Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Gestão por processos 4.0

No mundo empresarial atual, a maioria das organizações enfrentam uma série de desafios e dificuldades que afetam seu desempenho e lucratividade por uma deficiência de sua Gestão por Processos ou por não dar a devida atenção a essa abordagem primordial.

Por isso, compartilho por aqui 5 práticas que caracterizam o que chamo de Gestão por Processos 4.0, pois elas impulsionam substancialmente o desempenho das empresas, tornando-as mais competitivas e preparadas para enfrentar os desafios de nossa era tecnológica e disruptiva: 

  1. Transformação digital e automação inteligente: Com uma abordagem inovadora de Gestão por Processos devemos explorar o potencial das soluções tecnológicas, como a automação robótica de processos (RPA), a inteligência artificial (IA) e a análise de dados para orquestrar uma sinfonia de eficiência, velocidade e qualidade sem precedentes.
  2. Integração de processos internos e externos: Neste mundo interconectado devemos focar na colaboração fluida com clientes e fornecedores, integrando processos, compartilhando informações e cuidando da coordenação eficiente entre os diferentes agentes envolvidos nos processos.

     

  3. Customer Experience (CX) e design centrado no usuário: Uma abordagem inovadora de Gestão por Processos deve colocar o cliente no centro das decisões, adotando uma mentalidade de design focado nas necessidades dos usuários. Ou seja, é preciso entender as expectativas dos clientes enquanto mapeamos suas jornadas em todo o ciclo de relacionamento e desvendamos os segredos para uma experiência única e personalizada.

     

  4. Agilidade e adaptação rápida: As empresas enfrentam um ambiente de negócios cada vez mais volátil e imprevisível, exigindo rápidas adaptações e ajustes aos desafios e mudanças do mercado. Por isso, devemos adotar as metodologias ágeis, como o Scrum e o Kanban, que trazem ganhos como flexibilidade, capacidade de resposta e inovação com a Gestão por Processos.

     

  5. Análise preditiva e prescritiva: Em vez de se concentrar apenas em análises retrospectivas, é importante explorar técnicas de análise preditiva e prescritiva adotando algoritmos e modelos estatísticos avançados para decifrar os segredos ocultos, revelar tendências e fornecer insights acionáveis. Precisamos estar à frente do tempo, moldando o futuro com decisões informadas e processos refinados.

Dois exemplos notáveis que estão em sintonia com essas práticas:

Amazon: conhecida por sua obsessão pelo cliente, a empresa utiliza a Gestão por Processos em todas as suas operações, desde o gerenciamento de estoque e logística até a experiência do usuário em seu site, e enfoca a automação inteligente, a análise de dados em tempo real e a constante melhoria dos processos.

Spotify: é conhecido por sua cultura ágil e inovadora, e adota a Gestão por Processos para otimizar suas operações, desde a curadoria de playlists até o lançamento de novos recursos. A empresa é 100% centrada no usuário, busca entender as preferências musicais de cada pessoa e oferecer recomendações personalizadas com base em algoritmos de machine learning.

E você,  o que está fazendo para alinhar o seu negócio à Gestão de Processos 4.0? 

Texto escrito por:

Helcio Eiji Honda
Palestrante, mentor e consultor em Gestão, Tecnologia e Desenvolvimento Humano

Picture of Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

25/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!