Ferretti Group Brasil investe em tecnologia de processos

Hoje no Lecom em Ação vamos falar um pouco sobre o, recém estabelecido, relacionamento comercial entre a Lecom e o conceituado Ferretti Group Brasil – ramificação brasileira da líder mundial em fabricação e comercialização de barcos de luxo. Até o ano de 2010 o Ferretti Group Brasil era chamado Spirit Ferretti, atuando como licenciada, representante do Grupo no Brasil. No ano passado a empresa se tornou uma unidade, propriamente dita, do Ferretti Group, passando a se chamar Ferretti Group Brasil e adquirindo total autonomia para fabricar, comercializar as luxuosas embarcações e atender aos clientes integralmente no mercado brasileiro.O estaleiro do grupo, em território nacional, teve sua abertura oficial em junho deste ano.

A partir desse momento, o Ferretti Group Brasil iniciou uma importante etapa de expansão e profissionalização em seu negócio. Essa nova fase enfatizou a relevância de passos estratégicos a serem dados em operação e em gestão; “passos rumo às melhores práticas de gestão” como mencionou Ricardo Paulino, Consultor Interno de Gestão e Estratégia do Ferretti Group. Ricardo ainda comentou: “Estamos vivenciando um momento muito oportuno de sucesso e crescimento. Começamos a mostrar para o mercado que esse crescimento é profissional e estruturado, sustentado nas melhores praticas de gestão. E essa foi uma das razões de termos buscado a Lecom; pois em seu portfólio há grandes clientes e grandes nomes que valorizam muito as boas práticas e que estão confiando na Lecom para isso.”.

Dentre as mudanças estruturais que o Grupo vivenciou, estava a criação de uma área responsável pelo Gerenciamento de Processos. Essa área logo apresentou a demanda por mais controle dos processos críticos e por uma plataforma tecnológica que viabilizasse condições precisas para a melhor gestão e constante melhoria destes fluxos. Essa foi a porta de entrada para que as possibilidades de relacionamento com a Lecom, inicialmente através da solução Lecom BPM (suíte de Produtividade em Processos), começassem a ser propostas e estudadas.

Sobre a implantação do Lecom BPM e o foco na Gestão de Processos, Ricardo Paulino disse: “Temos um grande desafio de atender as expectativas dos clientes na melhoria continua. Com a melhoria de etapas operacionais pretendemos agir diretamente na satisfação dos clientes.” Atualmente, no início das atividades, foi implementado um fluxo (processo estruturado) e o próximo já está em fase de elaboração. Alguns resultados interessantes sobre esse primeiro fluxo, percebidos em cerca de 10 dias pós-implantação:

  • Todos os envolvidos estão utilizando a solução em sua totalidade – processo totalmente mediado pela interface;
  • Todos os processos, criados diariamente, estão sendo acompanhados na íntegra;
  • A qualidade da utilização da solução também pode ser acompanhada, para que os usuários sejam treinados da melhor forma;
  • O processo que demorava, em média, 30 ou 35 dias, está sendo aberto e finalizado em 3 ou 4 dias – desde a abertura do processo até a validação da Diretoria Executiva;

A previsão é que, em breve, novos processos sejam implementados. Falando na evolução do Lecom BPM dentro do Ferretti Group, Ricardo adianta: “Para o futuro temos demanda de cerca de 10 fluxos para serem criados. Nesse primeiro momento estamos trabalhando de forma mista com analistas de processos internos e consultores da Lecom. O próximo desafio se refere a um processo que deverá envolver até o cliente, que poderá interagir com os processos em uma plataforma Web e, nessa interação, acompanhar a fabricação de seu Barco, alimentar o ATOS Lecom e dar sequência no processo.”.

A parceria entre a Lecom e o Ferretti Group Brasil tem sido fonte de bons e harmoniosos resultados diários. Podemos, sem dúvida, antecipar que muitos cases de sucesso deverão emergir dessa sinergia. Sobre o relacionamento entre as empresas, Ari Belone, Executivo de Negócios da Lecom, comentou: “Acredito que na atual fase o Grupo Ferretti buscava mais do que uma solução específica, mas um grande parceiro de negócios e serviços. Em função desse bom relacionamento comercial e da credibilidade e confiança que fluem em nossas tratativas, estão se abrindo portas para outros projetos.“ Em breve essa história será detalhada entre os Cases de Sucesso da Lecom.

Continue acompanhando aqui em nosso Blog as novidades do mundo tecnológico, do mundo corporativo e do dia-a-dia da nossa empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.