O que a Gestão por Processos tem a ver com Sustentabilidade?

No contexto em que vivemos, o mundo corporativo se encontra em um alto nível de competitividade, onde empresas procuram obter a máxima qualidade de seus produtos e serviços, atendimento personalizado, melhoria contínua e ainda devem estar sempre preocupadas com o impacto de suas atividades para a sociedade e para o meio ambiente, adotando diretrizes de Sustentabilidade.

Mas o que é Sustentabilidade, este conceito que ganhou tanto destaque nos últimos anos? Muitas empresas se preocupam em obter certificações e selos de Sustentabilidade, mas será que todos os players do mercado sabem realmente o que significa este conceito?

Ser sustentável não é apenas reduzir os impactos ambientais, mas cuidar para que a parte social e econômica também sejam os pilares de uma estratégia a longo prazo de melhorias nas práticas da organização.

Mas como o conceito de Sustentabilidade está ligado à Gestão por Processos? A resposta é que a Gestão por Processos está totalmente relacionada à questão da Sustentabilidade! Afinal, as organizações objetivam incessantemente a máxima eficiência de seus processos, aumentando a qualidade dos produtos e serviços e proporcionando o menor custo possível.

O lema atual é fazer o máximo, com o mínimo, ou seja, ser eficaz e eficiente. A Gestão por Processos veio para permitir que as empresas sejam vistas de maneira ampla, de início ao fim de cada processo, buscando a otimização dos esforços internos e a redução dos desperdícios nas operações.

Quando se possui tais diretrizes é possível diminuir o impacto causado na sociedade e no meio ambiente, não esquecendo, é claro, de fazer com que a organização continue rentável. Já são muito conhecidos os estudos que apontam que a Gestão por Processos tem participação fundamental na redução de custos e riscos nas empresas, no maior controle e padronização dos processos e na diminuição do uso de papel e tintas de impressão e outros recursos que são extraídos do meio ambiente.

Dessa forma, assim como a Sustentabilidade, a Gestão por Processos tem o objetivo de promover organizações mais eficientes e responsáveis, atuando pela sua própria melhoria e pela consequente otimização de seu impacto na sociedade.

Nós da Lecom, possuímos uma solução na área de Gestão por Processos que tem proporcionado resultados expressivos para clientes de grande porte! Para conhecer sobre o ATOS BPM acesse o site da ferramenta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.