Acesse nosso tour guiado - tenha uma experiência interativa com a nossa plataforma

Acesse nosso tour guiado

Faça a disrupção no seu negócio, antes que outros o façam!

No cenário de negócios estamos vivenciando transformações cada vez mais rápidas e de maior amplitude. Um rápido olhar ao passado recente mostra quão impressionante é o ritmo das mudanças. Em 1995, há apenas 20 anos, éramos 35 milhões de navegantes na Internet mundial. Hoje somos quase três bilhões, cerca de 40% da população mundial. 80 milhões usavam celulares, hoje três em cada quatro pessoas do mundo tem um, ou mais de 5,2 bilhões. As quinze maiores empresas ligadas à Internet representavam na bolsa americana cerca de 17 bilhões de dólares. Hoje valem mais de 2,4 trilhões de dólares, que é mais que o atual PIB brasileiro. Menos de uma década após seu IPO, a receita do Google cresceu de três para 60 bilhões de dólares. Sim, a velocidade realmente impressiona: há apenas seis meses o Facebook registrava um bilhão de vídeos vistos diariamente. Hoje são quatro bilhões. A própria Internet está mudando rápido: hoje já é móvel. 55% dos seus acessos são oriundos de smartphones e tablets e pelo menos 30% dos vídeos vistos o são por estes dispositivos.
A transformação digital está desafiando e criando rupturas em todos os setores de indústria, criando novos modelos de negócio e novas maneiras de fazer uma empresa operar. A magnitude desta transformação não pode, em absoluto, ser ignorada pelos executivos das empresas.
Talvez nem todos os CEOs tenham percebido a amplitude desta transformação potencial que está à nossa volta. As inovações tecnológicas evoluem de forma exponencial, permitindo  a criação de novos e inovadores modelos de negócio que se chocam com os modelos estabelecidos há décadas. Disruptores digitais surgem cada vez mais rápido por uma simples razão: [tweet] a distância entre uma ideia e a realização digital é agora tão pequena [/tweet] (e tende a diminuir continuamente), causada pelo baixo custo e pela facilidade de se construir soluções tecnológicas que mesmo um grupo de jovens com muito pouco dinheiro, e  que não conhecem uma indústria podem criar um novo e bem sucedido modelo de negócios disruptor.  O AirBnB e o Uber não foram criados por experts oriundos da indústria hoteleira ou de táxis.
A razão é que a inovação vem agora do mundo do software e não mais do mundo físico. Assim, o custo e velocidade mudam completamente, criando um cenário inteiramente novo. No mundo físico dois fatores limitantes são o capital e a informação. Mas com o barateamento das tecnologias de desenvolvimento de software, a barreira não é apenas reduzida, mas simplesmente destruída. Pode-se a partir de um insight num Starbucks criar um app em poucos semanas ou dias, com o poder de mudar todo um setor de negócios. Com a rápida disseminação de informações (acesso a eventos como TED, Coursera,  papers grátis e incontáveis grupos de discussão) e o custo zero de ferramentas de desenvolvimento (SDK- System Development Kits) podemos facilmente considerar que o custo de desenvolver uma solução seja pelo menos 10 vezes menor que há 20 anos. E pela facilidade de troca de ideias podemos ter 10 vezes mais inovadores circulando por ai, colocando sua imaginação em prática. O resultado? Pelo menos 100 vezes mais potencial de inovação disruptiva hoje que há duas décadas atrás. E daqui a dez anos provavelmente será 1000 vezes mais! Inovação disruptiva significa competição inesperada, de onde menos se espera…
O mundo digital é anabolizado pelo software e a fórmula da disrupção neste novo mundo é simples, mas devastadora. Disrupção = Pessoas com ideias digitais inovadoras + infraestrutura tecnológica barata (cloud computing, SDK, etc). Em cloud computing vemos uma competição agressiva chamada de “race to zero”  onde os custos tendem a cair a zero. Isso mesmo, zero. Um primeiro exemplo é o recém anunciado Google Photos (http://www.businessinsider.com/google-leads-cloud-storage-race-to-zero-2015-5 ). Um efeito colateral é que a falha hoje é menos impactante. Como o custo de colocar de pé uma ideia é muito baixo, uma falha não pesa tanto quanto no mundo analógico. Não existem ativos a serem desmobilizados. Nem existe um data center, pois não faz sentido pensar em criar um data center para uma  ideia digital e nem licenças de software que não precisam mais ser adquiridas.
O desafio é que muitos executivos do mundo analógico ainda não perceberam o quanto isso mudará o mundo dos negócios. A ruptura digital não afeta apenas industrias tipicamente digitais, como mídia e música, mas toda e qualquer indústria. Na mídia já é indiscutível. Os leitores já gastam diariamente quatro vezes mais tempo consumindo informações por tablets e smartphones do que por veículos impressos. Os anunciantes também estão migrando e empresas como Procter & Gamble e American Express já realizam 70% de sua publicidade em vídeo na web.
Qualquer que seja o setor de indústria, os CEOs devem perguntar a si mesmo:
a) o meu atual modelo de negócios resistirá a tentativas de ruptura causado por um novo entrante nascido na era digital?
b) esta mudança, se houver, será rápida, ou ainda me permitirá uma transição suave?
c) o que eu preciso fazer para transformar meu modelo de negócios atual e a cultura de minha empresa para me reposicionar no mundo digital?
Muito provavelmente a resposta será desafiadora. E que fazer? Antes de mais nada adote um mindset disruptivo. Entenda que nem sempre um profundo conhecimento de sua indústria o fará ser disruptivo nela. Provavelmente não, pois a tendência é limitar nossa criatividade aos limites atuais impostos pela indústria que conhecemos. A competição na sua industria virá de outra indústria, talvez até da própria indústria de tecnologia. A indústria hoteleira que o diga!
Aliás, nem tem muito sentido as empresas de consultoria ainda falarem em segmentos por indústria. Cada vez mais a competição é cross-industry, com os limites da competição e inovação entre as indústrias simplesmente deixando de existir.  Uma inovação em uma indústria chega rapidamente a outra. E a disrupção em uma pode afetar de forma dramática outra completamente diferente. Alguém imaginou que um Google, que começou como um simples buscador da Web,  destruiria o valor de uma empresa fabricante de celulares tão sólida quanto a Nokia? Ou que um fabricante de micros como a Apple mudaria a indústria de música? Em tempo, a própria Apple está destruindo o seu negócio iPod para entrar em um novo modelo, de streaming de vídeo. Portanto, aja como um disruptor, antes que outro o seja. Pense que seu negócio estabelecido há dezenas de anos não garantirá sua sobrevivência nos próximos dez anos. [tweet]E faça a disrupção no seu negócio antes que outro o façam. A sua indústria de hoje provavelmente não será a mesma de amanhã. [/tweet]

Originalmente publicado no Linkedin Pulse

Picture of Cezar Taurion

Cezar Taurion

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artigos recentes

Curta nosso facebook

Automação inteligente Lecom

Reproduzir vídeo

Conheça a nossa Plataforma em Ação

Conheça todos os detalhes da nossa plataforma em Ação.
Agende uma apresentação exclusiva e tire todas as suas dúvidas.

Receba dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!

Conteúdos relacionados

19/04/2024

Receba as nossas novidades no seu e-mail

Inscreva-se para receber dicas, tendências e novidades sobre transformação digital e os conteúdos em destaque do nosso blog!