estratégicas, táticas e operacionais, de forma automatizada e em tempo real.

Uma organização com constante eficiência passa a adquirir as condições necessárias de ofertar produtos e serviços aos seus clientes com mais qualidade, agilidade e menor custo, impactando toda a cadeia de valor, que inclui a sociedade.

Assim, as palavras-chave para definir a importância dos impactos da tecnologia na sociedade são: simplificação e otimização! Pensando nesses conceitos, elencamos duas importantes vantagens focadas em negócios, que valem a pena ser ressaltadas. 

A tecnologia como facilitador

A tecnologia é uma grande aliada para facilitar processos dentro de uma organização. Integrada com as demandas do dia a dia, é possível reduzir uma entrega de meses para dias, por exemplo.

Isso porque a tecnologia possui a capacidade de reduzir o retrabalho, de aprimorar processos rígidos e ineficientes, assim como automatizar atividades manuais e viabilizar o monitoramento e acompanhamento contínuo de cada atividade do negócio.

Vale lembrar que tomadas de decisão assertivas e com base em informações aceleram o caminho para obtenção e manutenção da excelência operacional.

A transformação digital

É perceptível o fato de que estamos vivendo em plena era digital, ainda que se trate de uma jornada. Cada vez mais os processos analógicos estão sendo transformados em digitais, corroborando para um cenário de mais autonomia, produtividade e inteligência na gestão de processos, conforme citado acima.

Sabemos que a maioria das economias mundiais carecem de produtividade, sendo o Brasil um dos primeiros dessa lista. Variadas pesquisas sobre inovação apontam que o aumento da eficiência operacional é um dos grandes viabilizadores dos projetos de inovação dentro das organizações.

Portanto, agregar tecnologia aos negócios causa um impacto não somente no presente, mas também habilita caminhos futuros alicerçados por diferenciais competitivos em prol da inovação.

Se antes sua única opção para entrega em domicílio de prato preferido era efetuar uma ligação telefônica e pedir troco para uma determinada quantia, agora, com poucos toques no celular você pede, paga a conta e acompanha a chegada do entregador em tempo real. Ou seja, sutilmente você já foi impactado por esse processo de eficiência em prol da inovação. 

Outro enfoque importante no quesito transformação digital é que, em média, 67% da jornada do consumidor é realizada digitalmente. Logo, otimizar ao máximo a experiência digital do usuário é primordial para a sua fidelização.

É indispensável traçar uma boa estratégia e ficar atento para não cometer erros na jornada de transformação digital do seu negócio. Construa um alicerce bastante sólido iniciando essa jornada com a automatização dos seus processos. 

Gostou deste artigo sobre os principais impactos da tecnologia na sociedade atual? Continue acompanhando o nosso blog  e entenda por que você precisa de uma ferramenta de automação de processos.

Veja mais:

5 exemplos de transformação digital nas organizações

Combatendo a crise no seu negócio com Processos Digitais

Processos Digitais agilizando a vida dos brasileiros em meio a crise

Saiba mais sobre transformação digital, tecnologia e automação de processos no nosso canal do YouTube.

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

11/08/2023

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!