e-Procurement automatiza processos da Sulcatarinense

Hoje você vai conhecer um pouco do cenário de utilização da ferramenta e-Procurement através da experiência da Sulcatarinense. Já falamos aqui no blog do case dessa empresa com o a otimização de processos. Hoje falaremos sobre uma solução para a área de compras que diminuiu drasticamente o fluxo de papéis, acelerando a dinâmica das cotações e facilitando na busca por novos fornecedores.
A Sulcatarinense surgiu em 1982 para atender diversos ramos da Engenharia, sendo considerada uma das maiores empresas de Santa Catarina em seu setor. A organização atua em obras urbanas, rodovias, aeroportos, saneamento, loteamentos e construção civil, e já foi premiada como Empresa Cidadã pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), além de receber o Prêmio Expressão de Ecologia. Diante do mercado que atende e por ser uma construtora de grande porte, a Sulcatarinense buscava uma solução para automatizar sua área de compras; de acordo com Edilson C. Mota, Diretor Trainée da Cadeia de Suprimentos, “antes de implantarmos uma solução para as compras, o processo era totalmente manual e informal, com a utilização de papéis para cotações, pedidos, comparativos de preço, entre outros”. Para melhorar a qualidade desse processo e otimizar o trabalho operacional a empresa buscava uma ferramenta que trouxesse agilidade, segurança, disponibilidade à área de compras; o e-Procurement Lecom foi escolhido para atender essa necessidade. Logo no início, a solução Lecom se destacou pela facilidade de integração com o ERP da empresa (no caso, o Logix); Edilson Mota afirma que essa característica permitiu uma rápida implementação e adequação aos processos da Sulcatarinense, além do fato da solução estar totalmente alinhada às regras de negócio da empresa. A partir do momento em que passou a ser utilizado, o e-Procurement Lecom trouxe duas vantagens principais:

  • Automação dos processos relacionados à produção de bens e serviços – Edilson comenta: “Ao automatizar as ordens de compra, a Sulcatarinense se assegura de que as mesmas foram expedidas sem atrasos e seguindo o calendário de produção”;
  • Agilidade na busca por fornecedores – Segundo Edilson “o e-Procurement é uma valiosa ferramenta, capaz de diminuir gastos com materiais e trazer mais profissionalismo ao processo de competição entre os fornecedores”.

Entre os principais benefícios que a implantação da ferramenta proporcionou, o Diretor Trainée da Cadeia de Suprimentos aponta que a Sulcatarinense aumentou consideravelmente os ganhos financeiros, pois a solução melhorou os índices nas negociações. Edilson explica: “com o e-Procurement, os fornecedores se esforçam desde o início para cotar os produtos a preços competitivos; assim, a ferramenta acabou com o vício dos fornecedores de ligar depois para negociar ou para tentar obter o preço do concorrente”. A equipe da Sulcatarinense está muito satisfeita com a solução Lecom e considera que os ciclos de compras estão mais curtos. Segundo Edilson, isso se deve ao fato de que os pedidos eletrônicos aceleram os processos de compra, e conseqüentemente os produtos são obtidos e disponibilizados mais rapidamente para o público interno da Sulcatarinense. Edilson ainda comenta que os fornecedores também estão satisfeitos com a utilização do e-Procurement, já que a ferramenta trouxe mais flexibilidade de horários na realização dos negócios e esse foi o ponto principal que valorizou e cativou o uso da solução. A Lecom também oferece a solução no modelo de negócios “Portal de Compras”. Através do portal, realizamos todo o acompanhamento dos processos de cotação com os fornecedores, com uma equipe de contact-center que se envolve em treinamentos e suportes para que sua empresa se foque apenas nas estratégias de negociação. Saiba mais sobre o Portal através da animação abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.