Gerenciar projetos é um desafio comum a todas as empresas e diversas metodologias surgem para na tentativa de otimizar a rotina de gestores, colaboradores e clientes. Uma dessas metodologias tem o nome de SCRUM; criada em meados de 2000 nos EUA, essa forma de trabalho vem sendo utilizada desde a década de 70 e se popularizou com o avanço da internet. O SCRUM é um conceito ágil de administrar projetos de forma enxuta, realizando diversas entregas em espaços de tempo determinados, ações que a metodologia chama de “sprints”. Dessa forma, o SCRUM defende a gestão de projetos com entregas funcionais que proporcionem alto valor para o cliente através do conceito “entregar mais em menos tempo e com menos investimento”. O Coordenador de Projetos da Equipe de Comunicação & Design da Lecom Raphael Albino ministrou nos dias 13 e 14 de junho um curso sobre a metodologia SCRUM.
Dividido em uma etapa teórica e em uma etapa prática, o curso foi voltado a profissionais de diversas áreas, e contou por exemplo com a participação dos colaboradores Daniel Oliveira, João Vitor Caires e Graciele Bottan , da equipe de marketing da Lecom. João Vitor comenta que o curso trouxe a ele vários ganhos:
“Sou profissional da área de Comunicação e muitas vezes, erroneamente, tendemos a acreditar que metodologias ágeis de projeto não são aplicáveis a rotinas “menos exatas”. Besteira! Organização, pensamento enxuto, objetividade e foco na entrega são essenciais a qualquer tipo de projeto. Saí de lá e já comecei a aplicar o que aprendi em minha monografia!”.
De forma resumida, Raphael explicou aos participantes do curso que as principais premissas do SCRUM são a disciplina e a busca por entregas com alto valor para o cliente. Apesar de ser uma metodologia simples, ela exige muito das empresas. Por essa razão, Raphael exemplifica dizendo que, segundo um estudo, de cada 10 empresas que dizem utilizar o SCRUM, apenas 2 o fazem verdadeiramente. O Gerente de Projetos da Lecom ainda comentou que para atingir os objetivos das entregas, a metodologia está pautada em 3 pilares:
- Transparência – É preciso que o diálogo entre os colaboradores e destes com o cliente sejam francos e claros, considerando o bem coletivo acima dos interesses individuais;
- Adaptação – É preciso inteligência para se adaptar ao meio, mapeando os comportamentos positivos para replicá-los e eliminando as condutas que não estão de acordo; essas ações visam à melhoria contínua da empresa;
- Inspeção – É preciso validar em curtos espaços de tempo o que está sendo feito, a fim de manter alto o padrão de qualidade;
Confira abaixo uma entrevista exclusiva com Raphael sobre os principais pontos abordados no curso:
O Gerente de projetos da Lecom aplica muitos valores da metodologia em seu dia-a-dia na empresa, exercitando o bom relacionamento com os clientes, as atitudes transparentes e a busca pela melhoria contínua. Se quiser saber mais sobre a Metodologia SCRUM, Raphael deixa como dica o site Scrum Alliance, além de incentivar os profissionais a participarem de fóruns sobre o assunto.
No Brasil, a principal referência no assunto é Alexandre Magno, que tem muitos materiais sobre SCRUM. De qualquer forma, independente da metodologia adotada para o Gerenciamento de Projetos, o mais importante é entregar um produto de valor para o cliente da forma mais sinérgica e sustentável possível.
Para isso, otimizar as rotinas corporativas torna-se fator importante, e soluções como o Lecom BPM – para Gestão de Processos – podem auxiliar muito nesse sentido. Quer compartilhar um pouco sobre esse assunto? Saber mais sobre metodologias de trabalho? Participe com a sua opinião!