Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Gerindo rotinas e mudanças na cadeia Agro: desafios e caminhos com tecnologia

Se tem um setor que se mantém firme, custe o que custar, é o Agro. 

Essa cadeia produtiva, que envolve milhares de negócios “da porteira para dentro” das fazendas, nas áreas rurais e para além das estradas de terra, precisa existir para garantir a sobrevivência humana. 

O desafio, então, é garantir a sobrevivência dos negócios em meio aos ciclos constantes de altas e baixas das margens com as variações de preços, impactos ambientais, padrões de consumo, questões políticas e por aí vai. E mais: além da sobrevivência, ampliar a eficiência das rotinas.  

“O Agro não quebra. Quem quebra são os produtores”, disse Rodrigo Rodrigues em um webinar sobre Inovação e Inteligência na Gestão do Agronegócio, organizado em 2022 pela gente em parceria com a ETEG e a Falconi. (Vale a pena assistir!) 

Quem está à frente da Gestão precisa saber lidar com o sobe e desce frequente dos números e com o vai e vem de insumos, pessoas, informações e produtos. A mudança é a única certeza. A questão é  saber quando, como ela vai acontecer e qual a maneira de atuar nesse fluxo para seguir vivo, saudável e crescendo no mercado. 

Para fazer as operações rodarem nas empresas da cadeia Agro, dois mundos diferentes precisam funcionar de forma integrada: o campo, que viabiliza a produção; e o back-office, que direciona e organiza rotinas de Administração, Finanças, Compras, Vendas, Divulgação, Logística, entre outras. 

É preciso cuidar da terra e das “fábricas a céu aberto” que literalmente alimentam a cadeia, e, ao mesmo tempo, analisar cenários, dados e tomar decisões assertivas e eficientes sobre o que comprar, como contratar, onde economizar, onde investir, o que priorizar. 

O que conecta as ações entre esses universos?

OS PROCESSOS. Através deles as informações e os bens materiais seguem de uma pessoa pra outra, de um setor pro outro, de uma área pra outra. Esse “passa-repassa” pode ser feito pessoalmente, por ligações, e-mails, pela troca de mensagens no celular, por planilhas, pelo envio de papéis… Mas como fica a rastreabilidade, a Governança e a eficiência quando se usam vários recursos informais e manuais como esses ? Como saber em tempo real o que está com quem, desde quando, como chegou, para quem vai e o que se espera com cada atividade? 

A empresa pode seguir realizando os processos de maneira informal e despadronizada, em uma espécie de “telefone sem fio”, com perdas, desperdícios, retrabalhos, dificuldades de compreensão e acompanhamento. 

Porém, se perde muito dinheiro, muita energia e muito tempo atuando dessa forma, quando esses recursos deveriam ser aplicados para fazer uma Gestão Estratégica da Mudança, lidando com flutuações, oportunidades e desafios do negócio e do mercado para cuidar da produtividade, das margens e da geração de valor. 

Qual o outro caminho? 

Fazer a Gestão e a Automação Inteligente dos Processos com a nossa plataforma. 

Nossa tecnologia existe para que, com acesso digital na nuvem (via computador e celular), em poucos cliques e sem precisar de conhecimentos avançados em TI, os processos de diferentes áreas sejam desenhados, fluam e possam ser acompanhados em tempo real com simplicidade, agilidade e eficiência. 

Imagine substituir o envio manual e o vai e vem de milhares de documentos, mensagens, e-mails e cobranças de aprovação, que muitas vezes se acumulam, se perdem no dia a dia e geram gastos e desgastes, pela realização de rotinas em um só ambiente digital de forma organizada, integrada e segura. 

Atendemos diversos clientes envolvidos com a cadeia produtiva do Agro como Agrofértil, Jalles, Timac Agro, Melitta, Bayer, Cibra, Nardini, Agrogalaxy, além da Sicoob Credicitrus, Integrada Cooperativa Agroindustrial, contribuindo em todos eles com o aumento da eficiência dos processos. 

Essas empresas têm resultados reais e possuem uma Gestão otimizada de processos digitalizados e automatizados como:

  • Solicitação e Aprovação de compras
  • Movimentação de Pessoas
  • Solicitações de Marketing 
  • Controle de verbas
  • Aprovação de Limite de crédito 
  • Cadastro de clientes, fornecedores e pessoas da equipe

E muito mais.

Assim, as pessoas conseguem trabalhar com mais bem-estar, produzir mais e identificar gargalos na transmissão das informações e atividades, definindo melhor suas prioridades e oferecendo melhores experiências a times, clientes e fornecedores em meio às rotinas e mudanças no dia a dia.  

Para saber mais sobre os nossos cases na cadeia produtiva do Agro e em outros segmentos, além de conhecer nossa tecnologia, é só escrever pra gente!

Picture of Mário Oliveira

Mário Oliveira

Head de Negócios Estratégicos

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

25/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!