Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Gerente de Projetos da Lecom ministra curso de SCRUM

Gerenciar projetos é um desafio comum a todas as empresas e diversas metodologias surgem para na tentativa de otimizar a rotina de gestores, colaboradores e clientes. Uma dessas metodologias tem o nome de SCRUM; criada em meados de 2000 nos EUA, essa forma de trabalho vem sendo utilizada desde a década de 70 e se popularizou com o avanço da internet. O SCRUM é um conceito ágil de administrar projetos de forma enxuta, realizando diversas entregas em espaços de tempo determinados, ações que a metodologia chama de “sprints”. Dessa forma, o SCRUM defende a gestão de projetos com entregas funcionais que proporcionem alto valor para o cliente através do conceito “entregar mais em menos tempo e com menos investimento”. O Coordenador de Projetos da Equipe de Comunicação & Design da Lecom Raphael Albino ministrou nos dias 13 e 14 de junho um curso sobre a metodologia SCRUM.

Dividido em uma etapa teórica e em uma etapa prática, o curso foi voltado a profissionais de diversas áreas, e contou por exemplo com a participação dos colaboradores Daniel Oliveira, João Vitor Caires e Graciele Bottan , da equipe de marketing da Lecom. João Vitor comenta que o curso trouxe a ele vários ganhos:

“Sou profissional da área de Comunicação e muitas vezes, erroneamente, tendemos a acreditar que metodologias ágeis de projeto não são aplicáveis a rotinas “menos exatas”. Besteira! Organização,  pensamento enxuto, objetividade e foco na entrega são essenciais a qualquer tipo de projeto. Saí de lá e já comecei a aplicar o que aprendi em minha monografia!”.

De forma resumida, Raphael explicou aos participantes do curso que as principais premissas do SCRUM são a disciplina e a busca por entregas com alto valor para o cliente. Apesar de ser uma metodologia simples, ela exige muito das empresas. Por essa razão, Raphael exemplifica dizendo que, segundo um estudo, de cada 10 empresas que dizem utilizar o SCRUM, apenas 2 o fazem verdadeiramente. O Gerente de Projetos da Lecom ainda comentou que para atingir os objetivos das entregas, a metodologia está pautada em 3 pilares:

  1. Transparência – É preciso que o diálogo entre os colaboradores e destes com o cliente sejam francos e claros, considerando o bem coletivo acima dos interesses individuais;
  2. Adaptação – É preciso inteligência para se adaptar ao meio, mapeando os comportamentos positivos para replicá-los e eliminando as condutas que não estão de acordo; essas ações visam à melhoria contínua da empresa;
  3. Inspeção – É preciso validar em curtos espaços de tempo o que está sendo feito, a fim de manter alto o padrão de qualidade;

Confira abaixo uma entrevista exclusiva com Raphael sobre os principais pontos abordados no curso:

O Gerente de projetos da Lecom aplica muitos valores da metodologia em seu dia-a-dia na empresa, exercitando o bom relacionamento com os clientes, as atitudes transparentes e a busca pela melhoria contínua. Se quiser saber mais sobre a Metodologia SCRUM, Raphael deixa como dica o site Scrum Alliance, além de incentivar os profissionais a participarem de fóruns sobre o assunto.

No Brasil, a principal referência no assunto é Alexandre Magno, que tem muitos materiais sobre SCRUM. De qualquer forma, independente da metodologia adotada para o Gerenciamento de Projetos, o mais importante é entregar um produto de valor para o cliente da forma mais sinérgica e sustentável possível.

Para isso, otimizar as rotinas corporativas torna-se fator importante, e soluções como o Lecom BPM – para Gestão de Processos – podem auxiliar muito nesse sentido. Quer compartilhar um pouco sobre esse assunto? Saber mais sobre metodologias de trabalho? Participe com a sua opinião!

Marketing Lecom

Marketing Lecom

Nossa marca é referência em Gestão Inteligente de Processos. Todos os dias, combinamos inteligência e tecnologia para simplificar rotinas integrando e entregando resultados concretos em organizações de diferentes áreas. Conheça nossa plataforma!

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

18/03/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!