Como estruturar Processos Ágeis com Ferramentas Digitais

Estruturando Processos Ágeis usando Ferramentas Digitais

Estamos em meio a  revolução digital e o mercado passou a exigir níveis altíssimos de produtividade, eficiência e flexibilidade. Neste contexto de constante inovação, os gestores de negócios estão sendo desafiados a otimizar processos com extrema eficiência. Este cenário torna os Processos Ágeis grandes aliados para o seu negócio se destacar frente a concorrência, pois são baseados nos valores do Manifesto Ágil que têm como principais características: entregas contínuas de valor, otimização de recursos, interação entre pessoas e constante aprimoramento. 

Entenda as contribuições e benefícios dos Processos Ágeis 

Para atender às demandas dos clientes, tanto internos, quanto externos, é preciso estar atento às necessidade que surgem no ambiente de negócio atual. Uma delas é a mobilidade, pois os processso precisam ser acessíveis aos usuários em qualquer lugar e por qualquer dispositivo. Os clientes também querem ter o poder de entender, de forma fácil,  “como, onde e porque” de cada passo do processo e decidir as melhores práticas. Além disso, esperam que as entregas sejam ágeis, focadas em agregar valor de forma eficiente para resolver problemas em poucos passos de forma simplificada.

Neste cenário, surgem desafios para as organizações que buscam se adequar à este ambiente de negócio:

  • Segurança – ter processos pouco vulneráveis e com riscos minimizados;
  • Eficiência – agregar mais valor sem aumentar custos para potencializar a produtividade e otimizar recursos;
  • Agilidade – o excesso de espera pode causar desistências por parte dos cliente;
  • Controle – monitorar frequentemente o desempenho de forma automática e eficiente para identificar e solucionar gargalos com agilidade.

 

Por meio da abordagem por processos, é possível compreender  o que o cliente espera, para ser assertivo em atender às suas expectativas, bem como conhecer quais são os papéis e contribuições de cada elemento do processo para avaliar custo benefício e desempenho, além de identificar atividades que realmente que agregam valor à entrega. 

Quando bem estruturada, a gestão por processos proporciona um monitoramento muito mais eficiente,automatizado e viabiliza uma gestão de alto nível.

Como estruturar processos ágeis

Existem 4 passo fundamentais para estruturar Processso Ágeis:

  1. Entendimento – entender de forma detalhada, como é o funcionamento do processo;
  2. Melhoria – analisar as informações levantadas no passo anterior e desenhar como o processo aprimorado; 
  3. Implantação – documentar o funcionamento e as regras de negócio, adequar o espaço, os sistemas e os hábitos dos usuários ao novo processo estruturado;
  4. Avaliação – acompanhar constantemente o desempenho para identificar os ajustes necessários, mantendo o aprimoramento contínuo do processo.

Processos Ágeis na Transformação digital

A gestão por processos com abordagem ágil,  direciona a empresa na transformação digital para garantir que as ferramentas implementadas sejam utilizadas da forma correta e tragam resultados reais ao negócio. Além disso, viabiliza a priorização eficiente  de recursos, isso porque antes de buscar as ferramentas no mercado, você terá total conhecimento de quais soluções são realmente necessárias e como adequá-las ao seu contexto. 

Webinar – Estruturando Processos Ágeis usando Ferramentas Digitais

Saiba mais sobre como impulsionar o sucesso do seu negócio por meio da organização e automação dos seus processos, e veja de forma prática, como estruturar processos ágeis por meio de  ferramentas digitais! Assista ao nosso webinar realizado em parceria com a Quality Way com o diretor de operações Marco Antônio Campos, que tem mais de 20 anos de experiência na área de Qualidade, Produtividade e Gestão por Processos, e é especialista em Processos Ágeis e Transformação Digital.

Neste webinar, Marco Campos mostra  passo a passo como fazer esta estruturação para garantir  entregas contínuas de valor, otimização de recursos, interação entre pessoas e constante aprimoramento dos processos. Assista agora!   

>>ACESSE AO WEBINAR COMPLETO AQUI<<

Durante a transmissão ao vivo, recebemos várias perguntas dos participantes, veja abaixo se essa é sua dúvida também:

  • Estas ferramentas conversam com os sistemas legados?
    Resposta: Sim, elas foram feitas para conversar com os sistemas legados, pois tanto o BPM quanto o RPA não fariam sentido se não fizessem esta comunicação, inclusive, o BPMS evita a criação de interações muito complexas, pois utiliza o sistema como se fosse um usuário.

 

  • Qual a estimativa de custo/benefício na implantação destas ferramentas?
    Resposta: O estimado é que seja sempre inferior à um ano, como explanado no webinar.

 

  • Como garantir que a automatização não engesse demais meu processo?
    Resposta: Para evitar que os processos fiquem engessados, é necessário mapear suas variações e tratá-las de forma que sejam enquadradas como uma derivação, ou como uma regra de negócio. Para isso, é preciso ter um bom modelista de processos e analistas de negócio.

Quer saber mais sobre o Lecom BPM? Chame no chat para solicitar o atendimento com um especialista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.