Processo analógico, esse fantasma ronda seu negócio?

Como ter inteligência artificial aplicada ao seu negócio se ele é analógico? É um dilema grande e cada vez mais presente na pauta das organizações. Difícil dizer qual o caminho mais assertivo. Mas o que acredito ser mais importante é não adiar essa reflexão. Porque é grande a onda da transformação digital, apoiada em inteligência artificial (IA), Analytics, Bots e em outras tecnologias disruptivas. Não naufrague. Chegou a hora de transformar o processo analógico da sua empresa para o digital.

Quem não nasceu digital vive o malabarismo de equilibrar no dia a dia dois mundos: o antigo e o novo. O desafio, reitero, é encontrar o melhor caminho para fazer essa migração sem traumas. E o primeiro passo é revisitar o processo analógico e digitalizá-lo. Por isso, nos posicionamos fortemente na necessidade de transformar os processos.

Aplicar analytics, entre outros benefícios do meio digital, possibilita que você, de fato, tenha o negócio na “palma da mão”. É fundamental desenhar um plano para a jornada digital, mas que contemple um ataque ágil na transformação de processo analógico para o digital.

A entrega ágil, integrante da metodologia Agile (uma das vedetes do novo mundo), permite testes, prototipagem e entregas parciais. Portanto, quanto mais processos forem transformados, mais benefícios são percebidos como a conquista do ROI (retorno sobre o investimento), tão esperado. Sem contar que a cultura da organização torna-se mais flexível para avançar em sua modernização.

E-BOOK: PROCESSOS ÁGEIS E DIGITAIS – Impulsionando as organizações na Era Digital

BAIXE O E-BOOK GRATUITO

Processo analógico bagunçando a organização?

Quando se fala de processos eu os comparo ao que acontece no cotidiano de uma residência. Você não se esforça para que ela fique desorganizada… mas quando percebe, isso já aconteceu. Ou seja, a casa está bagunçada, certo? Pois bem, ocorre algo semelhante com os processos analógicos.

Imagine processos que são intangíveis e controlados no papel ou de forma ad-hoc via e-mail, entre outros procedimentos? Pois bem, ainda que eles sejam mapeados, continuam analógicos e isso significa que continuarão se bagunçando.

Eis que surge em cena o meio digital, que possibilita mantê-los visíveis, organizados. E isso promove o benefício de realizar, quando necessárias, mudanças mais rápidas. Contar com a rastreabilidade nos processos e aplicar conceitos novos de tecnologia certamente trarão mais agilidade aos negócios e os tornará mais competitivo.

Quando se percebe que o fantasma do analógico está rondando o negócio? Essa sensação pode se apresentar de variadas formas, mas a mais comum e assustadora é no momento em que você constata que perdeu o controle do que está acontecendo na empresa de maneira palpável, ágil e clara. Então, a decisão é sua: reassumir o controle, começando pela digitalização dos processos, rumo ao digital, ou contratar um exorcista.

Se identificou com artigo? Deixe sua opinião nos comentários 🙂

Assista também nosso Webinar sobre Implementação de Processos Digitais e descubra como reduzir custos e inovar dentro da sua organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *